Árbitra assistente Bárbara Roberta Loiola é convocada para a Copa Libertadores da América

A paraense do quadro FIFA embarcou para a Argentina e vai atuar na Libertadores de Futebol Feminino
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print
Bárbara Roberta, assistente FIFA do estado do Pará (Foto: Divulgação/FPF)

Continua depois da publicidade

A assistente do Pará, Bárbara Roberta Costa Loiola, de 29 anos, foi convocada pela Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL) para atuar na Copa Libertadores da América de Futebol Feminino. Bárbara é a única paraense no quadro FIFA e embarcou nesta quarta-feira (3) rumo a Buenos Aires, capital da Argentina, sede da competição que vai ser disputada de 5 a 21 de março.

A profissional atuou na última segunda-feira (1°) como assistente número dois do confronto entre Clube do Remo e Gavião Kyikatejê, no Estádio Evandro Almeida, o Banpará Baenão, em Belém, pela primeira rodada do Campeonato Paraense – onde o Leão Azul derrotou o time indígena, por 4 a 1. Bárbara é a primeira mulher do Norte do Brasil a integrar o quadro da FIFA, entidade máxima do futebol. A expectativa é grande para atuar na Copa Libertadores.

“Estarei indo representar, não só o nosso estado, mas também como o Brasil. A árbitra Charly Deretti, a assistente Fernanda Antunez e eu, estaremos representando o nosso país com muita alegria, com muita gratidão a Deus por tudo isso. Estamos felizes, estudando bastante, e sabemos que a responsabilidade é bastante grande, também, mas se Deus quiser vai dar tudo certo,” afirmou Bárbara Roberta, assistente FIFA. 

A competição não terá apenas o trio feminino na arbitragem representando o nosso país, como também a participação de três times do Brasil. O Sport Club Corinthians Paulista (atual campeão da Libertadores), a Associação Ferroviária de Esportes – SP (campeã do Campeonato Brasileiro de 2019) e a Associação Esportiva Kindermann/Avaí Futebol Clube-SC (terceiro colocado do Campeonato Brasileiro de 2019). A Copa Libertadores na Argentina, em que Bárbara Roberta vai atuar, ainda será a edição de 2020.

Antes, o representante do estado no quadro FIFA era o árbitro Dewson Fernando Freitas da Silva, que ficou de 2015 até 2019. Agora, a missão é de Bárbara Loiola, que entrou para o quadro internacional em 2020 e segue até o momento com atuações consistentes. Além de árbitra assistente, a profissional é técnica de enfermagem, estando há quatro temporadas no quadro da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e indo para o segundo ano de FIFA. A paraense já atuou em jogos importantes de diversas competições, como o Parazão, Campeonato Brasileiro das Séries C e D, Copa Verde e Campeonato Brasileiro Feminino. 

Por Fábio Relvas
Publicidade