Conceição do Araguaia: Palestra no II Encontro de Formação Pedagógica do IFPA abordou o tema “Engenharia social e golpes financeiros”

Promotora de crédito alertou sobre como os criminosos envolvem suas vítimas até caírem em golpes

Continua depois da publicidade

Durante o II Encontro de Formação Pedagógica 2025.2 realizado nos dias 11 e 12 de agosto, com os servidores do IFPA – Campus Conceição do Araguaia foram promovidas algumas palestras. Entre elas, os servidores tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre “Engenharia social e golpes financeiros”, com a promotora de crédito Elisandra Cassol.

A engenharia social, no contexto de golpes financeiros, refere-se a técnicas de manipulação psicológica utilizadas por criminosos para enganar indivíduos e levá-los a realizar ações que resultem em prejuízos financeiros. Essa abordagem explora a confiança, a curiosidade, o medo ou a urgência da vítima, induzindo-a a divulgar informações confidenciais, efetuar pagamentos ou realizar outras ações que favoreçam o golpista.

Enquanto a palestra acontecia, a facilitadora convidou alguns servidores que quisessem relatar casos ou esclarecer dúvidas e o debate prosseguiu de maneira bem colaborativa.

Ela explicou que os criminosos se passam por pessoas ou instituições confiáveis (ex.: banco, familiar, empresa) para ganhar a confiança da vítima e obter informações ou acesso a dados sensíveis. Deixou como dicas de ouro: a verificação da identidade do remetente e que se evite clicar em links suspeitos; nunca fornecer senhas, códigos de acesso ou dados bancários por telefone ou e-mail; utilizar senhas fortes e autenticação de dois fatores: isso dificulta o acesso não autorizado à sua conta, mesmo que seus dados sejam vazados, além de verificar a veracidade da informação com canais oficiais antes de tomar qualquer ação.

A conscientização sobre engenharia social é fundamental para prevenir golpes financeiros, pois a maioria deles explora a vulnerabilidade e a falta de conhecimento das vítimas. A educação e a adoção de medidas de segurança podem reduzir significativamente o risco de cair em golpes e proteger seus dados e finanças. 

“Esse convite me honra muito e reforça a importância da informação como ferramenta de proteção. E é justamente isso que levo comigo em cada conversa: conhecimento que previne, orienta e transforma. Debater sobre este tema é essencial para proteger o servidor público. A Facility acredita que informação é a melhor forma de proteção. Estamos comprometidos em transformar vidas com responsabilidade, ética e atenção”, finalizou a promotora de crédito Elisandra Cassol.

(Ascom IFPA Conceição/ Viviane Fialho)

plugins premium WordPress