Marabá ajuda Nova Ipixuna a instalar Escola do Legislativo

A Escola do Legislativo oferece cursos, palestras, seminários e outras atividades educacionais que abordam temas relacionados ao processo legislativo, direito constitucional, políticas públicas, gestão legislativa, ética, entre outros.

Continua depois da publicidade

Uma equipe da Câmara Municipal de Marabá participou, na última sexta-feira, dia 2 de junho, do lançamento da Escola do Legislativo e da primeira edição do Projeto Constituição em Miúdos na Câmara Municipal de Nova Ipixuna, a 50 km da sede deste município.

O evento aconteceu no Plenário da Câmara Municipal de Nova Ipixuna, com a participação do vereador Ilker Moraes, vice-presidente da CMM, e também do Cabo Rodrigo; do procurador jurídico Ronaldo Giusti; e da equipe da Escola do Legislativo (Elmar), tendo à frente a coordenadora-executiva Gabriela Silva.

A cerimônia foi conduzida pelo presidente da Câmara de Nova Ipixuna, Eduardo Rodrigues da Silva, contando também com a presença da prefeita Maria das Graças; do presidente da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil em Marabá, Rodrigo Botelho, além de outros vereadores e secretários municipais de Nova Ipixuna; e da Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa); e do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Gabriela Silva, da Elmar, elogiou a Câmara de Nova Ipixuna por criar a Escola do Legislativo e disse aos presentes que o Projeto Constituição em Miúdos é extremamente importante de ser trabalhado em escolas. “Parabenizo o presidente Eduardo Rodrigues, da Câmara de Nova Ipixuna, pela coragem em dar continuidade a este projeto. Sem apoio dos vereadores, do Executivo e sem as parcerias com a Secretaria de Educação, Tribunal de Contas e OAB não conseguiríamos chegar a lugar a algum”.

O vereador Ilker Moraes também reconheceu a relevância do projeto Constituição em Miúdos em Câmaras Municipais e parabenizou servidores que atuam em sua realização, tanto em Marabá quanto em Nova Ipixuna. “Ao abrirmos um diálogo sobre educação cidadã, estamos mostrando às crianças e jovens seus direitos e deveres na sociedade. Em Marabá, nas próximas eleições, certamente vamos ter candidatos que passaram pelo Constituição em Miúdos nas escolas. Isso nos enche de orgulho e nos engrandece. Assim como em qualquer segmento da sociedade, na política há os bons e os ruins. E precisamos saber escolher. Por isso esse projeto é importante, para as novas gerações saberem o que cobrar dos seus representantes”, observou o vice-presidente da CMM.

A prefeita Maria das Graças disse que ficou feliz ao receber as primeiras informações sobre a implantação da Escola do Legislativo e do projeto Constituição em Miúdos em Nova Ipixuna. “Às vezes, os direitos se confundem e com esse projeto, os estudantes poderão aprender quais são eles e ainda os seus deveres. Essa temática precisa ser trabalhada em todos os ambientes, tanto na escola quanto em casa”, disse ela.

A gestora municipal agradeceu o apoio da Câmara de Vereadores de Marabá e conclamou os estudantes de seu município a mergulharem no projeto Constituição em Miúdos para aprenderem muito mais. “Estamos vivendo no Século XXI e precisamos fortalecer a educação. Parabéns aos vereadores de Nova Ipixuna por essa iniciativa”, elogiou.

O presidente da Câmara Municipal de Nova Ipixuna, Eduardo Rodrigues, agradeceu a parceria da Câmara de Marabá e aos vereadores de sua cidade que ajudaram na elaboração e aprovação do projeto de criação da Escola do Legislativo. “Eu vou participar ativamente dessa escola e tenho certeza que teremos êxito com esse projeto. Queremos aumentar ainda mais a parceria com a Câmara de Marabá”.

Eduardo Rodrigues reconhece que a formação política faz falta para vereadores também, e disse que todos precisam estudar para se aprofundar no assunto. “Vamos ajudar a construir o que há de melhor para nossa comunidade, para que todos compreendam o que é participar da política”, disse o presidente.

Deixe seu comentário

Posts relacionados