Canaã dos Carajás perde o pioneiro Cotegipe

Natural de Minas Gerais, José Alves da Silva chegou à então vila Cedere II há 39 anos

Continua depois da publicidade

O município de Canaã dos Carajás perdeu, nesta quarta-feira (16), um de seus mais antigos e respeitados pioneiros: José Alves da Silva, carinhosamente conhecido como Cotegipe.

Natural de Tiros, Minas Gerais, Cotegipe nasceu em 15 de junho de 1936 e havia completado recentemente 89 anos de vida. Chegou à então vila de Cedere II, hoje o pujante município de Canaã dos Carajás, em julho de 1986, há exatos 39 anos. Desde então, dedicou-se à zona rural, tornando-se o primeiro proprietário de um laticínio na região.

Cotegipe acompanhou de perto toda a evolução do município, incluindo o processo de emancipação, em 1994, do qual foi um dos grandes defensores. Era casado com dona Maria Lucas da Silva, com quem constituiu uma numerosa e querida família: 12 filhos, 22 netos e 9 bisnetos.

A morte de Cotegipe gerou comoção entre autoridades e moradores de Canaã dos Carajás. O ex-prefeito Joseilton Ribita lamentou profundamente a partida do pioneiro, destacando o legado deixado por ele e sua família na história do município. Já o ex-prefeito Anuar Alves, amigo pessoal de Cotegipe, expressou solidariedade aos familiares. O também ex-prefeito Jeová Andrade ressaltou que Canaã perdeu um de seus maiores defensores da agricultura local.

O vice-prefeito Dinilson José manifestou pesar e desejou força à família neste momento de dor. A prefeita Josemira Gadelha, que mantém laços de amizade com os familiares de Cotegipe e com quem compartilhava momentos na Igreja Católica, lamentou profundamente a perda e informou que a prefeitura emitirá uma nota oficial de pesar.

A causa do falecimento foi Síndrome de Guillain-Barré.

O velório está sendo realizado na Fazenda Beira Rio, localizada na VS-52, km 10, zona rural de Canaã dos Carajás. O sepultamento será nesta quinta-feira (17), no cemitério local.

A família enlutada agradece a todos pelas manifestações de carinho e solidariedade neste momento de despedida.

Texto: Carlos Magno – Jornalista e amigo da família Cotegipe (DRT/PA 2627)

Deixe seu comentário

Posts relacionados

plugins premium WordPress