A Casa da Cultura de Canaã dos Carajás intensifica sua agenda de democratização cultural com uma programação especial que une literatura e arte circense neste mês de março. O destaque das próximas semanas são as ações itinerantes dos próximos dias 20 e 27, que levam a contação de histórias “Circo legal não tem animal” para diferentes territórios do município. A iniciativa faz parte de um calendário que também celebrou, recentemente, o impacto das políticas de incentivo à leitura com a premiação do projeto “Leitor Nota 10”.
Em alusão ao Dia do Circo (27 de março), a obra de Edna Ande e Sueli Lemos será o fio condutor para uma reflexão lúdica sobre o respeito aos animais e a valorização do circo contemporâneo. As ações propõem uma reflexão lúdica sobre o respeito aos animais e a valorização das práticas circenses contemporâneas, destacando a arte do circo como expressão da cultura popular, espaço de encantamento e importante ferramenta de formação e cidadania.
A primeira atividade ocorre nesta sexta-feira (20), às 15h30, na EMEB Professora Fernanda Leite Feitosa. Já no dia 27 de março, a programação chega ao Assentamento Vila Nova Jerusalém, às 14h, reforçando o compromisso da instituição com a descentralização do acesso à cultura.
Socialização Literária e Leitor Nota 10 de 2025
Além das artes cênicas, a literatura segue como um dos eixos centrais da Casa. Nos últimos dias 11 e 12, a obra “A Moça Tecelã”, de Marina Colasanti, mediada pela professora Flor Pinto, estimulou debates sobre autonomia e protagonismo entre estudantes da EEEM Irmã Laura de Martins Carvalho e frequentadores da sede da Casa.
A primeira ação aconteceu no formato Extramuros, na EEEM Irmã Laura de Martins Carvalho. Já no dia 12 de março, às 16h, a programação ocupou a sede da Casa da Cultura, com socialização literária, premiação do Leitor Nota 10 – 2025 e lançamento da edição 2026 do projeto.
Cleidiane dos Santos, produtora cultural do Instituto Cultural Vale (ICV), comentou sobre a experiência da Socialização na Casa da Cultura no dia 11 de março. “Foi um momento de escuta, de trocas, de ideias e de sensibilidade diante da literatura, mostrando o quanto os livros têm o poder de provocar reflexões profundas. Logo em seguida, vivenciamos outro momento muito emocionante, que foi a premiação do Leitor Nota 10 de 2025 e reconhecer os leitores é sempre algo muito gratificante, porque mostra que o incentivo à leitura está dando resultados e que o esforço de cada participante está sendo valorizado”, afirma.
Recordistas de Páginas
Os vencedores do Prêmio “Leitor Nota 10 – 2025” impressionam pelos números:
1º lugar: Leonardo Timóteo dos Santos (40 livros / 13.545 páginas);
2º lugar: Antônio Gustavo Silva Pereira (25 livros / 8.261 páginas);
3º lugar: Jairo André da Silva Fernandes (12 livros / 6.830 páginas).

“Saio dessa experiência com uma sensação muito positiva, foi um evento que realmente alcançou o público, gerou participação, emoção e fortalecimento do hábito da leitura e momentos como esse mostram que a literatura continua sendo uma poderosa ferramenta de transformação e encontro de construção de conhecimento”, observou Cleidiane.
SERVIÇO
– Contação de Histórias “Circo legal não tem animal”, de Edna Ande e Sueli Lemos
1ª data: 20/03/2026.
Horário: 15h30.
Local: EMEB Professora Fernanda Leite Feitosa.
2ª data: 27/03/2026.
Horário: 14h.
Local: Assentamento Vila Nova Jerusalém.
Informações: (94) 99160-8186.
(Texto: Natália Mello)







