20 de janeiro – Dia Nacional do Fusca

Continua depois da publicidade

FuscaP13A história do Dia Nacional do Fusca remonta ao ano de 1988 quando os contatos do então Sedan Clube do Brasil com a Volkswagen do Brasil, na época membro da Autolatina (Joint Venture entre a Volkswagen e a Ford) estavam melhorando e alguns eventos já haviam sido realizados com a ajuda da fábrica. Estes eventos foram a Primeira Exposição, o Quarto Passeio Anual, sem contar com o apoio que o setor de imprensa da VW dava às atividades do Sedan Clube através de divulgação em suas publicações.

Pequeno, com motor traseiro refrigerado a ar e um design totalmente diferente do tradicional do final dos anos 50, quando as ruas eram dominadas por grandes sedãs, o carro chamava a atenção. E sua capacidade de transportar até cinco pessoas, baixo consumo de combustível e resistência mecânica logo começaram a conquistar compradores.

Fabricado no Brasil desde 1959, o Fusca se tornou o mais popular do País e o mais vendido do mercado brasileiro por 24 anos consecutivos. Teve 3 milhões de unidades produzidas e atraiu o público por uma combinação de baixos custos de manutenção e aquisição, além de robustez e resistência para enfrentar vários tipos de terrenos. Portanto, ainda existem muitos carros rodando no dia a dia, ou apenas bem conservados e restaurados nas garagens de colecionadores.

Em meados de 1988 começou a preparado um mega-evento em Interlagos, o Encontro Nacional do Fusca que consolidaria a criação do Dia Nacional do Fusca.

Até hoje, tem uma legião de fãs. Em homenagem ao simpático carrinho.

%d blogueiros gostam disto: