Vai trabalhar no Carnaval? Saiba como solicitar ligações provisórias de energia

Equatorial Pará orienta clientes a realizarem o pedido com antecedência. Distribuidora também destaca dicas de segurança.

Continua depois da publicidade

A Equatorial Pará realiza o cadastro de pedido de ligação provisória para os trabalhadores informais e órgãos públicos que vão atuar durante o período das festas de Carnaval. O serviço é ideal para eventos temporários, o que garante aos clientes acesso à energia de acordo com as suas necessidades.

A solicitação deve ser feita com uma antecedência mínima de cinco dias úteis, podendo variar de acordo com a demanda, para que a distribuidora de energia possa realizar a ligação.

Para os clientes categorizados como pessoas físicas, os interessados devem procurar uma das agências e apresentar os documentos de identidade, CPF ou CNPJ, item de declaração de carga e informar o endereço completo, com ponto de referência e a quantidade de dias que precisarão da rede provisória. Se o evento ocorrer em via pública, precisa da autorização do órgão competente. Após avaliação, a Equatorial Pará vai calcular o valor para gerar os boletos de pagamento.

Já pessoa jurídica, como empresas e órgãos públicos devem encaminhar ofício com as informações completas para o e-mail grandesclientes.para@equatorialenergia.com.br.

Importante destacar que para pessoas jurídicas, a solicitação deve ser feita com no mínimo 30 dias antes do evento.

Vale ressaltar que tanto as pessoas físicas quanto as jurídicas precisam providenciar ramal e disjuntor para que as equipes da Equatorial consigam fazer as ligações provisórias.

Segurança

A distribuidora também alerta para os riscos das ligações clandestinas, que podem provocar sobrecarga na rede, curtos-circuitos e incêndios, colocando em perigo quem está no local e a comunidade ao entorno, além de comprometer a qualidade do fornecimento na região.

Elton Lucena, executivo de Segurança da Equatorial Pará, destaca que a solicitação adequada das ligações provisórias garante a comemoração sem riscos de acidentes graves e até fatais.

“Conexões clandestinas expõem a população a riscos, especialmente em eventos com grande concentração de pessoas, como é o Carnaval. Quando a ligação provisória é feita de forma adequada, com avaliação técnica e equipamentos corretos, esses riscos são significativamente reduzidos. A regularização é uma medida de segurança coletiva. Por isso, a Equatorial investe continuamente em ações educativas e no combate ao furto de energia”, conclui.

SERVIÇO

Solicitação de ligação provisória para o Carnaval

1 – Pessoas físicas

Local: Agências físicas da Equatorial Pará

Quando: no mínimo 5 a 10 dias úteis antes da ligação elétrica.

Horário de atendimento: das 8h às 17h

2 – Empresas e órgãos públicos

Local: ofício que deve ser enviado para grandesclientes.para@equatorialenergia.com.br

(Belém Meira/ Ascom Equatorial)