AMAT : Chamonzinho encerra mandato apresentando estudo sobre Carajás

Continua depois da publicidade

AMAT_(16)[1] Com a apresentação do "Estudo de Viabilidade Econômica do Estado de Carajás" e a eleição da nova diretoria, o prefeito de Curionópolis, Wenderson Chamon (PMDB), encerrou, no último dia 10, seu mandato à frente da Amat. Na ocasião, Chamonzinho inaugurou a nova sede da entidade, totalmente reformada, e prestou contas de seu mandato, estas aprovadas por unanimidade pelo Conselho Fiscal e pela Assembleia Geral. A AmatCarajás passa a ser presidida pelo prefeito de Pau D’Arco, Luciano Guedes, eleito por aclamação.

Contratado por iniciativa do então presidente Wenderson Chamon (PMDB), prefeito de Curionópolis, o "Estudo de Viabilidade Econômica do Estado de Carajás" tem sido peça importante nos argumentos de quanto é viável para todos, inclusive ao Pará remanescente, o novo Estado proposto.

Levar o estudo ao conhecimento dos paraenses da capital foi mais uma feliz iniciativa do jovem prefeito, presidente da Amat (Associação dos Municípios do Araguaia, Tocantins e Carajás). Wenderson Chamon aproveitou o ensejo da eleição da nova diretoria da entidade para promover um grande evento no último dia 10 de fevereiro, em Belém, o qual contou com a maciça presença dos prefeitos que compõem a AmatCarajás, deputados e outras autoridades estaduais e federais.

Estudo

"O Estudo de Viabilidade Econômica do Estado de Carajás" foi apresentado na capital paraense em evento no auditório da Federação da Agricultura do Estado do Pará (Faepa), na tarde do mesmo dia, com a plateia composta por prefeitos, deputados federais, deputados estaduais, vereadores, secretários de Estado e outras autoridades presentes ou representadas.

Pela primeira vez, um documento técnico mostrou que Carajás é, sim, viável. A apresentação do importante estudo, agora transformado em livro, foi feita pessoalmente por Célio Costa, diretor da equipe que elaborou a pesquisa.

Sede reformada

Às 18 horas, também do dia 10, em solenidade que contou com a presença dos prefeitos dos municípios filiados à AmatCarajás e várias outras autoridades estaduais e federais, o prefeito Wenderson Chamon inaugurou a nova sede da associação, agora mais funcional e eficiente para melhor atender aos prefeitos e os técnicos de cada município.

Sorteio

Outro evento bastante aguardado pelos prefeitos associados da AmatCarajás foi o sorteio de uma ambulância, totalmente equipada, e adquirida com recursos próprios da entidade. O sorteio foi muito concorrido e, para alegria do prefeito de Eldorado dos Carajás, Genival Diniz Gonçalves, aquele município foi sorteado e a comunidade conta agora com mais esse meio de transporte para o atendimento de pacientes.

Eleição

A Assembléia Geral Ordinária para eleição da Diretoria – exercício 2011 – e prestação de contas do exercício de 2010, ocorreu no reformado e amplo auditório da AmatCarajás. A prestação de contas do presidente Chamon foi aprovada por unanimidade pelo Conselho Fiscal e pela Assembléia Geral.

Para presidir a entidade neste ano de 2011, com o apoio de Wenderson Chamon e obtendo o consenso entre os demais gestores municipais, foi aclamado o prefeito de Pau D’Arco, Luciano Guedes, tendo como vice o prefeito de Goianésia do Pará, Itamar Cardoso do Nascimento.

Concluído o processo de eleição, o prefeito Wenderson Chamon proferiu um emocionante discurso, discorrendo sobre suas realizações enquanto presidente e ressaltando que entregava ali aos novos dirigentes da AmatCarajás, "com muito orgulho, uma entidade fortalecida, estruturada e conceituada em sua missão de agregar os municípios que representam o maior PIB de todas as regiões do Estado e que contribuem aproximadamente com 70% das riquezas do Pará".

Ele reafirmou ainda sua crença na pujança dos 39 municípios e seus quase 1.600.000 habitantes, para a construção de um novo Estado, "onde possa reinar a paz e a união de todos, para a promoção de uma sociedade mais justa e igualitária".

"Reafirmamos nossa crença na independência e harmonia entre os poderes para que, juntos, possamos tornar as regiões sul e sudeste do Pará as de maior potencial econômico, financeiro, social e político, condições essenciais para o nosso desenvolvimento", destacou Chamonzinho.

Lembrou ainda das importantes parcerias com as entidades coirmãs, como a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e a Federação dos Municípios do Pará (Famep), que foram importantes na busca do incremento das receitas municipais e o fortalecimento de cada município, na reposição das perdas do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) e nos embates travados na incessante busca da melhoria dos repasses para a Saúde, Educação, Saneamento, Infraestrutura, etc.

Elencando cada uma das inúmeras ações de sua administração, o prefeito Chamonzinho, ao final, agradeceu a todos os seus pares de diretoria pela firmeza e o companheirismo na condução do mandato que ali se concluía. Por fim, agradeceu a Deus pela oportunidade de ter contribuído com seu trabalho para o fortalecimento da AmatCarajás.

1 comentário em “AMAT : Chamonzinho encerra mandato apresentando estudo sobre Carajás

  1. robson cunha do nascimento Responder

    Caro Zé Dudu, permita-me: “Saudações Flamenguistas”. O prefeito “Chamonzinho”, de Curionópolis, está coberto de razão quando coloca em seu discurso como prioridade para a região a criação do Estado de Carajás. O mote para as próximas eleições municipais será este, certamente a maioria esmagadora dos eleitos dentre os 39 municípios que comporão o futuro Estado de Carajás, tanto para vereadores como para prefeitos, deverão estar falando a mesma língua, pois juntos, após tomarem posse em 2013, farão acontecer o tão esperado sonho de se agruparem em um dos amais ricos e promissores Estados da Federação Brasileira, O ESTADO DE CARAJÁS.

Deixe seu comentário

Posts relacionados