Doar sangue é fundamental porque é um ato solidário que salva vidas – o sangue é insubstituível e essencial para tratamentos de emergências, cirurgias, doenças crônicas e para a produção de medicamentos. A doação voluntária e regular garante que os bancos de sangue permaneçam abastecidos, evitando a falta do material e o colapso em épocas de baixa captação. Além disso, o doador tem acesso gratuito a exames de saúde que identificam doenças e garante uma sensação de bem-estar e satisfação pessoal.
O Campus Conceição do Araguaia do Instituto Federal do Pará (IFPA) realizou, no último sábado (23), uma campanha de doação intitulada “Doar sangue é compartilhar vida”, em importante parceria com o Hemopa (Hemonúcleo de Redenção).
A equipe do Hemopa foi formada por 12 pessoas que, com a equipe do campus, estiveram das 7h30 às 16h num trabalho intenso captando amor e vida. Compareceram um total de 135 pessoas, com 113 bolsas de sangue coletadas. Aconteceram ainda doações para medula óssea.
A doação de medula óssea oferece uma nova chance de vida a pacientes com doenças graves, como leucemias e linfomas, para os quais o transplante é a única esperança de cura. No campus, foi realizada uma triagem para garantir que o processo fosse seguro tanto para o doador quanto para o receptor.
“Nosso agradecimento vai para o nosso diretor Orlando Albuquerque. Gostaríamos de expressar nosso sincero agradecimento pela iniciativa de promover a campanha de doação de sangue em nossa instituição. Ações como essa não apenas fortalecem o senso de responsabilidade social entre os alunos, mas também contribuem significativamente para salvar vidas e apoiar a saúde da nossa comunidade”, declarou a técnica de Enfermagem do Setor de Saúde e Qualidade de Vida (SSQV) do Campus, Gracilene Rodrigues.
Ela elogiou a iniciativa de Albuquerque ao liderar essa importante causa e por incentivar a participação dos alunos e colaboradores da instituição. Para Gracilene, iniciativas como essa refletem o compromisso do IFPA com valores de solidariedade e cidadania. “Agradecemos também a todos os servidores que fizeram suas doações e a toda equipe que participou da organização. Juntos somos mais fortes”.
“O que me moveu para buscar essa parceria junto ao Hemonúcleo de Redenção foi a importância de termos estoques de sangue para atender a nossa cidade e região. Aliado a isso, sabemos que, além de salvar vidas, essas ações promovem a solidariedade e a compaixão, sendo, também, um ato de formação cidadã em nossa instituição, que ajuda a desmitificar o processo de doação”, finalizou o diretor-geral Orlando Albuquerque.
(Ascom IFPA Conceição/ Viviane Fialho)