Manifestantes tentam invadir a Blue Zone da COP30 em Belém

A ação provocou tumulto e exigiu resposta imediata da equipe de segurança da ONU e das forças brasileiras que atuam na conferência.

Continua depois da publicidade

Belém (PA) – Um grupo com cerca de 200 manifestantes tentou invadir a Blue Zone da COP30, no início da noite desta terça-feira (11), no Parque da Cidade, em Belém. Portando cartazes, faixas e uma grande bandeira da Palestina, os manifestantes entoavam palavras de ordem e avançaram em direção à área restrita do evento, que abriga delegações oficiais e chefes de Estado.

A ação provocou tumulto e exigiu resposta imediata da equipe de segurança da ONU e das forças brasileiras que atuam na conferência. Os agentes agiram com firmeza e conseguiram conter a tentativa de invasão antes que o grupo ultrapassasse os pontos de controle com raios-X e detectores de metais.

Segundo informações preliminares, pelo menos dois seguranças ficaram feridos durante o confronto, que transformou a entrada da Blue Zone em um verdadeiro campo de tensão.

Ainda não há informações oficiais sobre a motivação do protesto nem sobre as reivindicações do grupo. A entrada na Blue Zone é estritamente restrita a credenciados pela ONU, o que reforça o rigor na segurança do evento.

Matéria em atualização.

Texto: Carlos Magno – Jornalista – DRT/PA 2627