Junta Comercial do Pará suspende temporariamente emissão de CNPJ

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

Incêndio na sede da Receita Federal em Belém pode atrasar retorno. Serviço tornava possível emitir CNPJ no momento de registrar empresas.

Do G1 PA
Devido a realização de uma manutenção no sistema de inscrição e alteração do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), a Junta Comercial do Pará (Jucepa) deixou de emitir o documento desde a última sexta-feira (24).  O órgão informa que o retorno do serviço ” dependerá das condições de trabalho da instituição, que teve o seu edifício-sede em Belém quase que totalmente destruído por um incêndio”, na noite do último domingo (26).

Desde maio de 2012, a Jucepa está habilitada a emitir inscrições e alterações de CNPJ, por meio de um convênio de cooperação técnica-administrativa firmado com a Receita Federal, com objetivo de unificar o procedimento e simplificar o processo de abertura e alteração de empresas.

A medida tornava possível solicitar o CNPJ no momento em que os empresários registravam o empreendimento junto a Jucepa, sem custo adicional, e obedecia uma orientação da Lei Federal nº 11.598/2007, conhecida como Lei do Redesim, a qual estabelece ações para simplificação e integração do processo de registro e legalização de pessoas jurídicas no Brasil.

Na manhã desta segunda-feira (27), a Receita Federal anunciou que o atendimento ao público deve ser retomado nesta quarta-feira (29). O órgão procura uma sede temporária onde possa realizar suas atividades. “Esperamos já na quarta-feira (29), retomar o atendimento em outro local que já está sendo providenciado e será divulgado em breve”, afirmou o superintendente adjunto da Receita Federal, Ocenir Sanches.

Publicidade