Fabricante Komatsu promove qualificação de 39 jovens de Parauapebas

Com objetivo de preparar os jovens para ingressar no mercado de trabalho, a empresa apoiou projetos como Emprega Mais, em parceria com Senai.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

Com o objetivo de fomentar a capacitação profissional dos moradores da cidade de Parauapebas, no Pará, a Komatsu, fabricante de equipamentos para os segmentos de mineração, construção e florestal, finalizou, em setembro, dois importantes programas de qualificação de mão de obra: o Emprega Mais e o Programa de Imersão Komatsu. Um total de 39 jovens do município foram capacitados pelos projetos.

Com três meses de duração, o Emprega Mais, uma iniciativa do Ministério da Economia em parceria com o Senai, formou 17 jovens indicados pela Komatsu, nas funções de Eletricista de Manutenção Industrial e Mecânico de Motores a Diesel. As aulas de qualificação profissional foram ministradas, exclusivamente, por instrutores do Senai. Além disso, os alunos receberam benefícios, como cestas básicas, pelo tempo que frequentarem as aulas.

“É uma grande honra poder apoiar e contribuir com este programa pioneiro, que, por meio da educação profissional, propicia o despertar por uma carreira consistente. Estamos otimistas que conseguiremos indicar um número ainda maior de pessoas para participar da próxima edição do programa que deve ocorrer ainda este ano”, comenta Ideraldo Antonio Soares, gerente de Treinamento da Komatsu.

“Muita gente teve aqui a oportunidade de se qualificar, de aprender e de ingressar no mercado de trabalho. Hoje, me sinto mais preparada para as oportunidades de emprego. As aulas práticas nos deram uma boa bagagem para sermos mais competitivos”, conta Jéssica Nunes Cruz, aluna do curso Mecânica a Diesel.

Para José Guilherme de França Freitas, aluno do curso de Eletricista de Manutenção Industrial, o programa contribuiu para qualificar os profissionais das comunidades de Parauapebas tanto nas relações interpessoais, quanto nos conhecimentos técnicos. “Durante esses três meses eu tive acesso a um conteúdo robusto. O instrutor aliou o bom conhecimento teórico ao conhecimento prático da área. Eu fui incentivado a continuar estudando. Agora, pretendo fazer curso superior na área de elétrica”, reforça Freitas.

Em outra frente, o Programa de Imersão Komatsu formou outros 22 alunos para a função de mecânico de manutenção de equipamento de mineração. O conteúdo total da formação contou com 470 horas, distribuídas em quatro meses de curso. Entre as disciplinas estão: Segurança Aplicada, Literatura Técnica, Inglês Técnico, Trem de Força, Hidráulica, Eletricidade, Apresentação de equipamentos Komatsu, Manutenção Preventiva, Remoção e Instalação de Componentes.

“Celebramos mais esta importante parceria junto ao SENAI, fundamental para que possamos preparar nossos jovens para o mercado de trabalho. Para nós, é uma maneira de contribuir socialmente com as comunidades nas quais atuamos. Além de transformar a sociedade por meio da educação, acreditamos que esta é uma forma de deixar um importante legado para a região de Parauapebas”, finaliza o diretor de Operações e Suporte ao Produto da empresa, Ricardo Alexandre.

Komatsu

A Komatsu é líder na fabricação e fornecimento de equipamentos, tecnologias e serviços para os mercados de mineração, construção, industrial e florestal. Há um século, os equipamentos e serviços da Komatsu têm sido usados por empresas em todo o mundo para desenvolver uma infraestrutura moderna, extrair minerais fundamentais, manter florestas e criar tecnologia e produtos de consumo. Por meio de tecnologia e dados relevantes, a Komatsu e sua rede de distribuidores entregam aos clientes mais segurança e aumento de produtividade, ao mesmo tempo que otimizam a performance das operações.