Canaã dos Carajás: Programação especial da Casa da Cultura celebra Semana dos Museus

A programação conta ainda com exibição dos filmes “Pés de peixe” e “Além do minério”, oficina de confecção de indumentária de boi e chapéu de fitas, além de uma mostra cultural

Continua depois da publicidade

Patrimônio arqueológico, modos de expressão e a ancestralidade da região sudeste do Pará marcam a programação da Casa da Cultura para a Semana dos Museus. A ação faz parte do propósito de democratizar o acesso à cultura e promover a identidade da população local. Pautadas sob as diretrizes do Instituto Cultural Vale, as atividades iniciam na segunda-feira, 12 de abril, com uma palestra, e seguem ao longo da semana, até a próxima sexta-feira (16).

A palestra “Arqueologia na Amazônia: o Patrimônio Arqueológico de Canaã dos Carajás (PA)” integra a programação da 23ª Semana de Museus do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e apresenta ao público informações sobre diversas pesquisas arqueológicas que vêm sendo realizadas na região da Serra dos Carajás desde o século passado.

Os estudos revelaram dados fundamentais sobre a ocupação humana na Amazônia. Atualmente, cerca de 80 sítios arqueológicos já foram identificados em Canaã dos Carajás, registrados no Cadastro Nacional de Sítios Arqueológicos (CNSA), entre eles, o sítio NV-VI, com uma datação de aproximadamente 9.970 anos antes do presente, associada a sociedades de caçadores-coletores. As descobertas em sítios como esse contribuem para entender os modos de vida, saberes e práticas das antigas populações amazônicas.

De acordo com Gabriela Sobral Feitosa, coordenadora da Casa da Cultura, toda a programação da Semana dos Museus foi pensada para fomentar debates acerca da função social dos museus e equipamentos culturais, não só no município, mas ampliando a percepção das pessoas para a produção artística brasileira. “Nós trabalhamos sempre, como pano de fundo, com a facilitação ao conhecimento, à cultura, à informação. Acreditamos fortemente no acesso como chave para a construção de conhecimento da população e até mesmo como forma das pessoas se apropriarem da história delas”, destacou.

A programação conta ainda com exibição dos filmes “Pés de peixe” e “Além do minério”, oficina de “confecção de indumentária de boi e chapéu de fitas” e uma mostra cultural com o resultado da prática com o público participante.

Confira a programação completa

— Palestra Arqueologia na Amazônia: o Patrimônio Arqueológico de Canaã dos Carajás

Data: 12 de maio

Horário: 19h

Local: Casa da Cultura de Canaã dos Carajás

Facilitador: Isaque Souza – Fundação Casa da Cultura de Marabá

Público: Livre

— Exibição de cinema

Filme Pés de Peixe

Data: 13 de maio

Horário: 14h

Local: Casa da Cultura de Canaã dos Carajás

Público: Livre

Sinopse: Guilherme, um jovem ribeirinho, se vê obrigado a participar de uma corrida local para ajudar a sua comunidade a melhorar de vida com a compra de um gerador para suprir a falta de energia.

— Filme Além do Minério

Data: 14 de maio

Horário: 19h

Local: Exibido simultaneamente na Casa da Cultura de Canaã dos Carajás e no Museu Municipal Francisco Coelho, em Marabá

Público: Livre

Sinopse: Além do Minério é um filme que explora a riqueza cultural de Canaã dos Carajás, uma cidade que se tornou um ponto de encontro para pessoas de diversas partes do Brasil e do mundo. Através de histórias entrelaçadas, o filme revela como o fluxo migratório e a diversidade de culturas formam a identidade única desta região. Após a sessão, haverá a transmissão de um bate-papo especial com os diretores, personagens e alunos da oficina, conectando os públicos de Canaã e Marabá.

— Oficina de Confecção de Indumentária de Boi e Chapéu de Fitas

Com orientação de artesãos e artistas populares, os participantes irão aprender técnicas de costura, bordado, aplicação de fitas, uso de paetês e outros materiais, desenvolvendo habilidades manuais, criatividade e senso estético. Durante a atividade, também serão abordadas a história e o significado dessas tradições. Ao final, as criações serão apresentadas em uma pequena mostra cultural, celebrando a identidade e a riqueza das raízes regionais.

Datas: 15 e 16 de maio

Horário: 08h às 12h na Agrovila Nova Jerusalém e das 14h às 17h na Casa da Cultura Canaã.

Público: Livre

Informações: (94) 99220-3451

— Mostra Cultural

O evento é um grande Encontro de Boi-Bumbá e reunirá, além do grupo Brilho do Sol em uma celebração cheia de cor, ritmo e tradição, a apresentação dos resultados das oficinas culturais realizadas na Casa da Cultura e na Nova Jerusalém, com muita música, dança e artesanato produzidos pelos talentos locais. Também haverá, na ocasião, a culminância do primeiro módulo do Programa Pequenos Agentes Culturais, desenvolvido pelo setor educativo da Casa da Cultura de Canaã dos Carajás.

Data: 17 de maio

Horário: 16h

Local: Casa da Cultura de Canaã dos Carajás

Público: Livre.

Sobre a Casa da Cultura de Canaã dos Carajás – CCCC

A Casa da Cultura de Canaã dos Carajás, desde 2021, é um espaço do Instituto Cultural Vale. Atualmente, firmou-se como um importante aparelho cultural de promoção e preservação da cultura, no Pará, onde mantém uma escola de arte-educação com aulas de música, dança e teatro, atendendo cerca de 700 pessoas. A Casa da Cultura também promove uma programação mensal com exposições, oficinas, workshops, palestras e espetáculos diversos, que atendem comunidades do Sudeste do Pará e fortalecem territórios criativos. Seu compromisso é fomentar, por meio da arte e educação, o acesso à cultura, o fortalecimento do território e contribuir com o usufruto da cidadania cultural.

Sobre o Instituto Cultural Vale

O Instituto Cultural Vale acredita que a cultura transforma vidas. Por isso, patrocina e fomenta projetos em parcerias que promovem conexões entre pessoas, iniciativas e territórios. Seu compromisso é contribuir com uma cultura cada vez mais acessível e plural, ao mesmo tempo em que atua para o fortalecimento da economia criativa.

Desde a sua criação, em 2020, o Instituto Cultural Vale já esteve ao lado de mais de 800 projetos em 24 estados e no Distrito Federal, contemplando as cinco regiões do país. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios, patrocinados via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Onde tem Cultura, a Vale está. Visite o site do Instituto Cultural Vale: institutoculturalvale.org.

(Texto: Natália Mello. Fotos: PH Fotografia)

plugins premium WordPress