Seis indígenas adultas da etnia Parakanã, pertencentes à Aldeia Xaraira, localizada às margens da Rodovia Transamazônica, no município de Novo Repartimento, estão desaparecidas desde o último sábado (8).
As mulheres deixaram a aldeia logo nas primeiras horas da manhã para caçar jabutis, alimento tradicional e abundante nesta época do ano na região amazônica. Ao longo do dia, porém, o retorno não aconteceu, o que despertou alerta e grande preocupação entre os demais moradores da aldeia.
Uma força-tarefa foi imediatamente organizada para tentar localizá-las na vasta área de floresta que compõe a Terra Indígena Parakanã, considerada uma das maiores do estado do Pará, e onde reside a aldeia.

Equipes do 8º Grupamento de Bombeiros Militar, sediado em Tucuruí, foram deslocadas para auxiliar nas buscas. Agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) também participam da operação, que conta ainda com o apoio de centenas de indígenas Parakanã mobilizados na região.
Apesar das desaparecidas serem mulheres experientes na vida na floresta — desde a infância habituadas à caça, ao manejo do território e às técnicas de sobrevivência — o longo período sem qualquer contato aumenta a angústia e reforça o temor sobre o que possa ter ocorrido.
As buscas seguem intensas na reserva Parakanã.
Carlos Magno
Jornalista — DRT/PA 2627