Mais de 230 mil declarações do IRPF 2015 foram entregues no Pará

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

A Receita Federal lembra que o prazo é dia 30 de abril.

Faltando 15 dias para encerrar o prazo de entrega das declarações do Imposto de Renda Pessoa Física 2015, 234.889 contribuintes cumpriram a obrigação com o fisco federal no Estado do Pará. O valor corresponde a cerca de 37,93% do esperado que é aproximadamente 600 mil.

Na 2ª Região Fiscal que engloba os Estados do Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia e Roraima cerca de 557 mil já entregaram a declaração, em torno de 38,57% da expectativa que é de mais de 1,4 milhão.

TV Receita – A Receita Federal divulgou  no canal da TV Receita no Youtube  uma série com 11 vídeos sobre o imposto de renda da pessoa física. A série, chamada TV Receita Responde, aborda as principais dúvidas que surgem nesta época de entrega da declaração. 

e-Defesa – A Receita Federal informa que desde janeiro de 2015 está em produção o sistema e-Defesa  que permite aos contribuintes que receberem notificações da Malha IRPF regularizarem sua situação de maneira mais ágil. O sistema relaciona eletronicamente as infrações lançadas, com opção para pagamento, parcelamento ou contestação dos valores. No caso de contestação, o contribuinte pode escolher um ou mais motivos entre os elencados ou redigir seu próprio texto.

O sistema também pode ser utilizado para responder a uma intimação ou para solicitar a antecipação de análise da declaração, para os contribuintes que ficaram retidos em malha mas ainda não foram intimados. Nesse caso, é preciso realizar previamente o agendamento por meio do “Atendimento virtual (e-CAC)”, acessando o serviço “Extrato do Processamento da DIRPF” disponível na aba “Declarações e Demonstrativos”.

O e-Defesa  pode ser acessado no sítio da Receita Federal na opção “Malha Fiscal – Atendimento”, no “Onde encontro”, ou pelo ícone “e-Defesa” ao final da página principal.

Todas as informações sobre a declaração do IRPF 2015 estão disponíveis neste link