Alívio na Aldeia Xaraira: indígenas Parakanã desaparecidas são encontradas com vida após intensa operação de busca

Desaparecimento mobilizou força-tarefa que incluiu o Exército Brasileiro, bombeiros militares e agentes do Ibama

Continua depois da publicidade

Um clima de profundo alívio tomou conta da Aldeia Xaraira, na Terra Indígena Parakanã, no município de Novo Repartimento, após a localização das seis mulheres indígenas da etnia Parakanã que estavam desaparecidas desde sábado (8). Elas haviam saído logo cedo para caçar jabutis — alimento tradicional e abundante nesta época do ano — e acabaram se perdendo na imensidão da Floresta Amazônica.

A partir do desaparecimento, uma grande força-tarefa foi mobilizada. Participaram das buscas militares do Exército Brasileiro especializados em selva, equipes do 8º Grupamento de Bombeiros Militares de Tucuruí, agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e centenas de indígenas Parakanã que se dividiram em frentes para vasculhar diferentes pontos da reserva, uma das maiores áreas indígenas do Pará.

No início da noite de quinta-feira (13), após dias de apreensão e buscas incansáveis, um grupo de indígenas localizou as cinco mulheres. Todas estavam conscientes e em boas condições de saúde, embora bastante cansadas. Elas relataram que, apesar da experiência em deslocamento e sobrevivência na mata, acabaram desorientadas devido à vasta extensão da floresta.

Devido ao cansaço extremo e à longa distância já percorrida, a equipe de resgate decidiu pernoitar na mata. Somente na manhã desta sexta-feira (14) o grupo retornou à Aldeia Xaraira, onde as indígenas foram recebidas com uma grande festa e muita emoção.

Apesar do susto e dos dias de preocupação, todas passam bem.

Carlos Magno
Jornalista – DRT/PA 2627

Deixe seu comentário

Posts relacionados