Nesta quarta-feira,10, a Casa da Cultura de Canaã dos Carajás convida o público a visitar o passado do município. O projeto “Encontrei História Nesse Chão” é uma atividade voltada para crianças e adolescentes, com o objetivo de envolver os participantes em simulações de escavações arqueológicas, rodas educativas e palestras sobre os sítios arqueológicos da região de Carajás.
Ministrado pela produtora cultural Mariana Farnese, o projeto começou no município de Parauapebas (PA), uma parceria entre a Sapo de Vidro Produções e a Associação Casa Viva Amazônia. “Ele (projeto Encontrei História Nesse Chão) faz parte de um projeto maior, de educação patrimonial. A gente está fazendo só uma parte desse projeto, com uma palestra mais resumida e uma simulação de escavação, para passar para as crianças noções sobre educação patrimonial e a importância do conhecimento das tecnologias ancestrais”, explica Mariana.
Após a experiência em Parauapebas, Mariana decidiu ir além e inscreveu o projeto no edital Casa Aberta Amazônia Paraense. Vencedora da seleção, ela destaca que os ensinamentos da iniciativa geralmente se expandem para além das atividades planejadas. Muitas crianças e adolescentes desenvolvem a curiosidade de buscar informações sobre o território, alinhadas a conhecimentos teóricos e educacionais.
“A gente sempre tem expectativa muito legal sobre esse projeto, porque ele é muito bonito, e sempre traz muita curiosidade para as crianças. Então, é comum que elas busquem mais informações sobre história, geografia, sobre o meio ambiente, sobre biologia. Isso também provoca outros conhecimentos”, comenta a produtora cultural.
Após as atividades do projeto Encontrei História Nesse Chão, a expectativa é que crianças e adolescentes possam se aproximar da memória e da história do território de Canaã dos Carajás, como forma de preservá-lo e, também, possam aprofundar as relações de pertencimento ao local que habitam.
SERVIÇO
Projeto Encontrei História Nesse Chão
Data: 10/12/2025
Horário: 14h às 17h
Local: Casa da Cultura de Canaã dos Carajás
Classificação: Livre
Informações: (94) 99220-3451
(Texto: Natália Melo)







