Category Archives: Parauapebas

Nota de falecimento

É com pesar que comunicamos o falecimento da Senhora Maria Pereira da Silva, mãe do Empresário e Presidente da CDL Parauapebas Daniel Lopes.

Nossos sentimentos e expressões de conforto à família e aos amigos.

Parauapebas, 30 de Outubro de 2014.

Assessoria de Comunicação
CDL Parauapebas

Projeto Cozinha Brasil – Etapa Parauapebas

Projeto Cozinha BrasilParceria entre uma Fundação e o SESI levará à cidade de Parauapebas  o projeto “Cozinha Brasil Educação Alimentar”.  Este projeto oferece cursos de curta e média duração gratuitos à população para o ensino da prática de uma alimentação nutritiva e saudável, de baixo custo e que respeita as diferenças regionais e das estações.

A finalidade do evento é estimular mudanças no padrão de consumo alimentar por meio do ensino de receitas de preparo fácil, rápido e que estimulem o aproveitamento integral dos alimentos, gerando uma melhor qualidade de vida e saúde à população.

Os cursos acontecem entre os dias 4 e 6 de novembro no Complexo de Abastecimento da Cidade de Parauapebas – CAP – localizado na Avenida Faruk Salmen, de 14 às 17 horas e das 18 às 21 horas, e terão a duração de 10 horas por curso , sendo destinado à homens e mulheres com idade superior a 16 anos.  As inscrições podem ser feitas na Secretaria da Mulher de Parauapebas.

Programação especial será realizada em alusão ao Outubro Rosa em Parauapebas

Outubro RosaO movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.

Em alusão ao movimento, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) organizou uma programação especial que ocorrerá na próxima quinta-feira (30), na sede da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), que funciona no antigo prédio da Câmara Municipal. Além de ações preventivas com relação ao câncer de mama, também serão desenvolvidas atividades relacionadas ao câncer de colo de útero e planejamento familiar.

Programação

  • 08h30: Abertura
  • 08h40: Palestra sobre câncer de mama com médico Rodolfo
  • 09h15: Início dos serviços ofertados
  • 12 horas: Encerramento

Serviços a serem realizados

  • - Câncer de colo do útero: exames de Papanicolau
  • - Câncer de mama: orientação individual relacionada ao autoexame das mamas
  • - DST: testagem rápida de sífilis e hepatite B
  • - Planejamento familiar: implantação de Implanon
  • - Promoção da autoestima e bem estar: massagens, maquiagem e corte de cabelo

Eleições 2014 – Calendário Eleitoral : 29 DE OUTUBRO

20147

(3 dias após o segundo turno)

Último dia para o mesário que abandonou os trabalhos durante a votação de 26 de outubro apresentar justificativa ao Juízo Eleitoral (Código Eleitoral, art. 124, § 4º).

Prefeito Valmir Mariano comenta a situação do Servidor Público em Parauapebas

Valmir Mariano QueirozNo dia do Servidor Público, o prefeito de Parauapebas, Valmir Queiroz Mariano, a pedido do Blogger, fez um breve comentário sobre os avanços alcançados pelos servidores públicos municipais durante os quase dois anos de mandato.

“O maior objetivo da minha gestão é realizar obras e oferecer serviços que garantam a melhoria da qualidade de vida dos moradores do nosso município. Para que isso pudesse ser realizado em quatro anos, começamos fazendo o dever de casa: valorizando o servidor público que é aquele que está lá na ponta falando com a população.

Pedi à Secretaria Municipal de Administração (Semad) que criasse uma política visando o bem-estar e melhores condições de trabalho para nosso colaborador e assim podendo alcançar o objetivo de servir à população com qualidade.

Desde o início do meu mandato estamos praticando essa política diariamente. Através de cursos oferecidos por meio da Coordenadoria de Treinamentos e Recursos Humanos (CTRH) já capacitamos mais de 1.500 servidores.

Como passamos a maior parte do dia em nossos ambientes de trabalho, queremos que nossos servidores sintam-se bem e atendam à população com eficiência. Através do Programa Bem-Estar do Servidor Público, uma equipe formada por nutricionista, fisioterapeuta, educador físico, psicólogo, assistente social e técnico em enfermagem está à disposição para dar aos nossos servidores o acompanhamento necessário.

Temos promovido cursos de formação continuada para mais de 2500 educadores em todos os níveis e modalidades de ensino: educação infantil, ensino fundamental, educação de jovens e adultos (EJA), educação especial e informática.

Quero destacar também outros dois importantes benefícios: o reajuste salarial de 10% com ganho real e o auxílio-alimentação.

Em 22 meses de governo já realizamos concurso público e empossamos 246 novos servidores: 37 agentes de trânsito e transporte, 22 agentes comunitários de saúde e 187 novos professores na rede pública de ensino.

Continuaremos trabalhando para que nossos funcionários tenham orgulho em fazer parte da Prefeitura de Parauapebas e assim levem à população o melhor atendimento que possamos dar a cada cidadão que vive em nosso município”.

Valmir Queiroz Mariano
Prefeito de Parauapebas

 

Parauapebas: plano de carreira dos educadores municipais já está em execução

Comissão responsável pela reformulação do PCCRDurante sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Parauapebas, no dia 21, ocorreu a aprovação do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) do quadro do magistério no município.

Segundo representantes da comissão que trabalharam na reformulação da Lei, o PCCR teve de passar por reformulação, porque apresentava pontos que precisavam ser corrigidos. Uma das correções foi feita na progressão vertical, que anteriormente determinava que o profissional de magistério devesse progredir para o nível 2 somente ao apresentar diploma de nível superior. No entanto, o diploma já é requisito para o exercício do cargo de professor de educação básica.

Para a secretária municipal de Educação, Juliana de Souza, o PCCR, que inclui todos os profissionais que atuam diretamente na educação (diretor, coordenador e professor), contempla princípios e regras voltados à valorização dos profissionais e à melhoria na qualidade da educação pública municipal.

“Em relação à progressão vertical, serão beneficiados mais de 140 professores. Eles já fizeram a solicitação e estão aguardando a concessão do benefício. São professores que investiram em qualificação profissional, cursaram pós-graduação e serão valorizados pelo esforço e busca de novos conhecimentos”, informa a titular da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

DSC_0529Marcelo Rimé Vitalino, professor de matemática na Escola Chico Mendes, leciona no município há mais de duas décadas e será um dos beneficiados. Ele já concluiu três pós-graduações e aguardava ansioso pela mudança de nível, agora garantida no PCCR. “É algo que nós, educadores, aguardávamos havia um bom tempo, e que agora agrega valor à nossa profissão”, comenta o educador. “É, também, um incentivo a mais para aqueles que pretendem cursar especialização e fazer mestrado ou doutorado, e que vai implicar em aumento salarial. Vou receber aumento de 10% a mais”, comemora Marcelo Rimé.

Garantia de direitos
O PCCR garante aos educadores, entre outros benefícios, oportunidade de aperfeiçoamento profissional e formação continuada; licença remunerada para estudos, hora-atividade e licença prêmio de noventa dias.

As progressões podem ser de dois tipos: vertical e horizontal. A primeira reconhece a formação acadêmica do professor efetivo de educação básica no respectivo campo de atuação, como um fator relevante para a melhoria da qualidade do trabalho. O professor de educação básica que progredir verticalmente do nível 1 para o nível 2 (depois de concluir especialização) receberá adicional de 10% sobre seu vencimento-base; de nível 2 para nível 3 (após se tornar mestre), receberá acréscimo de 15%; e de nível 3 para nível 4 (depois de receber título de doutor), implicará em acréscimo de 20%.

Já a progressão horizontal está relacionada ao tempo de serviço e à avaliação permanente de desempenho realizada periodicamente. Implica também em melhoria salarial.

Texto e fotos: Messania Cardoso

Eleições 2014 – Calendário Eleitoral : 28 DE OUTUBRO

20147

(2 dias após o segundo turno)

Término do prazo, às 17 horas, do período de validade de salvo-condutos expedidos pelo Juízo Eleitoral ou pelo Presidente da Mesa Receptora (Código Eleitoral, art. 235, parágrafo único).

Término do período, após as 17 horas, em que nenhum eleitor poderá ser preso ou detido, salvo em flagrante delito, ou em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável, ou, ainda, por desrespeito a salvo-conduto (Código Eleitoral, art. 236, caput).

Raio-x do segundo turno no Pará

Controle_Governador_Par_C3_A1_revisado1 PNGControle_Governador_Par_C3_A1_revisado2PNGControle_Governador_Par_C3_A1_revisado3PNGControle_Governador_Par_C3_A1_revisado4PNG

Eleições 2014 – Calendário Eleitoral : 27 DE OUTUBRO

20147

(dia seguinte ao segundo turno)

Data em que o Juízo Eleitoral é obrigado, até as 12 horas, sob pena de responsabilidade e multa, a transmitir ao Tribunal Regional Eleitoral e comunicar aos representantes dos partidos políticos e das coligações o número de eleitores que votaram em cada uma das seções sob sua jurisdição, bem como o total de votantes da Zona Eleitoral (Código Eleitoral, art. 156).

Data em que qualquer candidato, delegado ou fiscal de partido político e de coligação poderá obter cópia do relatório emitido pelo sistema informatizado de que constem as informações do número de eleitores que votaram em cada uma das seções e o total de votantes da Zona Eleitoral, sendo defeso ao Juízo Eleitoral recusar ou procrastinar a sua entrega ao requerente (Código Eleitoral, art. 156, § 3º)

Eleições 2014 – Calendário Eleitoral : 25 DE OUTUBRO

20147

(1 dias antes do segundo turno)

Último dia para a propaganda eleitoral mediante alto-falantes ou amplificadores de som, entre as 8 e as 22 horas (Lei nº 9.504/97, art. 39, §§ 3º e 5º, I).

Último dia, até as 22 horas, para a distribuição de material gráfico e a promoção de caminhada, carreata, passeata ou carro de som que transite pela cidade divulgando jingles ou mensagens de candidatos (Lei nº 9.504/97, art. 39, § 9º).

Data em que a Comissão de Votação Paralela deverá promover, entre as 9 e as 12 horas, em local e horário previamente divulgados, os sorteios das Seções Eleitorais.

Último dia para o Tribunal Superior Eleitoral tornar disponível, na sua página da internet, a tabela de correspondências esperadas entre urna e seção.