A Casa da Cultura de Canaã dos Carajás lança, nesta terça-feira (22), o olhar para a ancestralidade amazônica, durante a celebração do Dia do Livro. A ação, denominada Sarau das Multivozes, inicia às 14h e também é alusiva ao Dia Nacional do Livro Infantil, com uma programação que reúne contação de histórias, palestras, declamações poéticas e vivências culturais conduzidas por artistas e representantes de povos indígenas.
O evento propõe uma experiência sensível e plural, destacando a potência da arte e da oralidade na valorização da diversidade e no fortalecimento da representatividade indígena no campo intelectual e artístico. A intenção, segundo a diretora da Casa da Cultura, Gabriela Sobral, é trazer à luz as diversas narrativas originárias em um dia regado a música, literatura e poesia.

“O Sarau das Multivozes é uma iniciativa que traz narrativas plurais dos povos indígenas para dialogar com o público da Casa da Cultura de Canaã, porque isso é muito importante: estamos contando a história dessas comunidades, dos que constituíram a história do Brasil. Não estamos trabalhando uma narrativa única da história,” afirma Sobral. O ambiente de troca e inspiração também servirá como ponto de encontro para exaltar o poder dos livros, das palavras e das diferentes formas de contar histórias, seja pela escrita, pelo corpo ou pelo som.
Ela conclui: “O Sarau está com um recorte voltado para a promoção do livro, da leitura e da literatura, um nicho artístico em que os povos originários, por muitos anos, tiveram pouco espaço. Hoje, essa produção tem se amplificado e o objetivo é justamente contribuir para ecoar essas histórias, saberes e percepções de conhecimento que não estejam centrados apenas no Brasil da história europeia que conhecemos como cânone. É fundamental reconhecer que a produção literária dos povos indígenas faz parte do nosso patrimônio e precisa ocupar, com potência, os espaços de criação artística”.

O escritor, poeta, professor e pesquisador Airton Souza será um dos convidados. Entre dezenas de outras obras, ele é autor do romance “Outono de carne estranha”, vencedor do Prêmio Sesc 2023. O livro convida o leitor a mergulhar nas lamas de Serra Pelada, combinando as memórias do garimpo e a ficção. Souza, que transita por diversos gêneros, incluindo poesia, crônica, conto, romance e literatura infantojuvenil, tem seu trabalho reconhecido por dar voz a narrativas populares e ancestrais, muitas vezes marginalizadas, e por abordar temas como identidade, memória e resistência cultural.
Para o autor, as ações em torno do livro, da leitura e das literaturas vêm se fortalecendo na região sudeste do Pará. “O Sarau das Multivozes é um bom exemplo disso. Ações como essa promovem intercâmbios e revelam o quão diversa é a nossa cultura,” complementa.
A programação terá ainda contações de histórias com temática indígena, uma palestra sobre literatura e resistência cultural, uma vivência sobre grafismos e pintura corporal Guajajara, além de um momento dedicado à declamação de poesias com escritores locais. Todas as atividades dialogam com o propósito de amplificar vozes, saberes e percepções indígenas, promovendo o reconhecimento de seus lugares na produção de conhecimento e na arte.
Confira a programação completa
- Contação de Histórias – Gabriela Pereira da Silva
Histórias com temática indígena em celebração ao Dia Nacional do Livro Infantil, conduzidas pela produtora cultural Gabriela Pereira da Silva. - Contação de História: Literatura Indígena e as Narrativas dos Povos Originários – Auritha Tabajara
Auritha compartilha histórias tradicionais, brincadeiras e danças de seu povo, como a sagrada Dança do Toré, em uma vivência que valoriza a ancestralidade e o silêncio como forma de aprendizado. - Palestra: As Palavras Adiando o Fim do Mundo – Airton Souza
Reflexão sobre o poder transformador da palavra na resistência cultural e ambiental, inspirada no pensamento de Ailton Krenak. - Socialização: Ancestralidade do Grafismo Guajajara – Regilanne Guajajara
Roda de conversa sobre os grafismos indígenas e vivência de pintura corporal, conduzida pela artesã Regilanne Guajajara. - Declamação de Poesias – Academia de Letras de Canaã dos Carajás
Momento de valorização da literatura local com declamações de poesias e troca de saberes entre escritores da região.
SERVIÇO
Sarau das Multivozes
- Data: 22 de abril, às 14h
- Local: Casa da Cultura de Canaã dos Carajás
- Classificação: Livre
- Informações: (94) 99220-3451
(Texto: Natália Mello)