A partir da próxima quinta-feira, dia 14, quem aprecia evento que reúne gastronomia, atrações musicais, economia criativa e exposições terá um bom motivo para sair de casa: vai começar, em Parauapebas, o VI Festival Gastronômico Buffalo’s Gourmet – Sabores da Amazônia, que seguirá até domingo, dia 17, na Praça dos Esportes Radicais Wellison Farias de Azevedo, sempre a partir das 18 horas, tudo num ambiente completamente familiar.
“Preparamos tudo com muito carinho e profissionalismo esse festival, para que jovens, adultos e crianças tenham contato com a culinária deliciosa do nosso Pará, da nossa Amazônia, e ao mesmo tempo se divirtam com a cultura regional, visitem os estandes de produtores rurais, de artesanato, turismo, de instituições de ensino e tantos outros tipos de expositores. Será uma ótima opção para quem curte uma programação diferente na cidade”, diz Pedro de Oliveira, da Associação Búfalos de Ferro (ABF), realizadora do evento ao lado do Ministério da Cultura, com patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Entre os empreendedores, as artesãs Preciosidades da Amazônia, que irão apresentar um desfile de biojoias, produzidas dentro do conceito da sustentabilidade, marca do Buffalo’s Gourmet. Para elas, o festival “é uma iniciativa extraordinária, que vai além da exposição de produtos e serviços de alta qualidade: o festival impulsiona o empreendedorismo local, fortalece conexões e valoriza a economia criativa”.
O ponto alto do evento é a disputa entre chefs de cozinha profissionais e amadores não apenas de Parauapebas, mas de outros municípios, como Marabá, Canaã dos Carajás e Belém. Neste ano, o prêmio de R$ 21 mil será dividido entre os seis melhores pratos – três, de chefs profissionais, e outros três, de amadores -, selecionados por diferentes jurados a cada dia do evento.
Durante a degustação, o público pode dá aquela provadinha na receita. “Eu digo que o Buffalo’s Gourmet é um perigo para quem vive brigando com a balança”, brinca a servidora Thays Lima, que há três anos vai ao festival e não perde a degustação. E nem a Cozinha Show, onde os chefs profissionais ensinam pratos bem diferentes ao público e dão dicas de como deixar tudo mais gostoso.
Um show de cozinha
Na quinta-feira (14), a Cozinha Show será aberta às 19h30 pelo chef Jorge Chaves, com o prato “Escondidinho Marajoara”, seguido pelo chef Davi Chambilla, com a receita “Lomo Salteado Peruano”, um prato típico da cozinha peruana. Será a primeira vez que um chef internacional participará do Buffalo’s Gourmet.

Formado pelo Instituto Gastronômico Internacional (IGI), na Argentina, Davi Chambilla, chegou ao Brasil em 2023. Em abril deste ano, desembarcou no Pará, de onde não pretende sair até porque “se amarrou” numa paraense. “Me apaixonei pela gastronomia paraense, pela cultura e por quem agora é minha esposa. Casei no dia 3 de julho desde ano, e decidi começar tudo de novo por aqui”, conta o chef peruano, que agora está residindo em Parauapebas.
Cheio de confiança, Davi Chambilla também vai disputar o prêmio de melhor chef profissional, com o que ele diz ser um “ícone” da comida francesa: a receita “Búfalo à cordón Bleu”, glaseado de laranja com cuxá e torta de batata tradicional do Peru. “Uma mistura do que é a cozinha internacional com presença paraense e uma pitada peruana”, explica.
Ainda na Cozinha Show, irão se apresentar as chefs Geanny Vocal, com “Filhote Amazônico”, e Shirlen Leal (Belém), com “Bolo Funcional”, feito com creme de queijo e cupuaçu; Nelson Werneck, que vai ensinar “Pulled pork o lúpulo”, para quem quer aprender cerveja artesanal, e a chef Jacqueline dos Santos, com “Lasanha Paraense”; Tanya Sleyne, com “Comida remosa”; e Arturo Báez (Belém, com “Aligot de Abóbora com Puxuri”.
Luciano Figueiredo em “flashrock”
Durante os quatro dias do Buffalo’s Gourmet, o público irá curtir duas atrações musicais por noite, dos mais variados estilos, da MPB ao brega, passando pelo pop, forró e lambada. E um dos mais conhecidos e queridos músicos de Parauapebas não poderia faltar: Luciano Figueiredo, que, ao lado da sua trupe, vai apresentar o seu novo show: “Luciano FlashRock”, com interpretações marcantes registradas no seu novo DVD de mesmo nome, lançado neste mês e que pode ser encontrado no canal do cantor no YouTube: @LucianoFlashrock.

Luciano adianta que seu novo show apresenta “um verdadeiro tributo à boa música, aos grandes sucessos nacionais e internacionais que marcaram época”. É uma performance com uma roupagem que esbanja performance e energia. Luciano se apresentará na sexta-feira (15), antes de Jamilson Jackson, que vem do Maranhão para fazer a alegria dos fãs de Michael Jackson.
O festival contará ainda com as apresentações, no dia 14, de Andra Vitória e Alexandre Souza, famoso em Belém por cantar Chico Buarque, como poucos. No sábado (16), subirão ao palco Forró Jambu e Vamberto e Banda. E, no domingo (17), o festival será encerrado com duas bandas de ritmos bem paraenses: Pai D’Égua, de Parauapebas, e Lambada Social Club, de Belém.
Serviço: O VI Festival Gastronômico Buffalo’s Gourmet será realizado entre os dias 14 e 17 de agosto, na Praça de Esportes Radicais Wellison Farias de Azevedo, a partir das 18 horas. O evento é viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Cultural Vale e realização do Ministério da Cultura e Associação Búfalos de Ferro.
Para mais informações, o contato deve ser feito com Natália Paz: (94) 99146-5666. Acompanhe as novidades do evento pelo site buffalosgourmet.com.br e pelo Instagram: @buffalosgourmett
Fonte: Assessoria de Imprensa ABF