Equatorial participa de reunião preparatória para o Exercício Ajuda Humanitária 2025 em Marabá

Instituições civis e militares vão reunir esforços com o objetivo de padronizar procedimentos e integrar preparação para grandes operações de ajuda humanitária

Continua depois da publicidade

Na manhã da última terça-feira, 2 de setembro, a Equatorial Pará participou da reunião de apresentação do Exercício Ajuda Humanitária 2025, que será realizado nos dias 16 e 17 de setembro, em Marabá, nas instalações da 23ª Brigada de Infantaria de Selva e do 23º Batalhão Logístico de Selva.

O evento reunirá diversas instituições civis e militares para alinhar procedimentos e reforçar a cooperação interinstitucional, com foco especial na preparação do Pará para receber a COP 30 e para cenários de colapso como incêndios, desastres ambientais ou desabamentos, entre outros.

O encontro contou com a presença do general de brigada, Enio Barbosa Fett de Magalhães, comandante da 23ª Brigada de Infantaria de Selva; do coronel Marcus Victor Lima Norat, diretor da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Marabá; além de representantes da Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Equatorial Pará e Vale, entre outros.

Representando a Equatorial Pará, esteve presente na reunião Ancelmo Carvalho, líder de serviços técnicos e emergenciais, que destacou a relevância da integração de esforços para situações de emergência:

“É fundamental anteciparmos ações e alinharmos procedimentos com as instituições. Dessa forma, conseguimos fortalecer a integração e garantir maior segurança para a população, especialmente em um evento de porte internacional como a COP 30 ou demais cenários onde haja necessidade de atendimento emergencial”, afirmou Ancelmo Carvalho.

O Exercício Ajuda Humanitária 2025 tem como principais finalidades:

  • Padronizar procedimentos de coordenação entre as instituições que atuam em ajuda humanitária;
  • Fortalecer o contato e a integração entre os órgãos do Sistema de Defesa Civil;
  • Treinar situações hipotéticas que possam ocorrer no contexto da COP 30, garantindo maior preparo e eficiência na atuação durante o evento.

Segundo o coronel Marcus Victor Lima Norat, a mobilização reforça a importância da cooperação:

“Nossa ideia é reunir instituições para debater as melhores condições de preparação para o nosso país. Somente com planejamento integrado conseguiremos dar respostas eficazes diante de situações emergenciais”.

Já o general de brigada Enio Barbosa Fett de Magalhães ressaltou que o exercício será um marco para o Estado: “Esse treinamento é essencial para garantir que, no contexto da COP 30, todas as forças estejam alinhadas e preparadas para atuar em defesa da sociedade”.

Com sua participação, a Equatorial Pará reafirma seu compromisso com a segurança, a confiabilidade do fornecimento de energia e a integração, antecipando-se com outras instituições às demandas que a COP 30 trará para o Estado do Pará.

(Belém Meira/ Ascom Equatorial)

Deixe seu comentário

Posts relacionados

plugins premium WordPress