“Posso dizer que já sou ‘meia médica’, e isso não tem explicação, é uma sensação simplesmente incrível.” É assim que Taina Tatila Pereira da Luz, aluna do curso de Medicina da Afya Redenção, descreve sua trajetória até aqui. Natural de Conceição do Araguaia, cidade vizinha, Taina enfrentou desafios, estudou incansavelmente e deixou a casa dos pais para viver seu sonho de se tornar médica.
“Cada questão respondida no vestibular parecia me aproximar de um objetivo que antes parecia distante”, relembra. Hoje, já na metade do curso, ela celebra cada conquista e reforça que todo esforço valeu a pena.
Histórias como a de Taina se multiplicam por todo o país. E agora, com o vestibular unificado da Afya – maior ecossistema de educação e tecnologia em medicina no Brasil –, mais estudantes poderão trilhar esse caminho com praticidade e esperança, pois as inscrições para o vestibular unificado de Medicina para ingresso no primeiro semestre de 2026 estão abertas.
A partir de agora, o processo seletivo traz mais praticidade e conveniência para os candidatos ao permitir que, com apenas uma inscrição e o pagamento de uma única taxa, seja possível concorrer a uma vaga em até três unidades da instituição, em diferentes regiões do Brasil.
O sistema de seleção considera as opções em ordem de preferência: primeiro é analisada a unidade escolhida como prioridade pelo candidato. Caso não seja aprovado, a mesma nota é aproveitada para a segunda e a terceira opções.
No total, o vestibular disponibiliza mais de 1.500 vagas, distribuídas em 32 unidades de ensino da Afya em 14 estados: Acre, Alagoas, Amazonas, Bahia, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia e Tocantins. Todos os cursos de Medicina da instituição contam com notas 5 e 4 em avaliações do MEC (Ministério da Educação), em uma escala de 1 a 5.
“O sonho de cursar Medicina é compartilhado por milhares de jovens, mas o caminho até a aprovação costuma ser desafiador, exigindo até deslocamentos para diferentes cidades e estados. Com o vestibular unificado, a Afya facilita esse processo ao permitir que o estudante utilize uma única prova para concorrer a vagas em diversas unidades pelo país, ampliando as possibilidades de ingresso sem precisar enfrentar múltiplos processos seletivos ou viagens desgastantes”, ressalta Nádia Albuquerque, Diretora Geral da Afya Redenção.
A prova será aplicada no dia 26 de outubro de 2025 em formato online, garantindo comodidade e acessibilidade para estudantes de todo o país. As inscrições para o vestibular unificado seguem até 20 de outubro, exclusivamente pelo site da Afya. Todo o processo, incluindo matrícula, é realizado de forma digital.
Afya Amazônia
A Afya tem uma forte relação com a Amazônia, com 16 unidades de graduação e pós-graduação na Região Norte. O estado do Pará é o responsável pela maior operação, com instituições em Marabá, Redenção, Abaetetuba e Bragança. Tem ainda oito escolas de Medicina em outros estados da Região: Amazonas (2), Acre (1), Rondônia (2) e Tocantins (3). Além delas, a Afya também está presente na região com quatro unidades de pós-graduação médica nas capitais Belém (PA), Manaus (AM), Porto Velho (RO) e Palmas (TO).
(Texto: Elizabete Ribeiro)