UNIFESSPA: senadora recebe comitiva de Parauapebas

Continua depois da publicidade

A senadora Marinor Brito (PSOL/ PA) recebeu hoje (19) uma comitiva de representantes do movimento Pró-Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará – Unifesspa – de Parauapebas, liderada pelo professor Leônidas Mendes Filho, que solicitou apoio para a inclusão de Parauapebas entre os municípios que receberão o campus da universidade.

Segundo representantes do movimento, Parauapebas estava inclusa inicialmente, mas foi retirada do texto final do projeto. Marinor Brito colocou seu mandato à disposição e enviou ofício ao Ministério da Educação solicitando informações sobre a tramitação e as justificativas para que o campus Parauapebas tenha sido retirado do projeto inicial.

14 comentários em “UNIFESSPA: senadora recebe comitiva de Parauapebas

  1. Elton União Brasileira dos Estudantes Secundaristas Parauapebas Responder

    Vitória dos estudantes!

    Isso é para mostrar que a “estudantada Secundarista” de Parauapebas é organizada e ativa para provar aos que duvidam que é possível mudar a realidade ta ai a resposta aos que criticam o movimento estudantil de Parauapebas, estamos conseguindo o que nossos ineficazes políticos não foram capazes de conseguir que é uma audiência com ministro da educação. E por fim dizer que não pararemos ate que a unifespa venha para Parauapebas. A todos os grêmio estudantis filiados ou não filiados a UBES estamos provando a sociedade Parauepebense que é possivel, e que so basta lutar para alcançar um objetivo na Vida.

    Viva os Estudantes! Viva a luta dos Estudantes!
    Somos e seremos sempre uma Rebeldia Consequente!

    Comentário Pessoal: o Geilson Costa, que é diretor de Comunicação do Grêmio Estudantil Che Guevara ( EEEM Marluce Massariol de Souza) Ta parecendo um deputado pelas fotos que foram tiradas la em Brasília

  2. claudio feitosa Responder

    Caro Clayton,

    a secretaria de cultura busca promover e incentivar atividades culturais da forma mais diversificada possível. O fato de muitas das vezes os artistas serem “desconhecidos” é uma lógica que busca ofertar à população algo que o mercado não oferece, exatamente porque não tem apelo comercial.
    Entendemos que não precisamos e não devemos competir com a indústria de entretenimento que já existe na cidade. E outra coisa: se esses artistas “desconhecidos” não frequentam, por exemplo, as rádios da nossa região, penso que o problema está nas rádios e não nos artistas. Acho que todos ganharíamos se ouvíssemos, de vez em quando, um Sebastião Tapajós ou Patrícia Bastos em nossos carros. Isso seria uma revolução!

    Quanto as bandas de Rock, vc deve estar se referindo a tradição instalada nos aniversários da cidade. O que posso dizer é o seguinte: apesar de gostar de todas que por aqui estiveram, garanto-lhe que não vieram por obra e graça da Secult. Esta atividade não faz parte da longa e prazerosamente cansativa lista de atribuições da Secretaria de Cultura.

    Em relação às sugestões de atividades, concordamos que deveríamos atuar mais próximo da Secretaria de Educação, produzindo atividades conjuntas. Mas, neste e em outros casos, os obstáculos são mais complexos. De qualquer forma, ficam registradas suas sugestões.

    Cláudio Feitosa
    secretário de Cultura

    ………………..

    PS: O “palhaço” acha que nunca fiz nada por Parauapebas. Não posso concordar. Acho que tenho dado minha contribuição cidadã, ajudando a construir uma política pública que tem dados bons frutos e gerado resultados. De qualquer forma, é a opinião do “palhaço”.

    PS2: Participei ativamente, até quando fui convocado, de todas as ativamentes no início da formatação das propostas da Cidade Universitária – defendida por mim como forma de solução para o embróglio do ramal ferroviário, juntamente com o debate sobre a transformação do novo hospital em universitário. Aliás, essa questão da ferrovia sumiu da pauta de discussão e temo que voltará à baila quando já estiver “resolvida”.
    Foi neste contexto que surgiu a questão da Unifesspa.

    Portanto, todas as minhas sugestões estão contextualizadas e compõem uma concepção de desenvolvimento da região, no geral, e da cidade, em particular.

    É isso.

    No mais, continuo empenhado na luta da Unifesspa, assim como na história luta pelo Estado de Carajás.

    CF

  3. Clayton Santos Responder

    Engraçado que as partes que representam os interesses da cidade e da sociedade não estão engajados em busca desse campus para a cidade: os nobres vereadores. Quando se tem uma audiencia publica o que mais aparece é vereador querendo se sentar ao lado de deputado e senador para “aparecer bem na foto”, mas quando é para continuar a luta, todos inventam desculpas e quando vão à Brasilia só vão para passear.
    Cláudio Feitosa ao invés de usar tua secretaria para realizar shows com artistas desconhecidos que nada trazem de bom a cidade ou com bandas de rock, como se por aqui a maioria os moradores fossem do eixo sul-sudeste do pais. Deveria usar tua secretaria para mostrar através de oficinas ou eventos estudantis, como feira da cultura e ciência, nas escolas e conscientizar os estdantes que não só eles devem participar, mas seus pais, vizinhos, enfim a chamada propaganda boca-a-boca pois ai sim teremos a sociedade em prol de educação superior de qualidade.

  4. claudio feitosa Responder

    Quando nossos caratecas chegam de suas jornadas vitoriosas são, costumeira e merecidamente, recebidos com festa e passeio em carro de bombeiro. Essa comitiva merece, no mínimo, o mesmo tratamento!

    Em minha modesta opinião, o nosso futuro depende de esta luta.

    Temos dito reiteradas vezes que Parauapebas precisa focar seus esforços em consolidar-se como um grande prestador de serviços da região. A implantação de um campus universitário do porte da Unifesspa – somando-se ao da Ufra e mais o Instituto Tecnológico Federal – fornece todas as condições para que em curto espaço de tempo sejamos escolhidos para a implantação de projetos econômicos de porte, em função do ambiente de pesquisas técnico-científicas.

    Mais ainda, no caso de vitória, se mantiverem os cursos anunciados inicialmente. Eles são quase todos na área das ciências da natureza e baseiam-se em uma lógica estratégica de uso sustentável da Floresta Nacional de Carajás como manancial de pesquisa e produção de fármacos, cosméticos e, sobretudo, de conhecimento.

    Em um próximo passo poderíamos lutar pela implantação de um curso de geologia com uma ótima possibilidade, em curto tempo, de termos pós-graduação na área.

    Mas para tudo isso, é lógico, precisamos reverter a situação.

    Ficam aqui duas sugestões:

    1) O município precisa envolver a comunidade. Uma ampla campanha publicitária poderia “contaminar” a cidade. Isso se torna importante em função da reverberação que certamente chegará a Brasília. Quando a luta ganha a condição de clamor popular, os ouvidos palacianos costumam captar melhor os mais refinados ruídos!

    2) O município precisa articular um maior apoio financeiro e logístico à comitiva. Essa rapaziada tem q comparecer semanalmente aos gabinetes de Brasília.

    No mais, deixo minhas saudações e agradecimentos aos abnegados em nome dos meus dois filhos. O futuro a eles pertence!

    Cláudio Feitosa

  5. O Nativo Responder

    O que não vale é esse rapaz Lindolfo do Blog Sol de Carajás, querendo dirige as pessoas e os rumos de Parauapebas La de Brasília,

    Damilson Barros

  6. O Nativo Responder

    Olá amigos vocês todos estão mesmos de parabéns e principalmente o Prof. Leônidas à frente de uma luta tão importante, uma vez que os nossos governantes não abraçam, mais errou quem pensou que ninguém iria lutar. Essa é de fato mesmo uma enorme e importante contribuição ao nosso município que esse prof. e seus alunos faz!!!

    Damilson Barros

  7. Leonidas Mendes Filho Responder

    Zé…

    corrige meu nome, meu lider, é: Leonidas (Leo) Mendes Filho…

    chegamos agora do Congresso Nacional, vou jantar e te enviarei um texto descrevendo todos os nossos contatos, inclusive, com fotos…

    abraços meu lider…

    Leo

Deixe seu comentário

Posts relacionados