Category Archives: Parauapebas

Semsi promove campanha educativa de trânsito em Parauapebas

Na próxima segunda-feira (2), a Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Institucional do Cidadão (Semsi), sob a coordenação do Departamento Municipal de Trânsito (DMTT), inicia uma campanha educativa de trânsito com a finalidade de orientar condutores quanto à fiscalização eletrônica, instalada em 15 pontos da cidade.

SEMSI

Os radares foram instalados na cidade em dezembro de 2014 e estão em caráter experimental para adaptação dos mesmos pela população até o dia 9 de fevereiro, mas a partir do dia 10 de fevereiro todas as imagens capturadas irão gerar multas. A fiscalização permite velocidade máxima de 40 a 50 km/h.

A ação segue até dia 9 de fevereiro, das 9h às 11h e das 16h às 18 horas, conforme programação:

  • Segunda-feira, 2 – Rua F em frente ao Quartel da PM;
  • Terça-feira, 3 – Avenida F em frente à Câmara Municipal, Bairro Beira Rio II;
  • Quarta-feira, 4 – Avenida J, Bairro Jardim Canadá;
  • Quinta-feira, 5 – Avenida Liberdade, próxima a rotatória do Loteamento Paraíso;
  • Sexta-feira, 6 – Rua F em frente ao Quartel da PM;
  • Segunda-feira, 9 – Rua 11 com Rua E.

Carnaval de Parauapebas terá Musa escolhida por voto popular

A Primeira Musa do Carnaval de Parauapebas será escolhida por voto popular por meio de votação eletrônica nas redes sociais. A novidade foi confirmada pelos organizadores do evento, o Coletivo 2.8 e o Site www.noticiasdeparauapebas.com, que contam com o apoio da RBATV e Revista Olhares.

Musa do carnaval

As candidatas, dez no total, foram indicadas por blocos carnavalescos e Escolas de Sambas. Cada Bloco teve direito de apresentar uma candidata. Dentro do regulamento a exigência que a moça fosse maior de idade, mediante apresentação de documentos de identidade.

A produção das musas ficou por conta de Hairstyles Edu Godói. Cada menina teve direito a produção de cabelo e maquiagem como preparação para o ensaio fotográfico comandado pelos competentes fotógrafos do Coletivo 2.8. A produção do Making Off ficou por conta da equipe da RBATV, que também apresentará as candidatas aos telespectadores dentro da programação do Jornal Barra Pesada, apresentado por Kelves Raniere.

“Esse é o primeiro concurso que a gente faz. Parauapebas tem mulheres lindas, e apresentar uma musa para o carnaval é uma forma de a gente apoiar o Carnaval e fomentar a cultura local. Nossa ideia é que o evento se torne uma tradição na cidade” frisou Felipe Borges, fotógrafo do Coletivo 2.8.

“Hoje as redes sociais têm uma força imensurável. As informações, fotos e mensagens se espalham com grande agilidade, e nada mais democrático do que, em plena era digital, essa escolha ser feita pela internet. Que vença a candidata que tiver mais votos, e de fato, conquistar a simpatia do público. O site: www.noticiasdeparauapebas.com será o canal oficial para essa escolha. As candidatas são lindas, e todas estão de parabéns”, afirmou Pablo, diretor executivo do site.

A votação será exclusivamente pelo site: www.noticiasdeparauapebas.com e ocorrerá entre os dias 03 e 13 de Fevereiro de 2015. Cada IP só poderá votar uma única vez.

A primeira Musa do Carnaval de Parauapebas, além da faixa com o título, levará o Prêmio de R$ 2.500,00. O Resultado será divulgado no dia 14 de fevereiro, na abertura da Programação Oficial do Carnaval 2015.

As dez candidatas que concorrerão são:

Laís Gabriele (Bloco Raça Rubro Negra); Thaynara Paz (Bloco Los Cervejeiros); Poliana da Silva (Bloco Arrastão Folia); Idaclene Marques (Bloco Som dos Colégios); Jessica Evelly (Bloco Cala a Boca e me Beija); Amanda Ferreira (Bloco Os Fuleiros); Kelly Cristina (Bloco kamaleão); Natalia Paz (Bloco Os Carregos); Wiulaiane Ribeiros (Escola de Samba Acadêmicos do Sol nascente); e Rayane Pontes (Me leva nessa onda).

Futebol: Diego Lira recebe proposta e deixa Parauapebas

Por Fábio Relvas

O atacante Diego Lira recebeu proposta do futebol goiano e deixou o elenco do Parauapebas Futebol Clube, a poucos dias da estreia no Parazão 2015. O jogador voltou para a Aparecidense-GO, clube onde já teve passagem. O atleta foi apresentado no time goiano e já iniciou os treinamentos visando o Campeonato Goiano. Segundo informações, Diego Lira pediu para deixar o PFC pelo fato da proposta da equipe goiana ser mais atrativa financeiramente.

Diego LiraO atacante estava no plantel campeão da primeira fase do Parazão, título conquistado sobre o Tapajós.

Natural da cidade de Goiânia, Diego Lira já atuou em vários times do futebol goiano, como Itumbiara, CRAC, Cristalina, Rio Verde, Atlético, Vila Nova, Anápolis e Aparecidense. Além de ainda ter jogado em clubes de fora como Araxá-MG e Brasiliense-DF.

A diretoria do PFC corre atrás de mais um atacante, já que na posição o elenco conta apenas com Célio Codó, Fabiano e Wesley. O técnico Léo Goiano também espera pela contratação de mais um goleiro, um lateral direito e dois meias.

“Ainda não tenho o time que vai entrar jogando em Belém contra o Remo. Temos poucos dias, mas a hora é de trabalhar e terminar de montar o elenco”, disse Léo.

Semma doa carvão apreendido à Sorri Parauapebas

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), fez ontem (29), a doação de 22 sacos de 50 quilos de carvão vegetal à Sorri Parauapebas, que no ato, foi representada pela gerente Lurdes Câmara de Souza.  Segundo a coordenadora de fiscalização da Semma, Dagma Trevisan, “o carvão foi apreendido quando realizamos no ano passado a Operação Carvão Ilegal, lá na área no polo moveleiro, onde diversas pessoas tinham caieiras, às margens do igarapé que passa no local, e estavam poluindo o ar e as águas daquele recurso hídrico”.

carvaoA denúncia daquelas atividades ilegais foi encaminhada à Semma por moradores dos bairros limítrofes ao polo, incomodados com a fumaça intensa que ocorria lá dia e noite causando nas crianças, principalmente, irritações e alergias devido à fumaceira provocada pela queima das sobras de madeira descartada pelos moveleiros e que saia das chaminés das caieiras. Àquela altura uma grande operação de fiscalização foi montada com dezenas de fiscais, polícia militar, caçambas e tratores que destruíram as caieiras. Todo carvão que foi encontrado nos fornos foram recolhidos e agora doados para a Sorri Parauapebas.

A doação do material apreendido é possível de ser realizada graças ao que determina o artigo 135 do decreto 6.686/08 instruindo que, bens apreendidos podem ser doados pela autoridade competente para órgãos e entidades públicas de caráter científico, cultural educacional, hospitalar, penal, militar e social, bem como para entidades que funcionam sem fins lucrativos de caráter beneficente.

Prefeitura define programação para o carnaval 2015

Uma reunião na manhã desta quinta-feira (29) entre o chefe de Gabinete, Gilmar Moraes e representantes das Secretarias de Cultura, Segurança, Assistência Social, Urbanismo, Ascom e DRC definiu a estrutura, local e programação para o carnaval 2015.

outdoor carnaval 2015

Com o tema “Vista-se de alegria e venha pra folia”, o carnaval 2015 será realizado no loteamento Paraíso, mesmo local que foi realizado ano passado e aprovado pela população. A programação inicia no dia 14 e segue até 17 de fevereiro. As atrações serão diversificadas entre bandas nacionais, regionais e locais e ainda desfile das escolas de samba.

Confira a programação e participe

14/02/15 – Sábado a partir das 19h

- Desfile de blocos

- Fernando BG

- Pedro Coutinho

- Léo Bruno

- Forró do Miúdo

15/02/15 – Domingo a partir das 19h

Desfile de escolas de samba do grupo especial

- Thiago Miller

- Casagrande

- Som de Bar

- Wesley Sollo

- Cafuné

16/02/15 – Segunda-feira a partir das 19h

Desfile de escola de samba do grupo de acesso

- Fuso Horário

- Felipe e Diogo

- Bruno e Trio

- Barca Real

17/02/15 – Terça-feira a partir das 19h

- Desfile de blocos

- Malícia do Pará

- Forró dos Tops

- Puro Desejo

- Chicaramba

  • 14 e 15 – Matinê de 16h às 20h – Local: Centro de Desenvolvimento Cultural – CDC

Vamberto canta marchinhas

DJ e animadores

Palmares II

  • 15/02/15 – Domingo a partir das 19h

- Dj e apresentador

- Beto Dy Maio

- Arnaldo

- Simone Alves

  • 16/02/2015 – Segunda das 19h

- Dj e apresentador

- Lucas e Kauam

  • 17/02/2015- Terça-feira das 19h

- Desfile de blocos

- Malícia do Pará

- Forró dos Tops

- Puro Desejo

- Chicaramba

Gabinete de Gestão Integrada Municipal – GGIM se reúne na semana que vem para discutir medidas de combate à violência em Parauapebas

O GGIM-Gabinete de Gestão Integrada Municipal se prepara para começar os trabalhos em 2015 com força total, e muitos são os desafios já pautados para serem discutidos nesta primeira reunião do ano, marcada para o próximo dia 05 de fevereiro.

Entre eles:

  • A criação de Câmaras Técnicas Setoriais de Segurança, a fim de envolver os mais diversos seguimentos da sociedade na discussão sobre Segurança Pública;
  • Cobrança junto aos órgãos de segurança para que haja mais celeridade nos processos, projetos e convênios voltados para o combate a criminalidade na cidade;
  • Mais diálogo entre os Membros. Acompanhamento, inclusive com encontros extraoficiais, semanais para discussão, dos indicadores da criminalidade;

Hipolito Gomes - secretario de segurança“O mais importante nesse primeiro momento, é manter todos os integrantes do Gabinete de Gestão Integrada : PC, PM, Judiciário, Executivo através da SEMSI, OAB, em constante diálogo. Porque através dessa troca de informações entre esses membros poderemos diagnosticar e aplicar as ações cabíveis que o momento exige” esclarece o Dr. Líbio Araújo Moura, Diretor do Fórum de Parauapebas.

Para o secretário de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão, Hipólito Gomes (foto),  “esse diálogo frequente entre os membros do GGIM é muito importante, e será fortalecido, sobretudo, a partir do momento que as Câmaras Técnicas de Seguranças forem criadas, porque a partir delas, mais seguimentos da sociedade se farão representados dentro do GGIM, e, consequentemente, mais indicadores de criminalidade serão detectados e juntos, poderemos planejar ações concretas, pontuais e eficazes na luta por uma Parauapebas mais segura e tranquila de se viver”  Finalizou o secretário.

Sobre o GGIM

Criado em novembro do ano passado, o GGIM é formado por representantes de vários órgãos e instituições federais, estaduais e municipais, e prioriza o planejamento e execução de ações integradas de prevenção e enfrentamento da violência e criminalidade na cidade.

A sua criação é uma diretriz estratégica do Ministério da Justiça, com ações apoiadas pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), voltadas para construção de uma cultura de paz, através de trabalhos focados na segurança cidadã, com a participação efetiva dos agentes de segurança e da sociedade civil organizada.

Caldeirão do Huck reapresentará, no próximo sábado, “Um por todos, todos por um” gravado em Parauapebas

samurai_359Neste sábado, o Programa Caldeirão do Huck vai reapresentar o quadro “Um Por Todos e Todos Por Um” gravado em Parauapebas. Para lembrar os momentos mais emocionantes da entrega da nova sede do instituto Samurai Zen, que leva esporte e artes para crianças da comunidade de Parauapebas, Luciano Huck receberá no palco Adaías e Edvane, responsáveis pela iniciativa, e Renzo, filho do casal e aluno do instituto. Renzo é um dos seis medalhistas de ouro pelo projeto na competição sul-americana de caratê em Tacna, no Peru.

Sindicato dos Produtores Rurais de Parauapebas emite nota de pesar pela morte do advogado Jakson Silva

O Siproduz – Sindicato dos Produtores Rurais de Parauapebas – encaminhou nota de pesar pelo falecimento do advogado Jakson Souza e Silva ocorrida no último sábado. Assina a nota o presidente daquela instituição, Marcelo Catalão. Confira a nota:

Nota Siproduz

 

Nova secretária se reúne com os segmentos de cultura em Parauapebas

Por Fábio Relvas

“Um pedido de socorro”. Foi com esta expressão que vários segmentos culturais propuseram uma reunião imediata com a nova secretária de cultura, Josélia Oliveira, na cidade de Parauapebas. Uma diversidade cultural participou do encontro do último dia (23), entre eles: teatro, cinema, segmento LGBT, carimbó, hip hop, capoeira, escolas de samba, blocos, músicos, acadêmicos de letras, escritores, conselho de cultura, quadrilha junina, rock, praticantes de xadrez, artesãos, enfim, todos querendo que a lei de incentivo a cultura seja cumprida. “Espero que a nova secretária caminhe junto conosco. Para que a gente possa fazer um trabalho bonito, realizar um trabalho de brilho, de qualidade, não só de escolas de samba, mas também dentro do segmento LGBT”, afirmou Cristina Carmona, coordenadora geral do Segmento LGBT e presidente da escola de samba Estação Eles e Elas.

IMG_2269Em 2015, teremos a conferência de cultura, ano de cumprir metas para os fazedores de artes da cidade. A ideia dos segmentos é fazer este tipo de reunião pelo o menos uma vez por mês, para que seus projetos sejam debatidos juntamente com a Secretaria de Cultura (Secult). “Ouvir primeiro a classe e depois tentar entender o que se pode fazer por eles. A secretaria tem que dar esse suporte para a gente fazer. Somos produtores de cultura e precisamos desse apoio para que o carnaval, ou outro segmento, esteja com qualidade”, disse Cícero Ribeiro, presidente da LIABESPR, organizador do carnaval e blocos carnavalescos de Parauapebas.

Futuramente os segmentos pretendem realizar um circuito cultural para melhorar e incentivar a cultura na cidade. Para isso, segundo eles, é preciso que a sociedade entenda que a cultura é arte e que pode transformar as pessoas. “Que possa vir da parte do governo à aplicação das politicas públicas, em forma de fundos, de editais, de prêmios, ou de ações e intercâmbios com os artistas fazedores de cultura”, disparou Clodoaldo Souza, representante do Grupo Raízes Parauara e do Movimento Cultural Amazônida.

O encontro da nova secretária com os segmentos serviu para que se possa iniciar um planejamento e uma forma de trabalho para atender as diversas solicitações feitas pelos movimentos culturais, entre elas, a discussão sobre a lei de incentivo e o conselho de cultura. “Uma das minhas metas é poder sentar com eles e elaborar projetos juntos e rever os projetos que foram engavetados. Todo mês quero desenvolver e fazer essa tarefa com eles. Nossos jovens e crianças de Parauapebas estão sofrendo por uma falta de ocupação. Nossos artistas tem muita vontade e cede de está trazendo, essas crianças, esses jovens para futuramente ingressar, numa carreira, no mercado de trabalho. É uma tarefa árdua, mas acredito que juntos, todo mundo dando as mãos, a gente poderá desenvolver um bom trabalho aqui para a nossa cidade e acabar de vez com esse anseio deles, esse pedido de socorro que eles estão relatando”, finalizou Josélia Oliveira, secretária de cultura de Parauapebas.

Polícia de Manaus tem imagens do momento do assassinato do advogado Jakson Silva

imageO titular da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), Ivo Martins, afirmou que a polícia deve usar imagens do circuito de vigilância de uma casa para tentar identificar os suspeitos de assassinar o advogado Jakson Silva. A polícia também já tem imagens do taxi que conduziu o advogado do aeroporto Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, situado na Zona Oeste de Manaus, até a próximo a casa de uma amiga, onde ele teria desembarcado para comprar comida e tenta descobrir se o advogado foi seguido desde então.

Segundo o delegado, Jakson Silva teria ido a Manaus para o aniversário de uma amiga. O advogado voltaria ao Estado do Pará na quarta-feira (28).

Ele desembarcou em Manaus por volta de 22h30. Pegou um táxi e foi para a casa da amiga. Ele parou em um local antes para comprar comida. Antes de entrar na residência, ele foi atingido. A gente tem uma imagem de uma casa do lado, em que duas pessoas chegam ao local de moto por volta do horário descrito na denúncia (23h30). Em contrapartida, a gente tem um depoimento que coloca a motocicleta em outro local. Estamos confrontando as informações para ver qual das duas motos pode ser realmente aquela que participou do crime“, informou Ivo Martins.

O delegado informou ainda que a amiga do advogado e outas pessoas serão ouvidas ao longo desta semana.

O corpo do advogado Jakson Silva saiu de Manaus às 8h39 com destino a Parauapebas, onde será velado na sede da OAB local, localizada na Rua D, 137. O enterro está previsto para às 10 horas da terça-feira (27).  O avião fará ainda uma parada em Itaituba, no Pará, para abastecer e depois segue para Parauapebas.

A OAB-PA programou para hoje, 26, às 16h, uma grande manifestação em todas as subseções da Ordem no estado. Elas deverão promover caminhadas nos seus municípios em repúdio à onda de violência no estado e que já vitimou de morte oito advogados nos últimos quatro anos.

Com informações do G1-AM