Canaã dos Carajás registra baixa procura por vacinas contra a Poliomielite

Apenas 12% do público-alvo foram imunizados desde o início da campanha. Crianças de 1 a menores de 5 anos devem ser vacinadas até 31 de outubro
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

A Secretaria Municipal de Saúde informou, nesta terça-feira (20), que Canaã dos Carajás imunizou apenas 12% do público-alvo contra a Poliomielite. A vacina é voltada para crianças de 12 meses a menores de cinco anos e está disponível nas Unidades Básicas de Saúde da zona urbana, além das Unidades das Vilas Planalto e Bom Jesus, na zona rural.

A baixa adesão da população preocupa o setor de Imunização da prefeitura, visto que a doença é grave. A poliomielite pode infectar crianças e adultos e, em alguns casos, pode levar a paralisias musculares, em geral nos membros inferiores, ou até mesmo à morte. A vacinação é a única forma de prevenção.

Multivacinação

Além da vacinação contra a Pólio também está sendo realizada a Campanha Nacional de Multivacinação para atualizar a caderneta de crianças e adolescentes menores de 15 anos. O município também continua realizando a imunização contra o sarampo, voltada para adultos de 20 a 49 anos; e contra a influenza, para crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas e pessoas de 55 a 59 anos.

Por Dayse Gomes