A partir de 1º de janeiro, o sonho de tirar a carteira de habilitação pode ficar um pouco mais difícil para os futuros motoristas. É nesta data que entram em vigor as novas normas do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que chegam para melhorar a formação de condutores e reduzir o número de acidentes de trânsito.
Entre as mudanças principais, está a base da quantidade de horas obrigatórias nas auto-escolas. As 30 horas mínimas no curso teórico, passarão para 45 horas acumuladas. Já o módulo prático, deverá será composto de, ao menos, 20 horas de pilotagem (em vez das quinze horas anteriores).
Além das alterações relativas à carga horária, as novas regras darão ênfase a situações de risco no trânsito e nas estradas, abordando mais rigorosamente as conseqüências do consumo de bebida alcoólica e substâncias psicoativas. Para reforçar a ação, a nova lei ainda prevê a prática nas chamadas condições adversas (chuva, nevoeiro ou noite).
“A idéia das mudanças é principalmente, diminuir o número de acidentes nas ruas e nas estradas, formando uma nova geração de condutores, mais preparada para lidar com as condições atuais de trânsito”, explica Jaqueline Costa, assessora de imprensa do Contran.
De olho nas duas rodas
Segundo uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde, os acidentes de moto subiram 2.000% em apenas 16 anos. Por essa razão, uma série de mudanças foram planejadas especificamente para a cartilha dos motociclistas, que passará a abordar equipamentos de segurança, condução de passageiros ou cargas, e cuidados com vítimas de acidentes. Além disso, foi proibida a realização de aulas em vias públicas, como explica Jaqueline.
“De acordo com as novas normas, passa a ser permitido que o curso de prática de direção para motocicleta seja realizado em via pública, nesse caso é necessário que a instrução seja feita preliminarmente em circuito fechado até o pleno domínio do veículo. No caso da prática de pilotagem de motocicleta em via pública, o monitoramento poderá ser realizado pelo instrutor em outro veículo”.
Antes
Curso Teórico 30 horas aula:
- Legislação de Trânsito – 12 horas aula
- Direção Defensiva – 8 horas aula
- Noções sobre o Funcionamento do Veículo de Duas ou mais Rodas – 2 horas aula
- Noções de Proteção e Respeito ao Meio Ambiente e de Convívio Social no Trânsito – 4 horas aula.
- Noções de Primeiros Socorros – 4 horas aula
Depois
Curso Teórico 45 horas aula:
- Legislação de Trânsito – 18 horas aula
- Direção Defensiva – 16 horas aula
- Noções sobre o Funcionamento do Veículo de Duas ou mais Rodas – 3 horas aula
- Noções de Proteção e Respeito ao Meio Ambiente e de Convívio Social no Trânsito – 4 horas aula.
- Noções de Primeiros Socorros – 4 horas aula
Curso de Prática de Direção Veicular:
- Em vez de 15 horas aula, serão 20 horas aula