Após checar condições da BR-163 no Pará, Expedição Safra parte para o Sul de Mato Grosso

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

Roteiro do Centro-Oeste termina na quinta-feira (31) com a primeira etapa do Rally Ceagro/Expedição Safra ente Canarana e Querência. Equipe 2 segue viagem no Sul do país

O Sul do Mato Grosso é o destino de uma das equipes da Expedição Safra Gazeta do Povo nesta semana. Os técnicos e jornalistas do projeto estão no estado para conferir os trabalhos de colheita da soja, ainda em fase inicial. Nos últimos dois dias, a equipe passou por municípios do Médio-Norte, principal região produtora no estado, conferindo os rendimentos da temporada, além da movimentação e infraestrutura da BR-163, principal via de escoamento da produção mato-grossense.

Nesta segunda-feira (28), os integrantes da Expedição foram recebidos por Daniel Latorraca, gestor do IMEA – Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária, e por Eduardo Godoi, gestor do Núcleo Técnico da Famato – Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Mato Grosso -, para coletar informações sobre a safra de soja no estado. Segundo estimativas preliminares da Expedição, as lavouras mato-grossenses têm potencial para produzir cerca de 24 milhões de toneladas da oleaginosa no ciclo 2012/13, quase 2 milhões de toneladas a mais do que na safra passada.

A projeção será revisada no encerramento da colheita e também do levantamento das equipes de campo. Ainda esta semana, técnicos e jornalistas visitarão os municípios de Rondonópolis, Primavera do Leste e Itiquira, que possui um terminal de transbordo de grãos. O objetivo é conferir o fluxo de cargas e a colheita no Sul do estado.

Estrada
Antes da chegada ao Sul de Mato Grosso, o projeto esteve na divisa com o Pará para conferir as obras na BR-163. Entre Sinop (MT) e Santarém (PA) são mais de mil quilômetros, dos quais apenas 400 km estão asfaltados, segundo fontes locais. Em maior parte do trecho, os caminhoneiros enfrentam muita lama e buracos. “Um dos nossos focos neste ano é verificar a situação das estradas, portos e ferrovias, já que teremos cerca de 20 milhões de toneladas de grãos a mais do que no ano passado e a praticamente a mesma infraestrutura de escoamento”, explica Cassiano Ribeiro, integrante da Expedição Safra.

No final de semana, a equipe ainda participou do Dia de Campo organizado pela Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso, Fundação MT, em Lucas do Rio Verde, onde entrevistou produtores e trocou informações com técnicos e palestrantes sobre as novidades do campo.

Rally
O roteiro pelo Mato Grosso será finalizado na próxima quinta-feira (31) com a realização do Rally Ceagro/Expedição Safra no município de Canarana. O evento é um dia de campo itinerante, no qual um comboio formado por produtores, técnicos e outros representantes da cadeia produtiva percorrem mais de 100 quilômetros, entre Canarana e Querência, para conferir o que há de mais moderno nas lavouras. Durante o dia são realizadas várias paradas para que os participantes assistam a minipalestras com especialistas, técnicos e pesquisadores.

O Rally é resultado da parceria entre o Agronegócio Gazeta do Povo e a Ceagro grupo Losgrobo e tem foco no desenvolvimento tecnológico e sustentável do agronegócio brasileiro. A iniciativa conjunta abrange as regiões Centro-Oeste e Centro-Norte do país, onde estão as grandes fronteiras agrícolas do Brasil, e prevê a realização de quatro eventos técnicos (dias de campo) ao longo da temporada.

Ao todo, cerca de 400 agricultores devem acompanhar os roteiros neste ano. Em fevereiro, o Rally será realizado em Goiatuba (GO), Gurupi (TO), Balsas (MA) e Bom Jesus (PI).

Segunda equipe

Uma segunda equipe da Expedição Safra, também formada por técnicos e jornalistas, está percorrendo as principais regiões produtoras do estado do Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, onde a Expedição participará do Show Rural Coopavel, em Cascavel, na próxima semana.

Até o final da colheita, as equipes do projeto ainda irão percorrer os estados de Goiás, São Paulo e Minas Gerais, além da fronteira agrícola do MaToPiBa (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia). O roteiro de colheita inclui ainda uma viagem extra para verificar a operação de escoamento de grãos dos portos de Santarém e Miritituba, no Pará, e visitas a produtores de grãos do Paraguai e Argentina, além de uma incursão à Índia, última parada da Expedição Safra no ciclo 2012/13.

Sobre a Expedição Safra
Na estrada desde o ciclo 2006/07, a Expedição Safra realiza um levantamento técnico-jornalístico da produção de grãos da América do Sul à América do Norte. A sondagem periódica ocorre em 14 estados brasileiros, mais as regiões produtoras dos Estados Unidos, Paraguai e Argentina. Para ampliar a discussão de mercado, nas últimas duas safras os técnicos e jornalistas estenderam o trabalho de campo com incursões à Europa (Alemanha, Holanda, Bélgica e França) e China. E, nesta temporada, desembarcam na Índia. Desenvolvida pela Gazeta do Povo, do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCom), na edição 2012/13 a Expedição conta com apoio técnico da Federação da Agricultura do Paraná (Faep), Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar), Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e Toyota e apoio institucional do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), com patrocínio do grupo Ceagro/LosGrobo, Governo do Paraná, New Holland, Caixa, UPL/DVA, Intacta RR2 PRO e Seara.

Mais informações: www.expedicaosafra.com.br

Fonte: Portal do Agronegócio