Círio de Marabá aposta em inclusão para a edição de 2025

O projeto "A Energia do Círio Iluminado de Marabá" vai oferecer oficinas de artes visuais para autistas e camarotes de acessibilidade para pessoas com deficiência

Continua depois da publicidade

Em meio às emoções de uma das maiores festas religiosas do Pará, nasce uma iniciativa que transcende a devoção. O projeto “A Energia do Círio Iluminado de Marabá” se propõe a transformar a fé em ferramenta de inclusão social e resgate cultural, provando que a romaria pode ser, também, um caminho para a esperança.

O projeto de inclusão se integra aos festejos do Círio de Marabá, que todos os anos atrai cerca de 300 mil fiéis para a cidade. Mas “A Energia do Círio Iluminado de Marabá” vai muito além da romaria, investindo na valorização da história e dos costumes locais. É nesse contexto que a fé se encontra com a arte, abrindo portas para quem muitas vezes fica à margem dos grandes eventos. Assim, o projeto oferece oportunidades para pessoas com deficiência, que buscam uma nova perspectiva através da arte.

A proposta de uma oficina de artes visuais inspirada no Círio é um abraço à diversidade. O foco em pessoas autistas é uma demonstração do compromisso de criar um espaço de acolhimento. Para os autistas, a pintura se torna uma linguagem, um meio de expressão não verbal, ajudando na organização das emoções e fortalecendo a autoconfiança. É uma ação que integra cultura, fé e inclusão, construindo memórias afetivas e valorizando o potencial de cada participante.

“Ao final da oficina, as telas produzidas seguirão para a praça de eventos do Partage Shopping Marabá, onde passam a integrar uma exposição pública sobre o olhar da pessoa autista sobre os símbolos do Círio. Vai ser um resultado bem interessante, com certeza”, garante o diretor do projeto, Ruan Matheus.

Outra inovação do projeto é a instalação de um camarote de acessibilidade, com capacidade para até 20 pessoas com deficiência e seus acompanhantes. Essa iniciativa garante que a emoção da festa seja compartilhada por todos os devotos de Nossa Senhora de Nazaré, com mais respeito, dignidade e equidade.

Para Michelle Miranda, analista de Responsabilidade Social da Equatorial Pará, que patrocina a programação do Círio Cultural de Marabá, pelo segundo ano consecutivo, o projeto do Círio Iluminado é um momento único que mostra a força da fé e da cultura paraense, por isso a distribuidora de energia é uma incentivadora dessa tradição que já é um marco no calendário de festividades dos paraenses.

“A Equatorial Pará acredita no poder que essa festa tem de proporcionar arte e alegria para todos. Ficamos orgulhosos de acompanhar os frutos dessa parceria. A empresa é a maior patrocinadora de cultura do estado por cinco anos consecutivos e não poderia ficar de fora desse momento tão especial para os marabaenses”, destaca Michelle.

“A Energia do Círio Iluminado de Marabá” é um projeto genuinamente marabaense, assinado pela Big Produções e Aspecom. A iniciativa tem patrocínio da Equatorial Energia, por meio do Programa Semear, e apoio institucional da Fundação Cultural do Estado do Pará e do Governo do Pará. O projeto, que pela primeira vez acontece em Marabá, é uma extensão do “Círio Iluminado”, que acontece durante a festividade de Nossa Senhora de Nazaré, em Belém.

SERVIÇO:

“A Energia do Círio Iluminado de Marabá”

Oficinas de Artes Visuais para pessoas com autismo

Inscrições gratuitas: de 9 a 15 de setembro

Presencialmente na sede da AMA ou por meio do link https://forms.gle/KxMBwHSQnK2FR8WS8

Período das aulas: 18, 23 e 25 de setembro; de 1 a 3 de outubro

Local: Associação dos Autistas de Marabá – AMA (Av. Antônio Vilhena, 192, Bairro Laranjeira) e Partage Shopping Marabá

Contato para imprensa: Tay Marquioro – (94) 98179-0304

 

(Texto: Tay Marquioro)

Deixe seu comentário

Posts relacionados

plugins premium WordPress