Marabá: Centro de Controle Operacional será entregue nesta sexta-feira, 12

Pelas câmeras, os operadores poderão identificar ações suspeitas, ter alcance por meio de zoom com boa resolução e capturar imagens, além de auxiliar o trabalho de outros órgãos

Continua depois da publicidade

Nesta sexta-feira, 12, a Prefeitura de Marabá, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Institucional (SMSI), inaugura o Centro de Controle Operacional (CCO), um importante equipamento público de segurança, que ajudará no monitoramento de pontos estratégicos da cidade. A cerimônia ocorrerá no prédio da Guarda Municipal de Marabá (GMM), na Folha 31, a partir das 17h.

O CCO contará com 35 câmeras espalhadas pela cidade, cujas imagens captadas serão transmitidas em tempo real para o centro por meio de fibra óptica, 24 horas por dia. E, a partir de uma parceria com a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), mais 24 câmeras serão adicionadas ao sistema de monitoramento.

O centro também funcionará como central de atendimento dos números 153 (GMM) e 156 (DMTU), recebendo as chamadas, colhendo informações e repassando para as equipes dos respectivos órgãos.

“O nosso sistema de videomonitoramento é o começo de um grande projeto que visa garantir uma cidade mais segura e que assegure uma sadia qualidade de vida a todos os marabaenses e àqueles que visitam nossa cidade. A expectativa é grande para o pontapé”, ressalta o secretário de Segurança Institucional de Marabá, coronel Denner Favacho.

Por meio das câmeras, os operadores poderão identificar ações suspeitas, ter alcance por meio de zoom com boa resolução e capturar imagens, além de auxiliar o trabalho de outros órgãos, observando usos inadequados de vias públicas e descarte irregular de lixo, por exemplo.

O sistema também buscará integração com serviços como o SAMU e as centrais do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar.

De acordo com Ivan Damas, diretor do CCO, o centro já está em funcionamento e todos os testes envolvendo o sistema foram realizados.

“Sistema funcionando, a empresa já fez todos os testes da parte interna, que é o centro de controle, a rede de fibra, as câmeras. Os operadores passaram por treinamento, estão aptos a desenvolverem suas funções. Quem ganha nisso tudo é a população porque vai ter uma sensação de segurança maior, sabendo que tem câmeras de monitoramento, tem pessoas que podem enxergar uma tentativa de assalto e acionar a polícia, a guarda, para que isso não aconteça”, destaca o diretor.

Para o comandante da GMM, inspetor Chaves, a ferramenta vem para garantir que o serviço chegue a mais locais e em tempo mais hábil.

“O CCO é uma ferramenta importante da secretaria de segurança para concentrar as informações da GMM, DMTU e DMSP, além do monitoramento por vídeo de pontos importantes de Marabá. Vem para melhorar a segurança 24h por dia, através do monitoramento vamos poder realizar nosso trabalho com mais ênfase nos espaços municipais. Dinamizando o efetivo da GMM, além de receber informações em tempo real do que está acontecendo e melhorar nosso atendimento à população de Marabá”, acrescenta.

Segundo a SMSI, o CCO também permitirá, mais adiante, que câmeras de propriedade privada alimentem o sistema de monitoramento, caso os cidadãos tenham interesse.

(Secom Marabá)

Deixe seu comentário

Posts relacionados