Em Tucumã, uma guarnição da Polícia Militar prendeu, por volta das 6h30 desta segunda-feira (6), Valdo Oliveira Conceição. Armado de um cabo de vassoura, ele espancou, tentou estrangular e quebrou um dos braços da companheira Simone Cristina Feitoza. A mulher só não foi vítima de feminicídio porque vizinhos da quitinete ouviram os gritos dela, comunicaram à PM e chamaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Simone Cristina foi socorrida pela equipe do Samu, sendo encaminhada ao Hospital Municipal para atendimento médico, enquanto o agressor, apesar da valentia, não esperou a chegada da polícia, pulou o muro do imóvel e fugiu. Mas não demorou muito tempo em liberdade.
Valdo Conceição foi localizado em uma praça no Setor Vila da Paz, preso e algemado. Ele foi reconhecido pela vítima, por meio de fotos, e conduzido, algemado, à Delegacia de Polícia Civil.
O agressor deve responder pelos crimes de tentativa de feminicídio, conforme o artigo 121, parágrafo 2º, inciso 6º, combinado com o artigo 14, inciso 2, do Código Penal Brasileiro (CPB), tendo em vista os indícios de tentativa de ceifar a vida da vítima mediante estrangulamento, em contexto de violência doméstica e familiar contra a mulher; lesão corporal grave, conforme o artigo 129, parágrafo 1º, também do CPB; e violência doméstica e familiar contra a mulher, nos termos da Lei nº 11.340/2006 (Lei Maria da Penha).
De acordo com o entendimento do juiz que julgará o caso e, de acordo com o que o inquérito policial que vai fundamentar o processo, Valdo Oliveira Conceição pode pegar penas que vão de 7 a 30 anos de prisão.
(Com informações do repórter Jucelino Show, de Tucumã)