Rondon do Pará: Codec e município assinam protocolo para elevar crescimento do setor produtivo local

O documento tem o objetivo de formalizar o interesse e o compromisso do município para facilitar o levantamento de dados e informações socioeconômicas de Rondon do Pará, dentro das ações que visam fomentar a economia do setor produtivo na região de Carajás
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

A Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec) e a Prefeitura de Rondon do Pará, no sudeste do estado, assinaram, na manhã desta quinta-feira (15), o protocolo de intenções para implantação do Programa de Fortalecimento do Segmento Produtivo Local. O documento tem o objetivo de formalizar o interesse e o compromisso para facilitar o levantamento de dados e informações socioeconômicas do município, dentro das ações que visam fomentar a economia do setor produtivo na região de Carajás.

A reunião de assinatura do Protocolo de Intenções Nº 003/2021 contou com a presença do presidente da Codec, Lutfala Bitar, da prefeita de Rondon do Pará, Adriana de Oliveira, e do assessor da Casa Civil do Estado do Pará, Edilson Oliveira. Segundo a Condec, essa integração é importante para elaborar estratégias de melhorias nas ações de capacitação do setor produtivo no município e região de Carajás.

Durante a solenidade, o presidente da Codec, Lutfala Bitar, esclareceu qual o papel da companhia no Protocolo de Intenções, assumindo a missão de orientar o município a efetuar o levantamento de dados e informações socioeconômicas da região, facilitando e apresentando proposições de convênios, acordos ou termos de cooperação técnica, garantindo a boa execução dos objetivos estabelecidos no protocolo. “Hoje [ontem] estamos firmando este compromisso com Rondon do Pará, assinando um Protocolo de grande importância e sinalizando que a nossa Companhia está aberta e pronta para atuar de forma efetiva nas ações de desenvolvimento deste município”, enfatizou o presidente.

De acordo com a prefeita Adriana Oliveira, o município de Rondon do Pará está em fase de alto crescimento com a entrada de grandes redes varejistas e bancos. Ela destacou, ainda, que a região tem boas áreas para investimentos nos mais diversos setores, além de possuir mão de obra qualificada para diversos tipos de atividades.

“Estamos felizes de estar aqui, neste momento, dialogando sobre desenvolvimento econômico, acreditamos que o desenvolvimento sustentável é fundamental em nossa região. Por isso, trabalhamos com foco no reflorestamento, assim como incentivando o cultivo da soja, que está chegando em grande escala, e temos uma pecuária muito forte”, destacou a prefeita.

Ela ainda anunciou que grandes investimentos vão ser implantados no município. “Nós temos o projeto Alumina Rondon, pois um dos grandes platôs de bauxita da América Latina está localizado em território rondonense. O estudo está bem avançado, com o primeiro objetivo sendo a verticalização”, afirma.

O Plano de Trabalho que será desenvolvido para a execução do Protocolo de Intenções conta com diversas ações como a Reunião de Apresentação e Planejamento, que vai ocorrer após sete dias da assinatura do protocolo. Também será elaborado o Seminário de Desenvolvimento Local e o Diagnóstico Socioeconômico do Município.

Ainda dentro desse processo, um Manual de Políticas Públicas será desenvolvido pela Codec para auxiliar o poder Executivo e Legislativo do município, além da criação de um Guia do Investidor que vai detalhar as melhores oportunidades econômicas na região.

Tina DeBord-

Posts relacionados