Category Archives: Parauapebas

Parauapebas vence Cametá e garante vaga na final do 1º turno do Parazão 2015

Por Fábio Relvas – Foto: Antônio Cícero

O Parauapebas conquistou vaga para a finalíssima do 1º turno do Parazão 2015, ao derrotar o Cametá, por 1 a 0, na tarde deste sábado (28), no Estádio José Raimundo Roseno Araújo, o Rosenão. O gol único da partida foi marcado aos 10 minutos da segunda etapa, através do meia Juninho, em cobrança de pênalti. Agora o PFC espera a definição da outra semifinal entre Tapajós e Independente que será disputada neste domingo (1º), às 17h, no Estádio Jader Barbalho, o Barbalhão, em Santarém. A final do turno está marcada para o próximo domingo (8).

PFCxCametá_20150228_AntonioCicero_0558O jogo começou com forte marcação no meio de campo e com as duas equipes errando muitos passes. Com isso os times tentaram finalizar de fora da área, mas sem sucesso. Os jogadores do Parauapebas sentiram o desgaste do último jogo, ocorrido há dois dias. Com erros bobos, deixaram o Cametá gostar da partida, mas o Mapará não conseguiu furar o esquema montado pelo técnico Léo Goiano, com cinco homens no meio.

Quem chegou com perigo foi o PFC. Magno recebeu se livrou da marcação e bateu forte, o goleiro Evandro salvou colocando para escanteio. Evandro do Parauapebas tentou de fora da área, o seu xará espalmou mais uma vez, cedendo outro corner. Com jogo feio, as equipes ficaram mesmo no 0 a 0 no primeiro tempo.

A segunda etapa começou movimentada. No primeiro lance, Leandrinho lançou para Cassiano que de frente mandou um chutaço, Paulo Rafael operou um verdadeiro milagre, espalmando de mão trocada para escanteio. O Parauapebas respondeu com Régis, que mandou um foguete, o goleiro Evandro salvou a queima roupa para fora. Na jogada seguinte, Evandro fez um carnaval na defesa adversária e foi derrubado por Souza dentro da área. Pênalti para o PFC e cartão amarelo para o lateral esquerdo cametaense. Juninho cobrou a penalidade com muita categoria, como manda o figurino, bola para o lado e goleiro para o outro para o delírio da torcida, aos 10 minutos.

O Mapará sentiu o gol do adversário e tentou reagir a qualquer custo. O atacante Branco simulou um pênalti e acabou recebendo cartão amarelo aplicado pelo árbitro Edeval Augusto. Evandro recebeu belo lançamento de Juninho, cortou a marcação e chutou a esquerda da meta cametaense, ouvindo-se o Uh! da galera. Soares especialista em bola parada cobrou falta venenosa, Paulo Rafael defendeu no susto, aliviando o perigo. Leandrinho cometeu falta mais forte e recebeu cartão vermelho.

O Cametá começou a parar as jogadas e cartões amarelos foram distribuídos. Juninho cobrou falta com perfeição, à bola caprichosamente explodiu no travessão. Muitos torcedores chegaram a gritar gol no lance. Na jogada seguinte, Magno cortou bem o zagueiro Gil, mas chutou na rede pelo lado de fora. O atacante Magno saiu de campo, dando lugar para Célio Codó, e foi muito aplaudido pelos torcedores do Trem de Ferro. No finalzinho da partida os visitantes deram trabalho. Até o goleiro Evandro foi para área tentar um cabeceio após escanteio, mas a bola respingada conseguiu ser afastada pela defesa do PFC. Final de partida: Parauapebas 1 x 0 Cametá.

“Sabíamos que seria um jogo difícil e disputado, por tudo que o Cametá apresentou na competição. Nossos atletas se entregaram dentro de campo e conseguimos alcançar nosso objetivo. Vamos preparar o grupo para a final e temos uma semana para isso”, ressaltou Léo Goiano, técnico do Parauapebas.

FICHA TÉCNICA

Parauapebas: Paulo Rafael; Rodrigo Siqueira, Negretti, Henrique e Mocajuba; Dedeco, Gustavo, Evandro (Juninho Pará), Régis e Juninho; Magno (Célio Codó). Técnico: Léo Goiano

Cametá: Evandro; Américo (Jaílson), Gil, Rodrigo e Souza; Vanderson, Leandrinho, Frank e Flamel (Soares); Branco e Cassiano (Cabralzinho). Técnico: Cacaio

Árbitro: Edeval Augusto Ferreira Figueiredo

Assistentes: Luiz Diego Nascimento Lopes e Hélcio Araújo Neves

Quarto árbitro: Djonaltan Costa de Araújo

Cartões amarelos: Régis e Gustavo (Parauapebas); Rodrigo, Souza, Branco e Gil (Cametá)

Cartão vermelho: Leandrinho (Cametá)

Local: Estádio José Raimundo Roseno de Araújo, o Rosenão

Renda: R$ 10.750,00  – Público pagante: 579  – Credenciados: 314 – Total: 893

Abertas inscrições para Projeto Jovem Ambientalista 2015

Até dia 12 de março, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) estará com inscrições abertas para o processo de seleção dos candidatos ao Projeto Jovem Ambientalista 2015.

Ao todo, estão sendo ofertadas 35 vagas, 15 destinadas aos alunos matriculados no 9º ano do Ensino Fundamental e 20 aos alunos do 1º e 2º ano do Ensino Médio, ambos da rede pública com faixa etária entre 14 e 18 anos de idade. As inscrições estão sendo realizadas no Centro de Educação Ambiental de Parauapebas (Ceap), localizado na Rua O nº 227, Bairro União, no horário das 9h às 12h e das 14h às 17h. A taxa de inscrição é 1 kg de alimento não perecível.

A prova será realizada no dia 15 de março. O Projeto Jovem Ambientalista faz parte do Programa de Educação Ambiental do Ceap e é desenvolvido por meio de atividades voltadas para a formação socioambiental de jovens.

Maiores informações no edital.

Com alto investimento, Grupo Mateus chega para inovar em Parauapebas.

Por Fábio Relvas

A equipe diretora do Grupo Mateus convocou a imprensa e convidados para uma coletiva na manhã desta quinta-feira (26), no Hotel Carajás, em Parauapebas. O principal motivo da reunião foi de apresentar a estrutura do grupo e o que pretendem realizar dentro da cidade. Atualmente, o Grupo Mateus encontra-se com 17 mil funcionários nos estados do Pará, Maranhão, Tocantins e Piauí. A vontade é sempre de expandir por diversas cidades das regiões, sem se preocupar com as concorrências.

IMG_7064

“Quando se tem concorrência, quem ganha é o consumidor. É uma disputa saudável. A gente quer fazer parte deste mercado dentro de Parauapebas e queremos inovar. Trabalhei na Serra Pelada em 1978, conheço bem a região e o que ela oferece. Estamos prontos para inaugurar a loja aqui e sabemos da exigência dos consumidores desta cidade”, afirmou Ilson Mateus, presidente e fundador do Grupo Mateus.

Com um investimento total de R$ 30 milhões, a loja Mix Mateus Parauapebas, será inaugurada na próxima quarta-feira (4), localizada na rodovia PA 275, S/N – Nova Carajás. O novo estabelecimento da cidade terá 323 vagas para estacionamento e mais de 20 mil itens ao consumidor. Segundo a diretoria do grupo, o empreendimento vai auxiliar no desenvolvimento econômico de Parauapebas, gerando mais de 400 empregos diretos e outros indiretos.

IMG_7004“Queremos investir bastante futuramente. Temos 422 funcionários já contratados para a loja. Levamos uma parte para São Luís-MA para realizar treinamentos. Antes de entrarmos aqui em Parauapebas, fizemos pesquisas em diversas cidades. Nós temos um plano de crescimento aqui no Pará. A região como um todo vai crescer e muito. Tivemos muitos problemas em Marabá, mas foi um aprendizado. Estamos prontos para entender os consumidores locais”, declarou Ilson.

A loja é conhecida como “atacarejo”, unindo o atacado e o varejo em uma única área de venda. Sendo assim, tem como objetivo vender por preços baixos possibilitando economia aos consumidores. O Mix Mateus vai realizar uma promoção com os clientes no sábado (7), quando será promovido um concurso cultural, envolvendo a empresa e a cidade de Parauapebas. Os autores das melhores frases irão concorrer a prêmios, como carros e motos.

Tentativa de assalto ao Banco do Brasil de Parauapebas.

Tentativa de assalto na agência Cidade Nova do BB

Muita confusão nesta manhã no centro comercial de Parauapebas. Segundo as primeiras informações bandidos estão dentro da agência central do Banco do Brasil no município. Eles teriam sequestrado e mantém refém a família de um funcionário do banco.

A Polícia Militar está dentro da agência, após a mesma ter sido fechada e todos os clientes terem sido colocados pra fora. As negociações para que os meliantes se entreguem prosseguem.  Funcionários do banco permanecem na agência.

Atualização às 12 horas:
Delegado Thiago Carneiro, da 20ª Seccional de Polícia Civil em Parauapebas informa que os bandidos não estão dentro da agência, somente funcionários e policiais. Sobre o sequestro da família de um dos funcionários, o delegado informa que está apurando e logo mais informará a imprensa sobre a tentativa de assalto. Os caixas eletrônicos na entrada da agência estão funcionando normalmente, mas o acesso à agência está interditado no momento.

Atualização às 14 horas
A família do funcionário Erick, que há dois meses trabalha na agência da Cidade Nova do Banco do Brasil com a função de caixa e que hoje seria o responsável pelo abastecimento dos terminais de auto-atendimento (TAA), foi libertada, segundo informou um funcionário do banco, afirmando que fora escolhida porque os bandidos acharam que Erick fosse um funcionário de alta patente. A família foi sequestrada ontem a noite e hoje pela manhã o funcionário foi trabalhar com a orientação de que recolhesse todo o dinheiro possível e entregasse aos bandidos. O funcionário não aguentou a pressão e contou o que se passava a outro que imediatamente comunicou à direção do banco e a polícia foi acionada.  Alegando falha no sistema, a agência foi fechada e todos os clientes retirados. Familiares dos funcionários foram orientados a não saírem de suas casas. Após a liberação da família, os outros funcionários foram liberados para irem para suas respectivas residências. A agência volta a funcionar normalmente amanhã. A polícia não informou a prisão de nenhum dos bandidos envolvidos no sequestro.

Parauapebas derrota Independente, garante o primeiro lugar do Grupo A1 e pega o Cametá no sábado pela semifinal do Parazão em casa.

Por Fábio Relvas

Um bom público acompanhou o jogo dos líderes do Grupo A1 do Parazão 2015. Parauapebas e Independente entraram em campo com o apoio de suas torcidas, em uma partida nervosa e cheia de faltas. Melhor para o PFC que venceu, por 1 a 0, com gol do atacante Magno e garantiu o primeiro lugar. Agora o Trem de Ferro decide a semifinal em casa, diante do Cametá.

PFCxINDEPENDENTE_20150225_AntonioCicero_9790O jogo começou truncado no meio campo, com faltas para ambos os lados. Quem levou perigo primeiro, foi o Independente. Na cobrança de falta de Léo Rosas, a bola foi desviada pela zaga, que cedeu escanteio. Após lambança da defesa do Trem de Ferro, a bola sobrou para o atacante Joãozinho que chutou forte, Paulo Rafael se esticou todo e colocou para fora. Régis respondeu também em bola parada e mandou um chutaço rasteiro em cobrança de falta, mas a bola passou a esquerda do goleiro Alencar Baú.

O PFC foi para cima e marcou. Depois da jogada individual do atacante Magno, a bola foi desviada pela zaga e enganou o goleiro, aos 30 minutos. A última chance foi do mesmo Magno. Após cobrança de falta de Régis, Alencar Baú soltou nos pés do adversário que isolou por cima.

No segundo tempo a forte chuva veio, mas nada que atrapalhasse o andamento da partida. O Galo Elétrico assustou no escanteio, a bola foi cabeçada para fora por Evandro, assustando a torcida e ao goleiro Paulo Rafael. As faltas eram a arma do Independente na segunda etapa. Daniel Piauí mandou um foguete, Paulo Rafael defendeu bem. O PFC respondeu com Régis, que lançou para Magno que sozinho completou para o gol, mas a jogada foi bem anulada pelo bandeirinha Pedro Alves de Souza Neto. O meia Régis tentou de fora da área, Alencar Baú apareceu bem e defendeu o chute.

PFCxINDEPENDENTE_20150225_AntonioCicero_9794

A defesa do PFC voltou a fazer lambança, mas Dudu de cara para gol chutou forte por cima da meta de Paulo Rafael, perdendo uma chance real para o Galo Elétrico. O independente pressionou o adversário, mas não conseguiu concluir com êxito as jogadas. Final de jogo: Parauapebas 1 x 0 Independente.

“Resultado normal. O jogo foi equilibrado com chances para os dois times. No segundo tempo fomos bem melhores que o adversário, mas esta derrota não vai abalar o Independente e vamos para Santarém buscar a vitória diante do Tapajós”, ressaltou Lecheva, técnico do Independente.

“Agora é um outro campeonato, ou você vive, ou você morre. Temos que está preparados. Estávamos precisando de uma partida boa dentro de casa. Foi uma vitória valorizada pelo adversário. Foi bom demais, graças a Deus”, afirmou Léo Goiano, técnico do Parauapebas.

FICHA TÉCNICA

Parauapebas: Paulo Rafael; Rodrigo Siqueira (Ray), Negretti, Henrique e Mocajuba; Dedeco, Evandro (Gustavo), Régis e Juninho; Magno e Célio Codó (Fabiano). Técnico: Léo Goiano

Independente: Alencar Baú; Ivison, Ezequias e Rubran (Cariri); Léo Rosas, Chicão, Dudu, Ângelo, Cristian (Douglas Tandú) e Jaquinha; Joãozinho (Daniel Piauí). Técnico: Lecheva

Cartões amarelos: Ray, Juninho e Magno (Parauapebas) e Dudu (Independente)

Arbitragem: Joelson Nazareno Ferreira Cardoso

Assistentes: Heronildo Sebastião Freitas da Silva e Pedro Alves de Souza Neto

Quarto árbitro: Cleydson Eron dos Santos

Local: Estádio José Raimundo Roseno Araújo, o Rosenão

Renda: R$ 8.260,00 – Pagantes: 431 – Credenciados 236 – Total: 667

Outros resultados da noite desta quarta-feira (25): Remo 1 x 0 Castanhal; Tapajós 0 x 1 Gavião Kyikatejê; Paragominas 1 x 2 Paysandu.

Classificação do 1º turno do Parazão 2015

Grupo A1:

1º Parauapebas: 9 pontos

2º Independente: 9 pontos

3º São Francisco: 5 pontos

4º Remo: 4 pontos

5º Castanhal: 1 ponto

Grupo A2:

1º Tapajós: 7 pontos

2º Cametá: 7 pontos

3º Paysandu: 6 pontos

4º Paragominas: 4 pontos

5º Gavião: 4 pontos

Os confrontos das semifinais estão marcados para o próximo final de semana. O Parauapebas enfrente o Cametá, no sábado (28), às 16h, no Estádio José Raimundo Roseno Araújo, o Rosenão. Já o Tapajós encara o Independente, no domingo (1º), às 16h, no Estádio Jader Barbalho, o Barbalhão, em Santarém.

Resultado da Mega-Sena 1681 – Um ganhador de São Paulo (SP)

imageimage

Parauapebas e Independente de Tucuruí duelam pela primeira posição do Grupo A1, logo mais a noite no Rosenão

Por Fábio Relvas

A quem diga que a partida entre Parauapebas e Independente de logo mais, às 20h30, no Estádio José Raimundo Roseno Araújo, o Rosenão, seja um simples amistoso pelo fato de ambas as equipes estarem classificadas para a semifinal do 1º turno do Parazão 2015. Engano. A partida vale a liderança do Grupo A1, o que dará direito a disputar a semifinal em casa, já que apenas um jogo define os finalistas da competição.

IMG_4947 (1)O Parauapebas vem embalado pela última vitória no Parazão diante do Castanhal, por 3 a 0, que deixou o Trem de Ferro bem encaminhado na tabela. A classificação do PFC veio sem mesmo entrar em campo, quando os resultados da última rodada beneficiaram e garantiram a equipe na semifinal do turno. Para esta partida, o técnico Léo Goiano deverá mandar a campo o mesmo time que venceu o amistoso contra o Combinado local, por 5 a 0, na última sexta-feira (20), no Rosenão. Dois jogadores estão pendurados com cartões amarelos: Henrique (zagueiro) e Mocajuba (lateral esquerdo). Outros atletas possuem um cartão amarelo: Paulo Rafael (goleiro), Rodrigo Siqueira (lateral direito), Léo (volante), Juninho Parauapebas (meio campo) e Célio Codó (atacante).

No Independente Tucuruí, o inicio arrasador no Parazão com três vitórias em três jogos e estreia na Copa Verde com vitória em casa, por 2 a 0, diante do Brasília-DF, foi ofuscado pela derrota sofrida no último domingo (22), por 4 a 0, pelo mesmo Brasília fora de casa. O revés custou à eliminação da equipe paraense na competição nacional. Mas para a comissão técnica e jogadores do Galo Elétrico, a derrota faz parte do passado e a concentração da equipe está toda voltada para o estadual. A delegação chegou à Parauapebas na última segunda-feira (23), e realizou um recreativo ontem (24), em um campo da cidade. O treinador Lecheva deverá mudar a onzena titular que não correspondeu no Distrito Federal.

O confronto entre Parauapebas e Independente reserva grandes emoções ao torcedor que for ao estádio. Para o Galo Elétrico, basta um empate para assegurar a primeira colocação, enquanto que o PFC além de vencer, tem que fazer o resultado de dois gols de diferença para tirar o primeiro lugar do adversário.

Classificação do Grupo A1: 1º Independente: 9 pontos; 2º Parauapebas: 6 pontos, 3º São Francisco: 5 pontos; 4º Remo: 1 ponto; e em 5º Castanhal: 1 ponto.

Prefeitura recebe documentos para matrícula no Curso de Formação da Guarda Municipal

A Prefeitura de Parauapebas, por meio da Coordenadoria de Treinamentos e Recursos Humanos (CTRH), iniciou o recebimento na segunda-feira, 23, da documentação dos aprovados e classificados a realizar matrícula no Curso de Formação da Guarda Municipal de Parauapebas – Segunda Etapa.

Os documentos devem ser apresentados na CTRH – térreo do Centro Administrativo da Prefeitura, Morro dos Ventos, Bairro Beira Rio I, conforme cronograma disponível aqui. Os documentos serão recebidos até o próximo dia 6 de março.

Executiva Estadual do Solidariedade convoca vereadores do partido à romperem com o governo Valmir Mariano (PSD)

Recém empossado como presidente do Solidariedade no Pará, James Frederico Medeiros assinou no último dia 20 a Resolução 001/15 (abaixo) que convoca os vereadores do partido em Parauapebas à romperem os laços com o governo municipal de Parauapebas. O partido tem sete vereadores na Câmara de Parauapebas: Pavão, Charles, Odilon, Josineto, Devanir, João do Feijão e Brás (atual presidente da Casa).

Josineto tem a irmã como secretária de Cultura.

Odilon indicou o gestor da Secretaria de Assistência Social.

Devanir indicou o genro para a Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (Semsi).

Brás tem a esposa como Secretária de Habitação.

Os outros vereadores do Solidariedade têm seus indicados ou como adjuntos de secretarias ou em cargos comissionados no governo de Valmir Mariano.

Vamos aguardar para ver se eles vão optar por largar o osso ou o SD.

SDD1SDD2sdd3sdd4

Cai o número de mortes por Aids em Parauapebas

AIDSA Assessoria de Comunicação da prefeitura de Parauapebas informa que o número de óbitos causados pelo vírus da Aids em 2014 no município caiu mais da metade se comparado ao ano anterior. O coordenador do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), Allan Miranda, explica que essa é a maior preocupação da Prefeitura e do Ministério da Saúde, que buscam um tratamento com maior eficiência para os portadores do vírus.

“Em 2013 tivemos 12 óbitos derivados da Aids no município. Esse ano registramos cinco mortes. O diagnóstico precoce é importante, pois as pessoas que estão com o vírus iniciam de imediato o tratamento, controlando a doença e não evoluindo para o óbito” esclarece o coordenador.

Atualmente, 750 pacientes são cadastrados no CTA. Dentre esses, cerca de 300 realizam tratamento. Em 2014, foram registrados 134 novos casos da doença, um aumento de apenas seis casos comparando com 2013, que registrou 128 (o número maior foi entre homens).

Ano passado, o CTA ampliou o número de testes rápidos, realizando 8.806 testes envolvendo HIV, hepatites e sífilis. Foram realizados mais 5.700 atendimentos especializados e mais de três mil medicamentos foram distribuídos. Allan explica que diagnosticar não é problema, esclarecendo a diferença entre o vírus e a doença.

“Ter o vírus HIV é diferente de ter Aids. Muitas pessoas quando fazem o teste possuem o vírus, mas por meio do tratamento adequado, não manifestam a doença. Quando a pessoa é portadora do vírus significa que ele está em seu organismo, mas não que necessariamente, vai desenvolver a doença” esclarece Allan Miranda.

O coordenador do CTA conta que em 2014 os testes foram expandidos, saindo de dentro do centro e sendo disponibilizados em unidades de saúde, empresas e durante campanhas.

Nota do Blogger
A notícia de que não houve oferecimento à população de Parauapebas de testes rápidos para HIV é um contrassenso ao que disse o prefeito Valmir Mariano no início de 2015. Quando questionado sobre a saúde, o prefeito disse que “2015 seria o Ano da Saúde”. 

Pra se ter uma ideia da importância dos testes rápidos no Carnaval, o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Marabá detectou durante o período de Carnaval, de 14 a 17 de fevereiro, cinco novos HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana) positivos, por meio do teste rápido aplicado em diversos pontos da cidade. Dois casos de Hepatite C e um de Hepatite B também foram confirmados durante a operação realizada no período momesco naquele município.