Pedido de habeas corpus a favor de Major Curió deve ser negado, recomenda MPF

Continua depois da publicidade

Acusado de sequestrar militantes na Guerrilha do Araguaia, Sebastião Curió quer trancamento de ação penal contra ele

Major CurióO Ministério Público Federal enviou nesta segunda-feira, 17, parecer ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região manifestando-se contra o pedido de habeas corpus em favor de Sebastião Curió Rodrigues de Moura, mais conhecido como Major Curió. O coronel da reserva do Exército acionou a Justiça no intuito de trancar uma ação penal ajuizada pelo MPF que o acusa de sequestrar e manter em cárcere privado cinco militantes, até hoje desaparecidos, durante a repressão à guerrilha do Araguaia, na década de 70.

De acordo com a defesa, o crime estaria prescrito e se enquadraria nas hipóteses da Lei da Anistia, o que impediria a punição de Curió. Outro aspecto ressaltado no pedido de habeas corpus é que as vítimas já estariam mortas, o que extingue a hipótese de crime continuado, ou seja, que persiste até os dias de hoje.

A ação atualmente está suspensa devido a uma liminar concedida pelo próprio Tribunal, mas o caso ainda não foi julgado pela corte. No parecer, o MPF sustenta que o habeas corpus não é o instrumento adequado para trancamento da ação penal, pois sua apreciação implicaria uma profunda análise de provas, o que precipitaria um juízo de certeza quanto às morte das pessoas. Segundo o Ministério Público, é na própria Ação Penal que deverão ser produzidas e analisadas as provas.

O documento ainda afirma que, caso o Tribunal considere válido o habeas corpus para trancar a ação contra o coronel, deverá rejeitar o pedido, já que o crime pelo qual Sebastião Curió é acusado é de caráter permanente, ou seja, ainda não foi prescrito, e por isso não incide a Lei de Anistia. “ O sequestro ainda subsiste, quer porque não existe prova da efetiva morte das vítimas, quer porque não foram localizados restos mortais, quer porque o seu paradeiro é desconhecido”, afirma o procurador regional da República Paulo Queiroz.

Para o procurador, o julgamento da ação penal pela Justiça também cumpre decisão da Corte Interamericana de Direitos Humanos no Caso Guerrilha do Araguaia, que condenou o Brasil pelo desaparecimento, nos anos 70, de vítimas que se opunham à ditadura naquela região. De acordo com o Tribunal Internacional, o país tem o dever de investigar e sancionar as violações aos direitos humanos ocorridas na época do regime militar. “A imprescritibilidade das medidas de responsabilização dos autores de crimes contra a humanidade faz parte do costume internacional desde a Declaração Americana dos Direitos e Deveres do Homem e da Declaração Universal dos Direitos Humanos, das quais o Brasil é signatário”, finaliza.

O pedido de habeas corpus ( Processo nº 0068063-92.2012.4.01.0000 ) será julgado pela 4ª Turma do TRF1.

Fonte: MPF

Deixe seu comentário

Posts relacionados