Sindicato leva reivindicações de agentes de saúde à Câmara Municipal

Continua depois da publicidade

Agentes Comunitários de Saúde estiveram na Câmara reivindicando seus direitos

Integrantes do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde Pública do Estado do Pará –Sintesp, estiveram presentes na última terça-feira, 30 de outubro, na sessão plenária da Câmara Municipal de Parauapebas, reivindicando benefícios previstos em lei para os Agentes Comunitários de Saúde – ACS, que trabalham no município.

De acordo com a delegada de base do sindicato em Parauapebas, Edimilde Dias da Silva, os agentes reivindicam pagamento de insalubridade; vale transporte; fornecimento de Equipamentos de Proteção Individual – EPI’s; redução da jornada de trabalho de 8h para 6h; pagamento integral do repasse do Ministério da Saúde e a realização de exames de saúde periódicos nos agentes.

Segundo Faisal Salmen, PSDB, os agentes estão reivindicando o fundo que chega do Governo Federal e a procuradoria do município deu parecer contrário. O vereador observou que as reivindicações são válidas e lembrou que a problemática da saúde não passa só pelo médico, “que é apenas um ator do processo. O médico tem pouco tempo para diagnosticar o paciente. Por isso, seria importante que tivesse mais agentes de saúde para acompanhar a população”.

O vereador Antônio Massud, PTB, lembrou que já houve vários debates acalorados na Casa de Leis sobre a questão da saúde no município, inclusive solicitando a presença do secretário de saúde na Câmara e a realização de audiências públicas para discutir a problemática. “Isso nos foi negado. A saúde do município deixou muito a desejar, principalmente quando foi nomeado esse ditador Alex Pamplona. Muitos criticaram a administração do antigo secretário Evaldo Benevides, mas em vista deste cidadão o Evaldo dá de dez a zero”.

O parlamentar disse que as reivindicações dos ACS são legais, por isso devem ser respeitadas. “Insalubridade é um direito de quem trabalha em áreas insalubres, e não podemos dizer que essas pessoas não trabalham com riscos. Estamos vendo a luta dessas pessoas, e já que podemos aprovar ou desaprovar leis, temos que dá prioridade a esses projetos que garantam direitos. Dando mais condições para que essas pessoas atendam melhor a comunidade”, ressaltou Massud.

Lei

De acordo com Percília Martins, PRTB, em 2011 ela produziu um Projeto de Lei que ampara a questão de insalubridade. “Não sei por que não está vigorando, uma vez que o projeto foi sancionado”.

Francisângela Resende, PMDB, destacou que a insalubridade é um direito que ninguém pode contestar, “pelo contrário temos que dar força para que esses trabalhadores tenham seus direitos garantidos. Precisamos conversar com o secretário de saúde, o de administração e até com o secretário de finanças se preciso for para que essas reivindicações sejam atendidas”.

O parlamentar Wolner Wagner, PSDC, enfatizou que os ACS são os primeiros “médicos” a conhecer os problemas de saúde das pessoas. “Sem os agentes de saúde não há saúde perfeita. Por isso, devemos valorizá-los”.

Para Odilon Rocha, PMDB, os agentes de saúde são a base que pode evitar que a saúde se torne um caos, “como se tornou a saúde do município. Sinto-me comprometido em defender os servidores de menor salário e com o maior trabalho”.

Adelson Fernandes, PDT, destacou que o agente de saúde tem uma função importantíssima. “A saúde de qualquer lugar só vai evoluir se tiver uma saúde preventiva bem implementada. O trabalho do agente de ir de casa em casa para saber o que está se passando, é de grande relevância. É a partir dessas visitas que vamos economizar em saúde”. Adelson ressaltou que enquanto se trabalhar com a saúde curativa, corretiva os gastos serão exorbitantes.

Por Ascom/CMP

2 comentários em “Sindicato leva reivindicações de agentes de saúde à Câmara Municipal

  1. Abélia Patricia Responder

    gostaria de saber se tenho direito a salubridade,sou ACS, tenho 4 anos cm agente de saúde.E tem gente reinvidicando seu direito perante ministerio do trabalho.

  2. Maria Responder

    ótimo! A importância desses proficionais para a comunidade todos sabemos!!!!Ho meu Deus ninguém merece esses vereadores,tomara que já inicie o novo governo, acho que nesse, teremos alguém com mais conteúdo!Não possivel!!

Deixe seu comentário

Posts relacionados