Rapidinhas

Continua depois da publicidade

Mineração
Depois de três meses sem qualquer movimentação, o projeto de lei 37/11, sobre o regime de aproveitamento das substâncias minerais, ao qual está apensado o projeto 5807/13, que traz o novo Código de Mineração, terá uma nova Comissão Especial. A comissão foi criada ontem (24) por ato do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB). O deputado Leonardo Quintão (PMDB) pode permanecer na relatoria.

EFC
No próximo sábado (28) a Estrada de Ferro Carajás, que liga Carajás à São Luiz, completará 30 anos. Ela foi oficialmente inaugurada em 28 de fevereiro de 1985 pelo então presidente João Batista Figueiredo. Segundo a Assessoria da Vale, não haverá nenhum evento alusivo à data. É a famosa contenção de despesas que opera na mineradora nos últimos anos prevalecendo.

S11D
Há hoje, no total, 14 mil trabalhadores envolvidos nas diferentes frentes de obras do projeto S11D em Canaã dos Carajás. São 11 mil distribuídos nas tarefas de abertura da mina, que fica em área de savana dentro da Floresta Nacional de Carajás (Flona), e na montagem da usina de beneficiamento do minério de ferro, fora da floresta. Outros três mil trabalhadores estão ocupados com a construção do ramal ferroviário de 101 quilômetros que ligará o S11D a EFC.

Emprego
Quando concluído e entrar em operação, o número de empregos diretos no S11D deve ser de 2,6 mil pessoas, das quais 2,1 mil da Vale e 500 terceirizadas.

Desemprego
Segundo o prefeito de Canaã dos Carajás, Jeová Andrade, o município vive um momento difícil, marcado pela migração de trabalhadores de outras regiões, pelo desemprego e pelo fato do município não ter conseguido aumentar a oferta de infraestrutura e de serviços públicos na mesma velocidade do crescimento populacional criado pelo projeto. Segundo ele, há 15 mil desempregados em Canaã. “E todo dia chega gente aqui à procura de trabalho.”

Impostos
A Vale informou que, desde a implantação da mina de Sossego, em 2004, pagou mais de R$ 446 milhões em impostos nos três níveis (União, Estado e município). O valor recolhido de royalties, entre 2008 e 2014, foi de R$ 183 milhões, considerando as três esferas de governo. Além disso, a mineradora alega que investe no relacionamento com as comunidades e iniciativas de cunho social, por meio da Fundação Vale, desenvolve programas de qualificação de mão de obra, de empreendedorismo local, e investe em infraestrutura através de parcerias com o poder público

Contraponto
O prefeito Jeová considera que as contrapartidas da Vale para o município precisam ser maiores. O município tem população estimada pela prefeitura de 62 mil habitantes, embora o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponte, com base em dados de 2010, um contingente populacional de 26.716. Em 2002, Canaã tinha 10 mil habitantes, diz Andrade, meio que querendo responsabilizar a mineradora pelo caos social que hoje prevalece em Canaã, e lembrando que com o S11D, o município vai se tornar um dos maiores beneficiários de royalties da mineração do Brasil. “Devemos superar até Parauapebas”, diz Jeová.

Hemopa
Nos dias 6 e 7 de março, a Fundação Hemopa vai comemorar o Dia Internacional da Mulher com campanha de incentivo à doação voluntária de sangue, para elevar o número de coletas femininas no estado do Pará, que atualmente representa 32% do total de doações efetivadas, em 2014. “Mulher, quando você doa sangue, a vida se multiplica”. É o tema da mobilização, que tem a meta de 300 doações.

Inadimplentes
Uma pesquisa realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do estado (Fecomércio) apontou que no Pará, o número de inadimplentes cresceu e os paraenses estão preferindo fazer compras à vista para evitar novos endividamentos. Segundo o estudo, em fevereiro deste ano, 61,9% da população no estado estava endividada e a inadimplência subiu para 19,5%.

Convocação
Requerimento de autoria dos vereadores Israel Pereira – Miquinha – e Euzébio Rodrigues, ambos do PT, aprovado durante a sessão de ontem da Câmara Municipal de Parauapebas convoca o secretário municipal de Meio Ambiente, André Rosa, que também responde pela secretaria de Urbanismo, e a secretária adjunta de Meio Ambiente, Bárbara Fechter, no prazo de até 10 dias à prestarem informações sobre as ações das referidas pastas.

Convite
Os mesmos parlamentares, em outro requerimento, convidaram o secretário municipal de Obras, Raimundo Queiroga e representantes da Mineradora Vale para darem informações sobre o andamento das obras de duplicação da Rodovia Faruk Salmen e da PA-150.

Bezerros
As negociações estão calmas no mercado de reposição de bovinos no Pará, principalmente em função dos altos patamares de preços. Embora a oferta de animais esteja reduzida, a disponibilidade de pasto está boa, o que poderá motivar o pecuarista a repor os animais em curto prazo. As categorias mais jovens são as mais procuradas no estado. A informação é da Agroin Comunicação.

Deixe seu comentário

Posts relacionados