Category Archives: Parauapebas

Resultado da Mega-Sena 1655 – dois ganhadores

image

 

Quarto encontro do “Dia da Família na Escola” acontece amanhã (22)

Família do ano de 2014 (1)Com o objetivo de promover a interação entre família e escola, com base na troca de experiência, atitudes de solidariedade, companheirismo, respeito e colaboração para o desenvolvimento integral dos alunos, a Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizará no próximo sábado (22), em todas as unidades de ensino da rede municipal, o quarto e último encontro do ano letivo do Dia da Família na Escola.

Com determinação de quatro encontros durante cada ano letivo, de acordo com o calendário escolar da rede municipal de ensino, o evento este ano vem abordando o tema “Família e escola, uma parceria que dá certo!”.

No encontro, as escolas oferecem às famílias a oportunidade de conhecerem de perto parte do trabalho pedagógico realizado nas unidades educacionais, como também uma aproximação com os profissionais envolvidos no processo de ensino.

Todas as escolas contam com uma programação diversificada, com direito a apresentações culturais, palestras, exposição de atividades dos alunos realizadas durante o último trimestre, atividades esportivas e brincadeiras.

Fonte: Assessoria de Imprensa Semed

Programação 16 dias de Ativismo inicia nesta sexta-feira (21) em Parauapebas

Os 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher, no Brasil, se iniciam em 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra. A Prefeitura de Parauapebas, sob a coordenação da Secretaria Municipal da Mulher (Semmu), inicia uma série de ações com a proposta de sensibilizar e chamar a atenção para o problema da violência contra a mulher, buscando o apoio e a mobilização da sociedade.

A Semmu realizará ação para os servidores públicos municipais nesta sexta-feira (21), no hall do Centro Administrativo da Prefeitura, no período das 8 às 12 horas. Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), por meio do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), serão oferecidos testes rápidos de HIV/aids, sífilis, hepatites B e C, panfletagem e orientação sobre doenças sexualmente transmissíveis.

Na tarde de sexta-feira (21), acontecerá caminhada alusiva ao Dia Nacional da Consciência Negra, às 16 horas, na Rodovia PA 275, em frente ao quartel da Polícia Militar, e apresentações culturais, às 19 horas, na Praça de Eventos.

Programação

  • Dia 25/11: Campanha Laço Branco, às 16 horas, em frente à portaria de acesso à Floresta Nacional de Carajás (Flona), Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher.
  • Dia 28/11: Palestra sócio-educativa pelo fim da violência, às 19 horas, na Palmares II.
  • Dia 10/12: Campanha para pessoas com deficiência, apresentações      culturais, às 20 horas, na Praça de Eventos, em comemoração ao Dia Internacional dos Direitos Humanos.

Educação ambiental de Parauapebas será destaque em fórum brasileiro

Parauapebas terá presença de destaque quando for realizado em Belém o VIII Fórum Brasileiro de Educação Ambiental, que ocorrerá no período de 3 a 6 de dezembro de 2014. O Centro de Educação Ambiental de Parauapebas (Ceap) é uma entidade parceira da Prefeitura, através das secretarias municipais de Meio Ambiente (Semma) e de Educação (Semed), ICMBio e Ufra, que obteve a aprovação de cinco artigos, entre relatos, experiências e contribuição inseridos nos projetos desenvolvidos na cidade.

Para os educadores ambientais do Ceap, autores dos artigos, a divulgação para a comunidade científica, bem como a comunidade em geral, vem mostrar o reconhecimento das experiências e das ações já desenvolvidas, evidenciando o trabalho dos integrantes do Centro.

O secretário de Meio Ambiente, André Rosa de Aguiar, acredita que esses relatos de educação ambiental mostram que “estamos caminhando para um ambiente mais sustentável, e a melhor forma de solidificarmos isso é através da educação ambiental, e a secretaria é parceira dessa ideia”.

Artigos aprovados

  • Projeto Flona vai à Escola: a experiência de conhecer para preservar no município de Parauapebas
  • Projeto Jovem Ambientalista atuando na mudança de atitude de jovens de Parauapebas
  • Parauapebas como instrumento para aulas práticas na construção do saber
  • Educação Ambiental e Cidadania: um relato de boas práticas ambientais dentro das escolas de Parauapebas
  • A problemática do lixo sob a ótica da educação infantil em Parauapebas.

Texto: Agenor Garcia

Resultado da Mega-Sena 1654 – Acumulou R$135 milhões

image 

Trânsito na BR-155 está interditada devido rompimento de um tubo linear do Rio Sebozinho, em Xinguara

A Rodovia BR 155 está cortada a altura de Xinguara, a 1 quilômetro da cidade, devido ao rompimento do aterro sobre o Córrego Sebozinho, um afluente do Rio Mariazinha.

XINGUARA 1

De acordo com informações, o aterro se rompeu por volta das 3 horas da manhã desta quarta-feira (19/11/14), deixando o tráfego de veículos completamente interrompido. O motivo foi a chuva torrencial que desabou sobre a cidade e região enchendo rios e córregos.

xx3

A força das águas rompeu a tubulação de aço e as cabeceiras de concreto do aterro deixando tudo destruído. A cratera aberta na pista mede em torno de 20 metros de largura, e no local não passa ninguém, nem pedestres conseguem passar de um lado para o outro da estrada. Não há expectativa de quando o local será consertado pelo DNIT.

Fonte : Edmar Brito

.

Parauapebas participa da Semana Estadual do Tribunal do Júri do TJPA.

A 3ª Vara Penal da Comarca de Parauapebas está participando da Semana Estadual do Tribunal do Júri, do Tribunal de Justiça do Estado do Pará. Estão agendadas quatro sessões para os dias 18, 19, 20 e 21 de novembro. Hoje, 18, está sendo julgado Carmindo Alves dos Santos. Amanhã, 19, será a vez de Itamar Gomes Cândido. No dia  20 a de Jose Cipriano de Oliveira, e no dia 21 Sebastião Soares da Silva passará pelo Tribunal do Júri.

LibioDesde de que assumiu a 3ª Vara Penal da Comarca de Parauapebas, em abril de 2010, o juiz Líbio Araújo Moura já realizou 19 sessões do Tribunal do Júri, duas delas em 2014.

O Fórum juiz Celio Rodrigues Cal vem passando por reformas em ritmo acelerado visando a instalação das Varas dos Juizados Especiais Cível e Criminal, e da 5ª Vara Criminal da Comarca de Parauapebas. Com as instalações, a Comarca passará a contar com três Varas Criminais (3ª, 5ª e o Juizado), bem como com quatro Varas Cíveis (1ª, 2ª, 4ª e Juizado).

As obras fazem parte do convênio assinado em setembro último entre a presidência do TJPA e a prefeitura de Parauapebas.

Para 2015 existe a previsão de serem instaladas mais duas Varas Cíveis,  uma da Infância e da Juventude e outra de Fazenda Pública. 

Parauapebas sedia última formação do ano letivo das Casas do Aprender

A Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com a Fundação Vale, realizou nos últimos dias 11, 12 e 13, na Casa do Aprender, a última formação voltada para os coordenadores e técnicos das Casas do Aprender de Ourilândia do Norte (PA), São Pedro da Água Branca (MA) e a anfitriã Parauapebas.

DSC_0621

Com base no tema Sustentabilidade, a formação vem discutindo durante todos os encontros a organização do Plano de Ação Plurianual (2014/2015); Elaboração do Orçamento para 2015; e Elaboração e Aprimoramento do Guia de Convivência, além da formação do Comitê Gestor, tendo em vista que Parauapebas já realizou dois encontros com o comitê.

A ação vem para aprimorar o que já é desenvolvido pelas Casas do Aprender. Juliana Piauí, formadora do Programa de Educação da Fundação Vale, ressalta o quanto é importante essa formação no município. “Tudo o que desenvolvemos ao longo deste ano é de extrema importância para cada município participante. Além de termos conseguido consolidar com muito esforço um plano de ação plurianual, conseguimos constituir também um comitê gestor, e isso é muito gratificante”, relata a formadora.

Para Maria Vânia de Lima, coordenadora da Casa do Aprender de Parauapebas, a formação só veio contribuir ainda mais com as ações desenvolvidas pela casa, além de aumentar a credibilidade repassada para os pais das crianças que frequentam a unidade educativa. “Nossa casa está a cada dia que passa crescendo mais. Temos crianças de todos os bairros, inclusive do Cidade Jardim, que não medem esforços para estarem aqui. Ficamos muito felizes em saber que o trabalho que está sendo desenvolvido é reconhecido pela comunidade”, declarou.

Sarau Cultural

Dentro da formação, os coordenadores e técnicos das Casas do Aprender organizaram na última quarta-feira (12) o Sarau Cultural voltado para a comunidade. Nele foi realizado a contação de histórias no momento literário, feito pela pedagoga da Controladoria de Treinamentos e Recursos Humanos (CTRH), Teca Saçço.

Momento Literário realizado pela pedagoga Teca Saçço.

A mãe do pequeno Matheus Salazar, dona Fabiana Salazar Pereira, declarou que depois que seu filho começou a frequentar a Casa do Aprender ele vem se dedicando ainda mais na escola e adora ler livros. “Já pude ver a mudança feita na vida do meu filho, depois que ele começou a frequentar a Casa do Aprender. Ele mudou completamente. Matheus era um menino tolo, que chorava para não ir à escola. Hoje ele é super-interessado nas tarefas da escola, adora estudar e ama ler livros. Sempre que ele vai à Casa volta cada vez melhor. Estou muito feliz com o desenvolvimento do meu filho”, declara a mãe.

Na oportunidade, o secretário adjunto de Educação, Rui Santos de Amorim, destacou o quanto o governo municipal tem buscado qualidade para aplicar no ensino público do município. “Estamos buscando a cada dia condições para que nosso aluno tenha acesso ao conhecimento, e isso faz com que nós educadores nos sintamos felizes. Estamos todos juntos nesse processo, para fazer com que o aluno tenha mais acesso à leitura e às novas tecnologias, e a Casa do Aprender é esse espaço acolhedor para esses alunos”.

Texto e Fotos: Luzandra Vilhena- Ascom/Semed

 

Willian Barros é campeão e ‘Prata da Casa’ do 7º Fempa

_MG_2088Interpretações emocionantes e letras marcantes definiram o 7º Festival de Música de Parauapebas (Fempa), que ocorreu nos últimos dias 13, 14 e 15, na Praça de Eventos. Nos dois primeiros dias, aconteceram as eliminatórias, além dos shows nacionais de Ivan Cardoso e Trilogia (Lucinha Bastos, Nilson Chaves e Marhco Monteiro), e no sábado (15) foram conhecidos os grandes vencedores desta edição.

Vinte e quatro competidores disputaram as etapas local e nacional, além de concorrerem aos títulos de melhor intérprete, melhor letra, “Voz do Povo” (atribuído pelo público através de votação) e “Prata da Casa” (atribuído pelos jurados a um artista de Parauapebas). Na última noite, os 12 últimos participantes se apresentaram mais uma vez para decisão final dos jurados e do público.

_MG_2208

Depois do show de Geraldo Azevedo, que não poupou elogios para a organização e estrutura do evento preparado pela Secretaria Municipal de Cultura, foram conhecidos os vencedores. Levando os troféus de primeiro lugar em ambas as etapas e o título “Prata da Casa”, Willian Barros sagrou-se o grande campeão do festival.

Willian já participou de outras edições do Fempa e parabenizou a organização do evento. “O nível deste ano foi muito mais elevado e a estrutura foi ótima”, declarou o compositor da canção “O monstro”, adicionando que a música é uma denúncia contra o abuso sexual de crianças, “muitas vezes praticado pelo próprio pai”.

O gestor da Secult, Fernando Veras, ressaltou a importância do festival. “Nossa missão é incentivar e valorizar a cultura local. A equipe da Secretaria de Cultura está muito contente com o resultado final do 7º Fempa”, garantiu o secretário.

Resultado final

Etapa Local

1º Lugar: “O monstro” – Willian Barros

2º Lugar: “Dor e poesia” – Willyan Monteiro

3º Lugar: “Avidez” – Raquel Sá

Etapa Nacional

1º Lugar: “O monstro” – Willian Barros

2º Lugar: “Dor e poesia” – Willyan Monteiro

3º Lugar: “Queima pra se espalhar” – Nana Reis

Premiação Extra

Melhor letra local: “Dor e poesia”

Melhor intérprete local: Mayara Faria

Voz do povo: Monteirinho do Acordeon

Prata da casa: Willian Barros

Texto: Anderson George – Fotos: Irisvelton Silva

Em nota, Central das Cooperativas de Transporte repudia atos de cooperados em relação ao troco em Parauapebas

Nota Central das Vans 1