A nova ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que liga o os municípios de Estreito, no Maranhão, e Aguiarnópolis, no Tocantins, está com a construção acelerada e previsão de entrega para dezembro de 2025. A antiga ponte JK, construída em 1960, desabou em 22 de dezembro de 2024, deixando um saldo trágico: a morte de 14 pessoas que estavam em veículos que passavam pela estrutura no momento do desabamento. A cabeceira do lado maranhense já começou a ser construída. O investimento do Governo Federal na nova estrutura é de R$ 171 milhões.
De acordo com o Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte), cerca de 75% dos serviços já foram executados e a previsão é de que tudo fique pronto até o fim de 2025. Mais de 500 profissionais se revezam em dois turnos, trabalhando 24 horas, inclusive aos domingos e feriados, para garantir que o cronograma seja cumprido.
A nova estrutura terá 630 metros de extensão, 19 metros de largura e um vão livre de 154 metros. Serão duas faixas de rolamento, dois acostamentos, passeios para pedestres, barreiras de proteção tipo new jersey, além de um sistema de monitoramento de deformações e vibrações.
A obra, que faz parte da Rodovia BR-226 e será essencial para o escoamento da produção e à integração entre o Norte e o Nordeste do País, está sendo construída com o método de balanço sucessivo, técnica usada em grandes vãos, onde cada segmento é concretado e avança em balanço, a partir dos pilares. Até agora, já foram executadas 24 fundações, 26 pilares, 45 vigas pré-moldadas e 5 das 9 lajes que vão compor a estrutura.
(Fonte: Jornalista Luzia Souza – @poraiitz. Foto: Folha do Bico)