Agosto Indígena: Pykôre celebra a cultura viva do povo Kayapó em Canaã dos Carajás

Programação reforça o compromisso do Instituto Cultural Vale com a diversidade e a inclusão cultural nos territórios onde atua
(Foto: Kauan Rios)

Continua depois da publicidade

Nos dias 20 e 21 de agosto, a Casa da Cultura de Canaã dos Carajás se transforma em palco para a força, a beleza e a sabedoria ancestral do povo Mẽbêngôkre-Kayapó. O espaço recebe a programação Agosto Indígena Pykôre: Cultura Viva Kayapó, com a presença da Associação Indígena Pykôre e uma série de atividades abertas ao público, incluindo exibição de documentário e apresentações culturais que celebram a ancestralidade, o território e a resistência indígena.

A Associação Pykôre representa cinco aldeias das Terras Indígenas Kayapó e Menkragnoti: A’Ukre, Pykararãkre, Ngotajte, Kendjan e Karema. A entidade atua no fortalecimento das tradições por meio da arte, da memória e da organização coletiva. “Ainda existem as festas, os cantos, a pintura corporal, a nossa tradição. Na minha aldeia isso ainda está vivo”, afirma o cacique da aldeia A’Ukre, destacando a importância de encontros como este para compartilhar os saberes dos primeiros habitantes da região.

“É importante a gente mostrar a nossa cultura. Nós somos os primeiros habitantes e temos muita coisa que é nossa, que é antiga, que é viva ainda. Encontros como esse ajudam a manter e a valorizar isso”, declara.

A programação faz parte das ações do Instituto Cultural Vale em diálogo com a Casa da Cultura de Canaã dos Carajás, reforçando o compromisso com a diversidade e a inclusão cultural nos territórios onde atua.

“O mês de agosto marca internacionalmente a luta e resistência dos povos indígenas. A Casa da Cultura intensifica a valorização incluindo em nossa programação as vozes dos povos originários, que nos trazem outras perspectivas para pensarmos nossa realidade enquanto sociedade”, destaca Gabriela Sobral Feitosa, diretora da Casa da Cultura. 

Gabriela também reforça o papel das instituições na construção de uma cultura mais acessível e descentralizada. “No Instituto Cultural Vale trabalhamos a nacionalização da cultura a partir do acesso. É fundamental distribuir recursos, ativar circuitos culturais nos territórios mais diversos possíveis e, dentro da Amazônia, isso significa também fortalecer a presença indígena nos equipamentos culturais”, finaliza.

Programação

Exibição do documentário “Kukràdjà” 

Uma oportunidade única de conhecer, através do olhar dos próprios Kayapó, os rituais, cantos e festividades que fortalecem a cultura e a identidade do povo Mẽbêngôkre. Filmado por cinegrafistas indígenas em três aldeias, “Kukràdjà” é mais do que um documentário, é um registro sensível e necessário de saberes ancestrais e memórias vivas. 

  • Data: 20/08 
  • Horários: 14h 
  • Local: Casa da Cultura de Canaã dos Carajás 
  • Classificação: Livre 
  • Informações: (94) 99220-3451 

Danças Tradicionais Kayapó 

A força da cultura Kayapó ganha vida em uma apresentação especial de danças tradicionais. Os rituais celebram o coletivo e a ancestralidade do povo Mẽbêngôkre. 

É um momento de partilha, onde o corpo em movimento se torna memória viva, resistência e celebração da identidade indígena. 

  • Data: 21/08 
  • Horários: 14h 
  • Local: Casa da Cultura de Canaã dos Carajás 
  • Classificação: Livre 
  • Informações: (94) 99220-3451 

(Texto: Natália Mello)

plugins premium WordPress