Em Parauapebas, devotos caminham em procissão para homenagear São Sebastião

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

Por Fábio Relvas

Aproximadamente 2.500 fiéis caminharam pelas ruas de Parauapebas, no final da tarde de terça-feira (20), em homenagem a São Sebastião, o padroeiro da cidade. A procissão saiu logo depois das 18h, da igreja São Raimundo, na rua Belém, bairro Primavera, até chegar a rua D, na Paróquia, que fica na Praça Mahatma Gandhi, totalizando dois quilômetros de percurso.

Comemoração ao dia de São Sebartião no Pará

Nas ruas às milhares de pessoas paravam para agradecer ao santo pela graça alcançada e outras caminhavam e cantavam cânticos católicos em homenagem ao santo, com velas nas mãos pedindo benção e paz para a cidade. “É muito gratificante este momento de homenagear um santo muito puro, que se sacrificou por Jesus. Gosto de ascender à vela para fazer a homenagem junto com a imagem de Nossa Senhora de Nazaré. Não idolatramos a imagem e sim o que ela nos representa”, disse Leda Maria, devota.

As homenagens a São Sebastião começaram há 30 anos, mas em nível de paróquia este foi o décimo quinto ano de festejos. Desde o dia 11 janeiro, os católicos da cidade vêm realizando festividades ao santo. “É gratificante para o povo de fé. É importante manifestar em procissão toda a devoção pelo santo e que a fé permaneça viva pela cidade”, declarou Adão Lopes, devoto e missionário da paróquia.

Após a chegada da imagem na Paróquia de São Sebastião, os fiéis que estavam na procissão e outros que aguardavam ansiosos, participaram de todo a programação. Uma missa foi celebrada no final dos festejos em homenagem ao padroeiro da cidade. “Dever cumprido, já que a gente espera o ano todo por esta realização de fé. Ficamos felizes pela a população de Parauapebas ter entendido a mensagem e ter acompanhado todo o traslado com muita fé”, afirmou Patrick Fernandes, Padre da Paróquia de São Sebastião, e que participou da celebração da missa.

Publicidade