Atualmente a empresa já desenvolve mais de 1.100 pessoas em seus programas de entrada, por meio de aulas teóricas no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e experiências de formação prática em suas operações no estado. Esta semana, mais 500 novos participantes, moradores de Parauapebas e Canaã dos Carajás, iniciaram sua jornada de aprendizagem no Programa Formação Profissional (PFP).
O objetivo é oferecer qualificação técnica e profissionalizante para atuação na indústria brasileira e na Vale. A formação tem duração de aproximadamente 18 meses e alia metodologias diversas de aprendizagem como, por exemplo, a utilização de simuladores avançados que capacitam os participantes nos principais processos operacionais industriais.
Com foco em ampliar emprego, renda e inclusão social, a Vale tem direcionado esforços para formar novos profissionais em seus programas de entrada oferecendo oportunidades reais de trabalho — muitas vezes, o primeiro com carteira assinada – e renda fixa. Como, é o caso da Rosi Maxcimiano, 47 anos, moradora de Parauapebas.

Antes, ela era dona de casa. Participou pela primeira vez do processo seletivo e foi aprovada para o curso de operador de equipamentos de mina. Cresceu em uma família onde o pai é caminhoneiro e, agora, se prepara para operar um caminhão fora de estrada, um dos gigantes da mineração. “É a minha primeira vez de carteira assinada. Tive essa oportunidade de me inscrever no PFP, consegui, passei por todas as etapas e estou aqui estudando para cada dia aprender mais. Estou muito feliz por ter conquistado essa oportunidade. Era um grande sonho para mim realizado agora”, conta Rosi animada.
Mais de 900 vagas foram disponibilizadas no Pará somente em 2025. Além do PFP, a empresa desenvolve pessoas em seus programas Jovem Aprendiz, Estágio e Trainee. Este ano, o Programa Trainee em Engenharia – Portos e Ferrovias – voltado para recém-formados recebeu mais de 28 mil inscrições e oferecerá uma nova trilha de desenvolvimento contendo projetos práticos, mentorias e aceleração do idioma inglês. Os selecionados serão contratados em fevereiro de 2026 e o programa terá duração de 18 meses.
(Ascom Vale)







