Segunda-feira (8) é celebrado o Dia de Nossa Senhora da Conceição, também conhecido como Dia da Imaculada Conceição. Embora não seja um feriado nacional, estados e municípios têm autonomia para determinar se haverá folga.
Das 27 capitais brasileiras, 13 decretaram a data como feriado (confira a lista mais abaixo). Nesses locais, os trabalhadores devem ser dispensados; caso sejam convocados a trabalhar, têm direito ao pagamento em dobro ou a uma folga compensatória.
A celebração marca a crença na concepção sem pecado da Virgem Maria e é lembrada por missas, procissões e outras manifestações religiosas em várias regiões do país.
Vale destacar que resta somente um feriado nacional no calendário de 2025: o Natal, no dia 25 de dezembro. A data irá cair em uma quinta-feira.
Consideram feriado:
- Aracaju (SE)
- Belém (PA)
- Belo Horizonte (MG)
- Boa Vista (RR)
- Cuiabá (MT)
- João Pessoa (PB)
- Macapá (AP)
- Maceió (AL)
- Manaus (AM)
- Recife (PE)
- Salvador (BA)
- São Luís (MA)
- Teresina (PI)
A santa é padroeira de Manaus (AM), o que garante um feriado religioso no município e em todo o estado do Amazonas. Também é feriado em Salvador (BA), que celebra o Dia de Nossa Senhora da Conceição da Praia, padroeira da Bahia.
(Fonte: G1)

