Marabá sedia Jornada Nacional de Inovação da Indústria com foco em transição ecológica e digital

A jornada serve como etapa preparatória para o Congresso de Inovação da Indústria 2026.

Continua depois da publicidade

O futuro do setor industrial e o fortalecimento da competitividade regional foram os temas centrais da Jornada Nacional de Inovação da Indústria, que aconteceu nesta terça-feira, 27, no auditório do Serviço de Aprendizagem Industrial (Senai) de Marabá. O evento, que percorre o Brasil promovendo conexões entre o setor produtivo e o ecossistema de inovação, reuniu mais de 200 inscritos, entre empresários, startups, acadêmicos e representantes do poder público.

Realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pelo Sebrae, com apoio da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa), a jornada serve como etapa preparatória para o Congresso de Inovação da Indústria 2026. O objetivo é claro: impulsionar a adoção de novas tecnologias e sustentabilidade nas empresas locais.

Representando a gestão municipal, o secretário de Viação e Obras Públicas de Marabá, Ítalo Ipojucan, enfatiza a importância de resgatar o debate sobre a industrialização tecnológica na região. Segundo o secretário, Marabá possui uma matriz econômica rica, baseada no agronegócio, mineração e logística, que ganha uma nova dimensão quando aliada à inovação.

“É gratificante ver uma indústria ativa que envolve órgãos tão importantes para a economia. Temos desafios para dar um capítulo diferente no desenvolvimento do Pará e da nossa região”, afirma Ipojucan.

O secretário relembrou esforços anteriores de integrar o setor metalmecânico com a universidade e destacou que o evento atual reativa essa sinergia. “Este tema, puxado pela Fiepa e Sebrae, resgata um debate que andava adormecido e pode ser a alavanca diferencial para uma nova plataforma de desenvolvimento, inclusive com o desenho de incubação de empresas para inovações tecnológicas”, completou.

A programação da manhã foi marcada por painéis estratégicos. O primeiro debate, sobre os Desafios e Oportunidades da Transição Ecológica, contou com vozes de peso, como Synara Amaral (Vale S/A), Wesley Faustino (Corema), Ezequiel Silva (Tecnored) e Sidney Pessoa (Terra Norte Metais). Logo após, o foco voltou-se para a Transformação Digital, com a participação de executivos como Ian Corrêa (Sinobras), Rodrigo Barroso (Fibralink) e Emerson Alves (Intergrãos).

Marcus Vinícius Bezerra, coordenador de Inovação do Sebrae Nacional, celebra a adesão do público marabaense. “Estar em Marabá priorizando a inovação e ouvindo as vozes do Pará é uma honra. A união entre a Federação da Indústria e o Sebrae mostra o potencial da cidade e de todo o seu ecossistema. Tivemos mais de 200 inscritos interessados em discutir esses grandes desafios”, pontua Bezerra.

No período da tarde, o evento promoveu workshops práticos voltados à gestão da inovação e acesso a fomento. As atividades focaram em como empresas e startups podem captar recursos e integrar a inteligência de dados e a propriedade intelectual em suas estratégias de crescimento.

Com o encerramento da etapa em Marabá, a Jornada Nacional de Inovação segue sua missão de modernizar a indústria brasileira, deixando na região sudeste do Pará o compromisso de consolidar modelos de negócios mais tecnológicos, sustentáveis e competitivos para 2026.

(Secom Marabá. Foto: Paulo Sérgio Santos)