Parauapebas é Município Pólo da Prova Brasil

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A aplicação da Prova Brasil teve início dia 07 novembro. Seu último dia de aplicação será dia 18, sexta-feira. Estima-se que, em todo o país, mais de 5 milhões de alunos do 5º ao 9º ano do ensino fundamental participem. Escolas públicas e privadas estarão inseridas neste processo responsável pela Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Anresc).

Aplicada a cada dois anos, a Anresc abrange escolas estaduais, municipais, federais e privadas. As provas são de Língua Portuguesa, Matemática e questionários socioeconômicos. O certame recebe o nome de Prova Brasil e o resultado é um dos parâmetros para se calcular o resultado do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).

Com o maior Ideb do Pará e acima da média nacional, com 4,7, Parauapebas recebeu a Prova Brasil em posição de destaque. É município pólo. O responsável pela agregação das cidades de Tucumã, Água Azul, Eldorado dos Carajás, Canaã dos Carajás e Curionópolis para a aplicação da Anresc.

Todo o processo foi iniciado com as fases de treinamentos, as quais Parauapebas também teve papel importante, visto que coordenadores da sua Secretaria Municipal de Educação (Semed) foram os responsáveis pelo treinamento dos aplicadores da prova de todos os municípios agregados.

“O desenvolvimento dessa atividade é de suma importância para nós e também para os municípios agregados, uma vez que os resultados servirão de ponto de partida para as tomadas de prosseguimentos para a melhoria da educação”, conta Amabete Almeida, coordenadora geral da Prova Brasil no Pólo Parauapebas.

Objetivos Gerais da Prova Brasil

• Avaliar a qualidade do ensino ministrado nas escolas, de forma que cada unidade escolar receba o resultado global;

• Melhorar os padrões de qualidade e equidade da educação brasileira e prestar contas dos seus resultados à sociedade em geral;

• Fornecer informações para o poder público, definir ações voltadas para a superação dos problemas identificados e dirigir apoio técnico e financeiro para o aperfeiçoamento das redes de ensino e redução das desigualdades.

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