Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!
Parauapebas

Jatene e o descaso com a educação em Parauapebas

Continua depois da publicidade

A propaganda institucional do governo Simão Jatene prega incansavelmente o Pacto pela Educação no Pará. Todavia, creio que os gastos com a educação estão sendo canalizados apenas para a propaganda. Um exemplo disso é a Escola Técnica Estadual em Parauapebas, cuja as obras foram iniciadas em 2010, pela então governadora Ana Julia Carepa (PT), e foram totalmente paralisadas após a saída da petista e hoje só restam as ruínas do que um dia poderia ser uma Escola Técnica.

Escola Técnica

Consultada, a ex-govenadora lamentou que este projeto esteja parado, já que houve uma grande luta para se conseguir a liberação do dinheiro para a obra, que segundo ela trará desenvolvimento para o estado, e principalmente para que os jovens tenham a oportunidade de se profissionalizarem para o mercado de trabalho. Ana termina afirmando que o dinheiro para a obra está disponível desde o final do seu governo, não entendendo o motivo da paralisação.

destaque-298735-104-parauapebas-escola-foto-antonio-cicero-

“É notória em nossa cidade a ausência do Estado quando o assunto é educação. Jatene não investe em educação e ainda sucateia as poucas escolas existentes. Denunciamos o problema à Secretaria de Estado de Educação e simplesmente nos ignoraram”, diz o estudante Elton Montilla, que faz parte do grupo de estudantes que denuncia o pouco caso do atual governo do estado em Parauapebas.

O prefeito de Parauapebas, Valmir Mariano, anunciou na quarta-feira (04), durante entrevista à Rádio Arara Azul FM, que o governador Jatene lhe prometeu que construirá, em Parauapebas, um Campus da Universidade Estadual do Pará – UEPA, possivelmente com curso de medicina. Se a promessa for tratada da forma como vem sendo tratada a obra da Escola Técnica Estadual podemos afirmar que vai demorar um bom bocado para que o sonho dos alunos aptos a cursar uma universidade se realize.

Fotos: Antônio Cícero