O BioParque Vale Amazônia, uma das principais atrações turísticas e centro de referência em conservação e educação ambiental no sudeste do Pará, celebrará o Mês das Crianças com uma programação especial e gratuita no próximo domingo, 26 de outubro. O objetivo é fortalecer a conexão entre a comunidade e a rica biodiversidade amazônica, integrando educação ambiental, cultura local e práticas sustentáveis.
A programação, que ocorrerá das 9h às 16h, inclui exposição de produtos da agricultura familiar, apresentação da cultura indígena, pintura facial, presença de mascotes de animais amazônicos, distribuição de pipoca e algodão doce e, como parte da campanha nacional da Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil, uma ação educativa para conscientizar o público sobre a importância ecológica do jacaré e as espécies do animal que ocorrem na Floresta Nacional de Carajás.
Além disso, em parceria com estudantes do curso de Biologia da Universidade do Estado do Pará (Uepa), a oficina “Minha Primeira Plantinha” incluirá jogos educativos e a prática do plantio de mudas em pequenos vasos, estimulando o contato das crianças com o ciclo da vida vegetal. Já a oficina de observação da natureza, conduzida pela equipe de educação ambiental da Mandu, levará as crianças para a Trilha do Cumaru, onde poderão utilizar binóculos e lupas para observar e aprender sobre a flora e a fauna local.
Sobre o BioParque Vale Amazônia
Criado pela Vale e mantido em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o BioParque tem se consolidado ao longo dos últimos 40 anos como referência em educação ambiental, reprodução de espécies ameaçadas, pesquisa e conservação. O espaço funciona das 9h às 16h, de terça-feira a domingo, com entrada gratuita.
SERVIÇO
- O quê: Programação especial do Mês das Crianças no BioParque Vale Amazônia.
- Quando: Domingo, dia 26 de outubro, das 9h às 16h.
- Onde: Estrada Raymundo Mascarenhas, km 26, em Parauapebas.
- Como acessar: A entrada é gratuita e autorizada pelo ICMBio, na portaria da Floresta Nacional de Carajás.
(Ascom Vale)







