Parauapebas é a única cidade da América Latina a ter um dia, em seu calendário oficial, reservado à homenagear às pessoas que vivem com HIV e AIDS, ativistas, parceiros e a todos envolvidos na causa. Isso se dá desde 06 de julho de 2007, quando foi sancionada a Lei Municipal Nº 4338.
A Lei homenageia Maria Olindina dos Santos, a “Linda”, falecida em 06 de abril de 2005 em consequência da AIDS. “Linda” foi fundadora e presidente do GAPP+ , Grupo de Apoio às Pessoas Vivendo com HIV/AIDS e à Prevenção, e a maior ativista do Pará na luta pelo combate a AIDS.
A Lei está sendo copiada e várias cidades brasileiras ( São Paulo, Brasília, BH, Salvador, Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre, Recife, São Luiz, Belém e Marabá) e países mundo a fora ( USA, Egito, Dinamarca, Japão, Alemanha, Canadá, Inglaterra, Escócia, Moçambique, Angola, Cuba, França, Chile, Suíça e Argentina ) pretendem seguir o exemplo de Parauapebas e instituir a homenagem aos que fazem parte desse grupo.