Papa Leão retira parte do pulmão e tem câncer confirmado, diz Vaticano

Cirurgia à qual o pontífice foi submetido nesta terça-feira (13) durou cerca de 90 minutos, foi considerada um sucesso e ele retornou ao quarto do hospital após o procedimento
(Foto: Vatican Media)

O Vaticano informou nesta terça-feira (13) que o papa Leão XIV foi diagnosticado com adenocarcinoma pulmonar, um tipo comum de câncer de pulmão.

A cirurgia à qual o pontífice foi submetido mais cedo durou cerca de 90 minutos e foi considerada um sucesso. Após o procedimento, ele retornou ao quarto do hospital. No processo, o lobo inferior do pulmão direito foi removido por videotoracoscopia.

O papa acordou normalmente após a cirurgia, ainda segundo o comunicado, assinado pelo doutor Luigi Carbone e pelo professor Stefano Margaritora.

Leão revelou no domingo (11) que precisaria passar pela operação, conforme recomendação dos médicos, destacando que o nódulo havia sido detectado em estágio inicial.

Ele foi operado no Hospital Policlínico Gemelli. O centro médico é um dos principais de Roma e possui uma ala reservada para os papas, no 10° andar.

No ano passado, o papa Francisco ficou internado no Gemelli devido a uma crise respiratória. Já João Paulo II ficou tanto tempo internado neste hospital que passou a chamá-lo de “Vaticano III”.

Também nesta terça, Pietro Parolin, secretário de Estado e “número dois” do Vaticano, afirmou à imprensa italiana que foi surpreendido pela notícia de que Leão teria que passar pela cirurgia, mas ressaltou a serenidade do pontífice.

“Conversamos com muita calma”, disse ele. “Estou preocupado? Sim, porque certamente não esperava algo assim”, adicionou o cardeal.

“É algo que, graças a Deus, foi detectado imediatamente. E, normalmente, quando essas coisas são descobertas a tempo, podem ser resolvidas”, continuou Parolin.

Leão cancelou todos os seus compromissos públicos até 20 de outubro para conseguir se recuperar da cirurgia.

(CNN Brasil)

Deixe seu comentário

Posts relacionados