Em Parauapebas, a venda de passagens de ônibus para a capital do estado ainda é tímida. A cinco dias da realização de uma das maiores procissões católicas do Brasil e do mundo, o Círio de Nossa Senhora de Nazaré, duas das principais empresas que atuam no Terminal Rodoviário de Parauapebas lamentam a pouca procura por passagens. Para umas delas, a queda nas vendas em comparação com o mesmo período do ano passado chega a 60%.
Segundo o emissor de passagens da empresa Açailândia, Gleybson Oliveira Silva, diariamente são oferecidos três horários para viagens a Belém. A empresa fez um planejamento para colocar mais dois ônibus extras à disposição dos usuários que tenham interesse em ir para a festa religiosa. “Acreditamos numa procura maior a partir de quinta-feira. Para isso, planejamos colocar mais dois ônibus extras. Esperamos vender todas as passagens”, declara.
Em 2014, nesse mesmo período, além da frota normal diária de três ônibus, a empresa na qual Gleybson trabalha disponibilizou mais de cinco ônibus extras para fazer o percurso de quase 12 horas de viagem a Belém. “Ano passado, vendemos muitas passagens. Inclusive, nesse período já não tinha mais para vender. Em comparação com o ano passado, as vendas agora caíram cerca de 60%”, revela, completando que até promoção está sendo feita para atrair os usuários do serviço. “Na compra da passagem de ida e volta, o cliente ganha 10% de desconto e pode pagar em até três parcelas, sem juros, no cartão de crédito”, afirma.
Na opinião de José Carlos Santos Costa, emissor de passagens da empresa Transbrasiliana, a queda nas vendas tem relação ainda com a crise econômica e a concorrência do setor. “Em época de crise, as pessoas estão poupando mais. Conheço muita gente que vai acompanhar a procissão do Círio pela televisão. Estamos vendendo a passagem por R$ 97,00 e, apesar de ser um pouco mais em conta que os nossos concorrentes, não estamos vendendo conforme desejávamos. A oferta desse tipo de serviço também é grande”, observa.
A frota normal diária da Transbrasiliana é de cinco ônibus partindo de Parauapebas com destino a Belém. A maioria dos veículos tem seguido viagem com poucos passageiros. “Acreditamos que essa situação vai melhorar com as comemorações de final de ano. As pessoas sempre viajam muito nos meses de dezembro e janeiro”, espera José Carlos. As outras empresas consultadas no terminal também relataram queda nas vendas.
Círio
Realizada em Belém há mais de dois séculos, a procissão do Círio de Nazaré será realizada no domingo (11). O evento reúne cerca de dois milhões de romeiros numa caminhada de mais de três quilômetros pelas ruas da capital do Estado, num espetáculo grandioso em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré, padroeira dos paraenses.