Alunos de Parauapebas na disputa pela 7ª Obmep

Continua depois da publicidade

SONY DSC Mais de 21 mil alunos dos ensinos fundamental e médio da rede pública de ensino de Parauapebas participaram na última quarta-feira, 17, da 1ª fase da 7ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). A olimpíada, que envolve alunos do 6º ao 9º ano (da 5ª e 8ª série) e do ensino médio, é um projeto que vem difundindo e estimulando o estudo da Matemática entre alunos e professores de todo o país. A Secretaria Municipal de Educação (Semed) apoia essa ideia.

Voltada para a escola pública, seus estudantes e professores, a Obmep tem o compromisso de afirmar a excelência como valor maior no ensino público. Suas atividades vêm mostrando a importância da Matemática para o futuro dos jovens e para o desenvolvimento do Brasil.

A olimpíada é promovida pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

Provas
A olimpíada ocorre em duas fases: na primeira, os alunos realizam uma prova objetiva com 20 questões. A correção é feita pelos professores das escolas, a partir de instruções e gabarito elaborado pela Obmep. Na segunda fase, a prova é discursiva, contém de seis a oito questões e é aplicada em centros indicados pela Obmep. Participam dessa fase apenas 5% dos alunos, em cada nível, com melhor pontuação na primeira fase.

Premiação
Em âmbito nacional, recebem a medalha de ouro os primeiros 500 melhores colocados; medalha de prata, os 300 melhores; e medalha de bronze, os 1.800 melhores. Os alunos premiados com medalha de ouro, prata e bronze recebem ainda bolsas de iniciação científica júnior, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Os 30 mil alunos de maior pontuação nacional que não forem contemplados com medalhas recebem certificados de menção honrosa.

Premiação local
Em 2005, alunos de Parauapebas obtiveram duas medalhas na competição, uma de prata e uma de bronze; em 2006, foram cinco medalhas, quatro de prata e uma de bronze; em 2007, foram duas medalhas de bronze; e em 2008 foram três medalhas de bronze, além de dezenas de menções honrosas.

“Nossos estudantes já trouxeram ao município 12 medalhas na competição e 39 menções honrosas. Este ano, queremos mais uma vez trazer resultados expressivos”, almeja Emerson Silva Souza, coordenador de Matemática da rede municipal.

Texto e fotos: Rosiere Morais

Deixe seu comentário

Posts relacionados