Category Archives: Parauapebas

Campeão Sub-15 na 2ª Etapa do Paraense de Tênis de Mesa é de Parauapebas

Parauapebas é uma cidade que se destaca no Estado pela quantidade de atletas de alto nível que possui. Não importa a modalidade, o talento dos jovens atletas do município é visível. Exemplo de dedicação e disciplina é o garoto Mateus Pires, de 15 anos, que acaba de conquistar o título de campeão sub-15 na 2ª Etapa do Paraense de Tênis de Mesa.

Mateus Pires, campeão sub-15 do tênis de mesa

O campeonato aconteceu no dia 23 de maio, no Ginásio Altino Pimenta, em Belém. A boa colocação no certame é fruto da disciplina de Mateus que segue uma rotina de treinos, aliada à dedicação nos estudos. Cursando o 1º ano do ensino médio em escola particular, por meio da conquista de uma bolsa integral, o garoto já participou de várias competições, dentre elas, do Aberto de Marabá de Tênis de Mesa e da 1ª Etapa do Campeonato Paraense de Tênis de Mesa, no mês de abril.

“Desde 2013, me dedico ao tênis de mesa. Mas, foi só a partir dos Jogos Abertos, em Belém, que eu despertei o interesse por esse esporte. Até então, eu só praticava ping pong”, conta Mateus, acrescentando que começou a treinar o tênis de mesa no Ginásio Poliesportivo, com o apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel).

Por ter conquistado o título de campeão sub-15 na 2ª Etapa do Paraense de Tênis de Mesa, Mateus foi convidado a treinar na Vila Olímpica de Manaus durante o mês de julho. O atleta é também tricampeão Infantil Paraense e vai participar da 3ª Etapa do Paraense de Tênis de Mesa, nos dias 21 e 22 de junho, e dos Jogos Estudantis Paraenses, fase regional, na cidade de Marabá, de 24 a 28 de junho.

Tendo como técnico o professor Roberlan Costa do Nascimento, Mateus destaca que tudo o que tem conquistado tem relação com o esporte que pratica. “Consegui uma bolsa integral na Escola Impacto e tenho também a bolsa atleta. Além disso, tenho acesso a conhecimento cultural e a viagens, situações que o tênis de mesa tem me proporcionado”, afirma Mateus.

Sobre o futuro, o campeão deseja continuar a praticar o tênis de mesa e ser engenheiro automobilístico. Além da Semel, Mateus conta também com o apoio de uma escola particular do município.

Texto: Jéssica Borges – Ascom PMP

Parauapebas Futebol Clube divulga edital de convocação de associados. Prestação de contas e eleição são as pautas

edital

75ª Zona Eleitoral – Parauapebas – realiza Audiência Pública sobre revisão biométrica

Está agendada para a próxima terça-feira, 02/06, às 09h, na sala do júri do Fórum de Parauapebas Juiz Célio Rodrigues Cal, a audiência pública que visa esclarecer à população todos os detalhes da ação de recadastramento biométrico do eleitorado no município, que começará na próxima quarta-feira, 03/06.

A inclusão da biometria na identificação do eleitor é considerada a etapa final de modernização do Sistema Brasileiro de Votação Eletrônica, agregando um valor substancial de segurança a todo o processo, já que coíbe qualquer tentativa de falsidade ideológica ou duplicidade.

Parauapebas passará a compor o rol dos 22 municípios paraenses que estarão aptos a votação biométrica nas eleições municipais em 2016, aproximadamente 25% do eleitorado do Estado. Além disso, estará habilitado para a recepção e emissão do novo modelo nacional de identidade civil unificado, o RIC.

Obra da nova Cadeia Pública de Parauapebas atinge 50% de execução

Com capacidade para 306 novas vagas, a obra da Cadeia Pública de Parauapebas, no sudeste do Pará, já chega a 50% de execução. Depois de finalizar a estrutura do primeiro bloco de celas, bloco administrativo e cercamento da unidade prisional com um muro de concreto, para a contenção, em todo o perímetro, agora cerca de 35 homens trabalham fazendo rejuntes, construindo camas, prateleiras, escadas e banheiros nos interiores das celas.

Penitenciária3A obra é executada pela Superintendência do Sistema Penitenciário (Susipe) em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop) com recursos do governo do Estado de mais de R$ 4,5 milhões. A construção foi iniciada em 2013, e a previsão é que até dezembro deste ano a nova cadeia pública seja entregue.

Coordenada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop), a construção é da empresa terceirizada Arteplan Projetos e Construções Ltda. O projeto estrutural foi executado por engenheiros e arquitetos da secretaria, a partir de um plano de necessidades levantado pela Susipe.

“A obra está em pleno andamento. Atualmente, temos 35 homens trabalhando, entre pedreiros, carpinteiros, ferreiros, soldadores e mestres de obras, mas a expectativa é que, no ápice da edificação, esse número chegue a pelo menos 100 trabalhadores”, afirma o coordenador de Planejamento e Controle de Obras da Sedop e fiscal responsável pela construção, Sérgio Paixão.

Estrutura – O novo centro de detenção, com área de 2.448 metros quadrados, contará com salas de aula e informática, biblioteca, consultório médico e odontológico, enfermaria, além de um bloco exclusivo para visitas íntimas com espaço de convivência. A unidade também vai dispor de dormitórios para agentes prisionais, quatro guaritas de vigilância e gerador próprio. Serão entregues, ainda, duas celas reservadas para portadores de necessidades especiais.

PenitenciáriaNa nova casa penal, os agentes penitenciários vão fazer o monitoramento dos internos a partir de um andar superior, de onde poderão abrir e fechar celas e eclusas sem o contato direto com o preso. Isso garante maior segurança contra possíveis tentativas de fuga ou motins. Para ajudar na vigilância também está prevista uma sala de monitoramento eletrônico. O modelo já é adotado em outros presídios estaduais e segue as diretrizes do Departamento Penitenciário Nacional (Depen).

Penitenciária2“Uma das principais melhorias, dentre tantas que vamos ter com a inauguração dessa nova unidade prisional é a localização. Acredito que, por ser mais afastada do centro da cidade, com certeza vai nos dar melhores condições de trabalho e aumentar o nível de segurança, tanto para quem está dentro quanto para quem está fora da cadeia”, garante o diretor da Carceragem de Parauapebas, José Williams Cordeiro.

Atualmente, 15 novas unidades prisionais já têm obras em andamento, nos municípios de Bragança, Marabá, Paragominas, Santarém, Santa Izabel do Pará, São Felix do Xingu, Tomé-Açu e Vitória do Xingu. Até o fim de 2016, cerca de seis mil novas vagas serão geradas no sistema prisional. Este é o maior investimento estrutural para o sistema penitenciário já feito no Pará.

Fonte: Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado do Pará

GAECO : A Operação Filisteu do MPPA apreende documentos e faz prisões em Parauapebas

Parauapebas amanheceu nesta terça-feira recebendo uma mega operação do GAECO – Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado, acompanhada de Promotores de Justiça e um Procurador de Justiça.

A operação percorre vários pontos da cidade. As primeira informações dão conta de pelo menos dezessete residências, pontos comerciais, residências de vereadores, Câmara Municipal e Prefeitura de Parauapebas recebem nesse momento a “visita” do grupo.

Muitas especulações nas redes sociais. Todavia, só foi confirmada até o momento a prisão do empresário Edmar “boi de ouro”, do Supermercado Baratão.

A operação esteve na Câmara Municipal e forçou as portas dos gabinetes dos vereadores Odilon, Devanir, do SD, e Arenes (PT), que compõem a mesa diretora da Câmara, além da do gabinete do Sr. José Alves, diretor administrativo da CMP e do vereador Josineto (SD), ex-presidente daquela Casa. Na residência do vereador Arenes (SD), a operação teria encontrado uma arma.

Na prefeitura a entrada de funcionários e populares está suspensa pelo menos até o meio dia. A operação recolhe documentos no gabinete do prefeito, na Procuradoria Geral do Município e na Secretaria de Fazenda.

Devido às especulações, que são muitas no momento, o Blog será atualizado sobre o assunto assim que confirmadas as notícias.

Atualização
O vereador Arenes (PT) está na delegacia de polícia de Parauapebas. Ele teria sido detido para averiguações em relação a quatro armas (espingarda calibre 44, revólver 38 e pistola 380), e munições, que teriam sido encontradas na residência do mesmo durante as diligências.

O vereador Odilon Rocha de Sanção foi preso em cumprimento a um mandado expedido pelo juiz titular da Vara Penal de Parauapebas, Líbio de Araújo Moura.

Produtores da Vila Sanção aumentam renda com incentivos do Governo Municipal

Fazer a despesca de seu tanque de piscicultura pela primeira vez e ter suas expectativas superadas foi motivo de felicidade para o agricultor José Marcos de Oliveira, 40 anos, na última quinta-feira (21). Morador da Vila Sanção, o agricultor ganhou da Prefeitura a construção de seu tanque. Ele conta que nem imaginava desenvolver a atividade, mas hoje já pensa em aumentar o número de tanques.

IMG_8577

“O total apoio da Secretaria de Produção Rural (Sempror) me incentivou a trabalhar com piscicultura, participei do curso e gostei muito. Nessa primeira despesca foram 2.256 quilos de peixes em um período de 10 meses. Tive um lucro de 45%, considero um investimento lucrativo. Estou muito satisfeito com o resultado”, comentou o agricultor.

Atendido pela Sempror desde 2013, o produtor Romero Dias planta banana, abacaxi, açaí, cupuaçu, abóbora e hortaliças e leva seus produtos três vezes por semana para vender na cidade. São em média 10 sacos de açaí vendidos diretamente aos batedores.

IMG_8741

“Sinto-me totalmente atendido pela Prefeitura. Depois de receber a mecanização, adubo e assistência técnica, minha renda aumentou em 70%. A produção é minha única fonte de renda”, garantiu o produtor, destacando que hoje possui 2.800 pés de banana com a expectativa de colheita para setembro.

De acordo com o coordenador da Região 4, da qual a Vila Sanção está incluída, Diego Ribeiro , os agricultores fazem parte de um total de 64 produtores rurais atendidos pelo Governo Municipal, através da Sempror naquela área. “São muitos os benefícios para o campo: mecanização, distribuição de mudas, adubo, ureia, assistência técnica, além da construção de 20 tanques de piscicultura. É muito bom ver os produtores contentes”, disse o coordenador.

IMG_8482

O gestor da pasta, Horácio Martins, visitou alguns agricultores e participou de almoço com 22 produtores. Na ocasião, destacou que a Prefeitura pretende estimular a produção de peixe, assegurando a comercialização do produto com o estímulo à piscicultura e ressaltou o esforço do governo para atender o homem do campo de todas as formas possíveis.

“Vimos hoje o resultado do esforço do trabalho de toda uma equipe. O Governo Valmir Mariano está atendendo e contribuindo para melhoria da qualidade de vida de nossos produtores rurais. Não tenho dúvida que daqui a alguns anos, Parauapebas será referência em nível de Estado na produção de pescado” ressaltou o secretário.

Texto: Liliane Diniz – Fotos: Irisvelton Silva

DEM anuncia Marcelo Catalão como pré-candidato a prefeito de Parauapebas em 2016

Por Fábio Relvas

Jornalistas e convidados das regiões e sul e sudeste do estado do Pará participaram na tarde desta sexta-feira (22), de uma coletiva envolvendo uma mesa formada por políticos dos Democratas (DEM). A reunião fez parte da programação do 4º encontro regional dos Democratas, realizada no auditório do hotel Vale dos Carajás, em Parauapebas.

Vários temas foram debatidos pela mesa formada por autoridades do partido como: Lira Maia (presidente estadual dos Democratas); Márcio Miranda (presidente da Assembleia Legislativa e Deputado Estadual); Hélio Leite (Deputado Federal); Haroldo Martins (Deputado Estadual); e Marcelo Catalão (presidente municipal dos Democratas).

Assuntos como a greve dos professores, Siderúrgica de Pecém, polêmicas com declarações de vereadores e principalmente o crescimento do DEM, foram levantados por militantes da imprensa local e debatidos pela mesa. Lira Maia aproveitou a ocasião e confirmou que o sindicalista Marcelo Catalão é o nome forte do partido em Parauapebas e que o partido vem muito forte para as eleições de 2016. “Nós estamos percorrendo o estado com diversos encontros. Tivemos em Santarém, agora estamos no sul e sudeste, depois vamos para a região do nordeste como Bragança e logo em seguida para o baixo Tocantins e para encerrar em Belém. Estaremos, em tempo legal, oficializando o nome de Marcelo Catalão e tentando ajudá-lo no que nos for possível.

O pecuarista Marcelo Catalão recebeu muitos aplausos dos presentes na reunião. Catalão concorreu nas eleições passadas para Deputado Federal e teve sua candidatura como ficha limpa. Agora mais fortalecido pelo partido, vem para brigar. “O partido já saiu do gatilho. Falo isso com humildade e não com propriedade. Estamos conversando para buscar uma melhor equipe com maior número de vereadores, tentando escalar o melhor time para o partido”, afirmou Catalão.

Após o debate com jornalistas e convidados, o encontro seguiu na Chácara Rio Verde, onde os políticos do DEM puderam dialogar com a comunidade em geral que foi até o local para poder conhecer mais o partido e tirar suas próprias conclusões. “É um momento de cada um de nós cidadãos comuns analisar a política de Parauapebas. Os políticos eleitos, como os vereadores foram escolhidos pela população”, lembrou Catalão.

No final do encontro um vídeo foi mostrado contando um pouco da história do DEM. Segundo as imagens apresentadas, políticos do partido buscam novas ideias, defendendo um liberalismo moderno. O DEM surgiu em 2007 com um slogan “A Força das Novas Ideias”. “Liderança não se impõe, se conquista. Estamos conversando sobre o crescimento do partido e estamos em fase de defensor do DEM. Somos orientadores do partido levando os interesses do crescimento das cidades”, finalizou Lira Maia.

Para Marcelo Catalão, o anfitrião do Encontro, o partido segue firme em busca de parceiros para a disputa eleitoral do ano que vem. “Eu e o partido estamos trabalhando diuturnamente para formar um time forte em 2016. Teremos nomes de peso para buscar a tão sonhada vaga na Câmara Municipal e, unidos, chegaremos ao Morro dos Ventos para mudar a forma de administrar esse rico município”, concluiu Catalão, que nas eleições de 2014 obteve 40.889 votos como candidato a deputado federal pelo DEM.

Semed planeja pagamento retroativo referente à mudança de nível de professores da rede

Na última sexta-feira, 15, foi realizada uma reunião entre Secretaria Municipal de Educação (Semed) e Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Estado do Pará – subsede Parauapebas (Sintepp) para tratar do assunto. No encontro solicitado pelo próprio sindicato, ficou estabelecido e acordado entre as partes que o cronograma de pagamento das referidas progressões seria definido após um levantamento financeiro realizado pela Secretaria Municipal de Administração (Semad).

O motivo, além da necessidade de avaliação pormenorizada da situação e verificação de cada caso individualmente, é o grande volume de recursos destinados ao pagamento de professores e demais servidores nos meses de maio e junho, o que representa um impacto significativo sobre a folha de pagamento. No final deste mês será realizado o pagamento retroativo do aumento de salário concedido aos servidores (10% de acréscimo) e do aumento do vale alimentação, que passou de R$ 350,00 para R$ 400,00. No final do mês de junho, será realizado o pagamento do mês, mais o referente às férias e 1/3 sobre as férias dos professores da rede.

Por esses motivos, causa surpresa a nota de repúdio emitida pelo Sintepp, que além de ir contra o acordo firmado na reunião mencionada anteriormente, distorce informações e não menciona a necessidade real de planejamento para o pagamento da mudança de nível dos professores.

A Prefeitura de Parauapebas reforça o seu compromisso com uma educação de qualidade no município, sempre em obediência à legislação vigente, e lamenta que fatos como esse tentem influenciar a opinião pública de forma inadequada. A Secretaria Municipal de Educação segue buscando a melhoria no ambiente e nas condições de trabalho dos professores e irá cumprir o que a lei determina, com responsabilidade e cuidado com os gastos públicos. (ASCOM PMP)

Vale alerta sobre mudança no trânsito na PA-275

A Vale informa que a partir desta quarta-feira, 20 de maio, será iniciada a construção de viaduto ferroviário na PA-275, na altura do km 10, em trecho próximo ao loteamento Nova Carajás. Um desvio temporário foi sinalizado e instalado paralelo à rodovia para o livre trânsito de motoristas e pedestres durante o período da obra. A Vale reforça a importância da atenção e segurança redobrada dos usuários e pede que sigam as orientações e sinalização no local.

Desvio PA 275 Maraba-Parauapebas - FOTO Jakson Fontes

O viaduto foi a alternativa de construção definida dentro das obras previstas para a implantação do Ramal Ferroviário S11D, para garantir a maior segurança da comunidade e da operação ferroviária. Quando estiver concluído, a linha férrea passará por cima da rodovia, permitindo a continuidade do fluxo normal de veículos pela PA .

Foto: Jakson Fontes

Semma combate carvoeiras ilegais em Parauapebas

O Departamento de Fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente-Semma, realizou ontem mais uma operação para destruir as caieiras produtoras de carvão  instaladas nos fundos do Polo Moveleiro de Parauapebas. Esta é segunda vez que os fiscais da Semma são enviados para aquele local com a missão de acabar com as caieiras abertas em trincheiras rudimentares para a queima de aparas que são  descartadas pelas movelarias.

Semma

As denúncias do funcionamento irregular das caieiras chegam à fiscalização da Semma devido à poluição causada pela fumaça que incomoda os moradores em conjuntos vizinhos, além da poluição do igarapé que passa na área. A fumaça denunciam os moradores perturba 24 horas por dia, até a queima total das aparas que, dentro das trincheiras, vão produzindo o carvão, que depois é vendido para churrascarias, mercearias, pizzarias e bares.

Semma 2

Todo o carvão encontrado ontem foi confiscado e será destinado a entidades sociais sem fins lucrativos. As aparas foram recolhidas em caçambas e serão depositadas em local indicado pela prefeitura. O carvão apreendido na primeira operação rendeu centenas de sacas de carvão de 25 quilos que foram doadas à Sorri Parauapebas que após a venda, destinou a verba para os seus trabalhos sociais. Desta vez, o material apreendido não passou de vinte sacas, pois os fiscais chegaram no início da temporada de queima. (Texto e fotos: Semma).