Dia do Fotógrafo

Continua depois da publicidade

Uma imagem vale mais do que mil palavras. Em muitos casos, a máxima é verdadeira e, em sua homenagem, não faltam datas que celebrem a tecnologia da fotografia. Dia Internacional da Fotografia, Dia do Repórter Fotográfico e, em 8 de janeiro, o Dia Nacional da Fotografia.

Acredita-se que esta é relembrada no Brasil por ter sido a data da chegada do daguerreótipo, vindo de Paris. Segundo a pesquisadora do Museu Imperial Maria Inez Turazzi, em artigo publicado na Revista de História da Biblioteca Nacional, o aparelho de Louis Jacques Daguerre embarcou na madrugada de 25 de setembro de 1839, chegando à América do Sul meses depois.

Em 2011, a data pode ter um sabor especial: desde 2009, tramita na Câmara dos Deputados PL que regulamenta a profissão, "marginalizada e discriminada por falta de uma legislação específica do ensino técnico e científico", como justifica o PL 5.187/09, iniciativa do deputado Severiano Alves (PDT/BA).

"A fotografia, cujos progressos são imensos e que está, a nosso ver, mui bem classificada entre os materiais das artes liberais, fala aos olhos e detém cativa os curiosos fatigados".  Eça de Queirós.

[ad code=4 align=center]

4 comentários em “Dia do Fotógrafo

  1. Anônimo Responder

    Muito oportuna a homenagem, mas, apenas para apimentar o debate, abaixo reproduzo outra versão para a data da chegada da fotografia ao Brasil.

    ” ..No Brasil

    Não era só na França e na Inglaterra que havia gente tentando desenvolver a fotografia no início do século XIX. Em 1824, chegou ao Brasil o pintor e naturalista francês Antoine Hercule Romuald Florence. Por volta de 1833, morando aqui, ele fotografou através de uma câmara obscura com uma chapa de vidro e usou papel sensibilizado para a impressão por contato. Mesmo distante e sem conhecimento dos feitos de seus contemporâneos Niépce e Daguerre, obteve resultados semelhantes em seus experimentos, que chamou pela primeira vez de photographie..”

  2. Ademir Responder

    parabens pela passagem do dia do fotógrado, como também me considero um, embora amador e por hobby, nao poderia deixar de passar a data em branco, aproveite e colei sua materia para enviar aos meus amigos das redes sociais.
    abraços

  3. Marcos Ribeiro Responder

    A FOTOGRAFIA É ALGO INCRÍVEL, se nos dias de hoje ela nos leva a momentos futuros de pura imaginação e êxtase, imagina isso no passado, onde não existia ainda a máquina de filmar!
    O fotógrafo é um profissional que merece todas as nossas homenagens!
    Nos altos dos meus 41 anos ainda pude ver em diversas praças e parques aquela máquina de fotografar onde o fotógrafo se “escondia” sob um pano e tirava fotos para durar quase uma enternidade!
    No passar do tempo a modernidade foi determinando os tipos de máquinas a fotografar os bons momentos, casamentos, festas, etc.
    A fotografia em si é uma arte, então o fotógrafo é um artIsta!
    Parabéns aos fotógrafos de ontem, de hoje e do futuro, porque o dom da fotografia é dom de percepção, de beleza, de emoção, de cativar a delicadeza do momento e transformar em delicadeza perpétua! È o dom de fazer as pessoas felizes mesmo que seja por um instante ou transformar isso numa felicidade constante!

Deixe seu comentário

Posts relacionados