Na antevéspera do Natal, Emily Carolina, 11 anos, internada no Hospital Regional do Sudeste do Pará – Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá, viveu na noite desta terça-feira, 23, um daqueles momentos que ficam guardados para sempre. Ela foi surpreendida pela visita de Papai Noel e sua equipe, que cruzaram os corredores da unidade levando presentes, sorrisos e uma dose extra de esperança.
Em tratamento contra anemia falciforme na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica, Emily se emocionou com a surpresa inesperada. “Eu fiquei feliz com a visita do Papai Noel. Não estava esperando e adorei quando ele entrou no meu quarto. Ganhei presente, tirei foto com ele e isso deixou meu Natal muito melhor”, contou, com o brilho nos olhos de quem esqueceu um pouco a internação e lembrou apenas que é criança.
A alegria também tomou conta de Max Wiliam, de 5 anos. Com o brinquedo que recebeu apertado nas mãos, ele acompanhou, com olhos atentos e curiosos, a passagem do bom velhinho pela clínica pediátrica da unidade. Cada passo era seguido com encantamento, como se o hospital tivesse se transformado em um lugar diferente naquela noite. O sorriso largo denunciava a emoção do momento. “Eu fiquei feliz porque ele veio brincar com a gente. Agora o hospital ficou mais alegre”, destacou o pequeno.
Acolhimento
A iniciativa é do Serviço de Humanização do hospital, com apoio do grupo teatral Filhos de Francisco, por meio do projeto Natal Encantado, da Paróquia São Francisco, em Marabá, além de voluntários que doaram brinquedos. A ação percorreu os leitos como um abraço coletivo, levando acolhimento, leveza e criando memórias afetivas que ultrapassam o período de internação e permanecem com as famílias.
Segundo Daiane Uzinsky, responsável pelo serviço de humanização da instituição, a visita do bom velhinho integra o cuidado oferecido pela instituição e contribui para ressignificar o ambiente hospitalar. “A humanização transforma o hospital em um espaço acolhedor. Esses momentos reduzem o medo, fortalecem vínculos e mostram aos pacientes que o cuidado também passa pelo afeto”, relatou.
Para o diretor executivo do hospital, Flávio Marconsini, a iniciativa reforça a missão da unidade de cuidar para além do aspecto técnico. “Somos um hospital de alta complexidade, mas nunca perdemos de vista que cuidamos de pessoas. Ao final da visita, ficaram os presentes, os sorrisos espalhados pelos corredores e a certeza de que, mesmo em um ambiente desafiador, há espaço para gestos que acolhem. Aqui, o Natal não foi apenas celebrado, ele foi vivido, com cuidado, empatia e esperança”, concluiu.
Estrutura
Certificado com o Nível 2 de Acreditação da ONA, a unidade sob gestão do Instituto de Saúde Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA) em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), oferece atendimento 100% gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A instituição conta com 135 leitos, 97 dos quais de internação clínica e 38 de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).
(Agência Pará/Texto: Ederson Olivera HRSP)










