Prefeitura de Marabá implanta mais uma central de testagem rápida para covid-19

Na semana passada uma central já havia sido instalada, exclusivamente para atendimento aos servidores da Saúde. Agora, outra vai atender à população em geral
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

A Prefeitura de Marabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), implantou nesta segunda-feira (1º), a Central de Testagem para a Covid-19 destinada à população. Na semana passada, a gestão já havia aberto uma central de testagem exclusiva para atendimento aos servidores da saúde e segurança, profissionais que estão na linha de frente no combate ao novo coronavírus.

A central de testagem à covid-19, está funcionando no antigo prédio do CEI – Centro de Especialidades Integradas, ao lado do Caps, localizado na Folha 31, próximo à Fundação Casa da Cultura, Na Nova Marabá. Os testes rápidos para detectar a covid-19 serão realizados somente com encaminhamento médico, após o paciente ter sido consultado em uma unidade básica de saúde ou no próprio Hospital Municipal de Marabá.

Para garantir a eficácia do teste é preciso estar com dez dias com os sintomas da doença. Vale destacar também que os medicamentos para o tratamento da covid-19 estão sendo entregues na Central de Medicamentos, em frente ao HMM.

“O centro de testagem vai atender à população após passarem por atendimento médico e será encaminhado com a notificação e solicitação do exame e aqui fará o teste rápido, que detecta os anticorpos, confirmando se o paciente está ou não com a covid-19”, destaca.

O prédio para a testagem dos servidores da saúde e segurança e o outro para a população em geral são separados, proporcionando mais comodidade a todos.

Para realização do teste o paciente deverá:

  1. – Passar por atendimento médico em uma unidade de saúde ou HMM apresentando sintomas da covid-19, lá será consultado e receberá o protocolo do exame.
  2. – Estar munido da ficha de notificação e solicitação de exame realizada pelo médico;
  3. – Comparecer no local de testagem munido da ficha de notificação e solicitação de exame, no horário de 08 às 12hs e 14 às 17hs.

(Com informações da Secom PMM. Foto: Paulo Sérgio Santos)

Publicidade