Category Archives: Parauapebas

Em Parauapebas 33% dos produtos da merenda escolar são adquiridos da agricultura familiar

Agricultura familiarDe acordo com a Secretaria Municipal de Educação (Semed) mais de 33% do orçamento destinado à compra de alimentos para a merenda escolar são gastos com produtos oriundos da agricultura familiar, atendendo assim a Lei Federal nº 11.947 que determina o percentual de 30% para essa destinação.

Segundo a secretária municipal de educação, Juliana de Souza, a meta é ampliar esse número a cada ano para contemplar cada vez mais produtores e contribuir ainda mais com a qualidade da alimentação das crianças. “Os produtos daqui da região chegam mais fresquinhos, o que é mais saudável e saboroso para nossas crianças”, reforça a secretária.

A merenda escolar tem grande potencial de absorção da produção oriunda da agricultura familiar, e são muitas as vantagens quando a escola usa na merenda alimentos produzidos localmente ao invés de comprar itens industrializados ou produzidos em localidades distantes.

Dentre essas vantagens podem-se destacar: os agricultores incrementam sua renda; os alunos recebem uma alimentação mais gostosa e saudável; os professores podem trabalhar em sala de aula a proteção ambiental; os recursos gerados no processo de compra ficam no município; e há, cumulativamente, estímulo à permanência dos agricultores no campo, valorização da produção regional e resgate da cultura do meio rural.

Merenda escolarSegundo o presidente da Cooperativa Mista dos Produtores Rurais da Região do Carajás, Mauro Melo da Silva, o fornecimento de gêneros alimentícios oriundos da agricultura familiar para a merenda escolar tem crescido consideravelmente em Parauapebas.

“Fornecemos uma vasta gama de hortifrúti e polpas para a educação. E a quantidade de produtos tem crescido a cada ano. Em 2013, o crescimento foi de 45%. Atualmente, cerca de 100 agricultores de Parauapebas e região produzem alimentos voltados ao atendimento da merenda escolar”, afirma Mauro.

Já o titular da Secretaria Municipal de Produção Rural (Sempror), Horácio Martins, informa que todos os produtores da cidade são atendidos pela pasta o que os impulsiona a produzirem com qualidade, atendendo assim os rigorosos critérios para compra de produtos estabelecidos pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).

“Todos os produtores que vendem para merenda escolar recebem apoio da Sempror com gradeamento da terra, destocamento, doação de adubo químico, doação de sementes e assistência técnica”, destacou Horácio Martins.

Texto: Messania Cardoso – Fotos: Anderson Souza

Programa destinado ao público masculino é implantado nas Unidades de Saúde de Parauapebas

“É bom saber que agora temos um programa para cuidar da saúde dos homens. Essa é a primeira vez que participo de palestra sobre câncer de próstata. Gostei muito. Nunca fiz o exame, porque não sabia os sintomas. Já consultei e vou fazer todos os exames solicitados pelo médico”, relatou o aposentado Francisco Pinto, de 70 anos, um dos participantes da ação de lançamento do Programa Saúde do Homem ocorrido na Unidade Básica de Saúde do Bairro Jardim Canadá, no último dia 25.

Programa Saúde do Homem

Trinta e cinco homens participaram da ação, que envolveu uma palestra sobre o câncer de próstata, tiraram dúvidas sobre prevenção e tratamento da doença, receberam folder explicativo e uma caderneta de acompanhamento, além de consulta de enfermagem e médica, aferição de pressão arterial, glicemias capilar e encaminhamentos de exames.

De acordo com o clínico geral Makxon Denys, o principal foco do Programa Saúde do Homem é dar ao usuário acesso à atenção básica, utilizando o posto de saúde da família. Para ele, o programa vai sensibilizar o público masculino e ajudar a combater o preconceito que ainda existe em relação à prevenção do câncer de próstata.

“É preciso que os homens procurem atendimento no posto de saúde, não só quando apresentarem algum problema, mas, principalmente, quando estiverem acima de 50 anos. Isso se não tiverem nenhum parente com câncer de próstata. Caso já tenha casos na família, é preciso vir desde os 40 anos, mesmo não sentindo nada, assim poderá fazer o exame de Dosagem do Antígeno Prostático Específico (PSA) todos os anos e, se precisar, o toque retal”, recomenda o médico.

Para quem já teve casos na família, a preocupação é ainda maior, como é o caso do gerente administrativo Paulo de Tarso, 45 anos. Ele conta que seu irmão sofreu com a doença e conseguiu ter êxodo em sua recuperação, mas o fato deixa em alerta para maiores cuidados e prevenção da doença.

“Todos os anos faço o exame de sangue (PSA), mas sempre é bom tirar dúvidas. Com essa palestra consegui sanar minha dúvida em relação aos medicamentos que podem ser utilizados no combate da doença e também os sintomas”, declarou o morador do Bairro Novo Horizonte, que também levou o irmão para participar da ação que aconteceu no início da noite.

IMG_1644

Durante o mês de setembro, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), por intermédio da Coordenação Municipal da Saúde do Homem, lançou oficialmente nas Unidades Básicas de Saúde o programa Saúde do Homem. A iniciativa faz parte da Política Nacional da Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH), do Ministério da Saúde. As Unidades Básicas de Saúde Jardim Canadá, Casas Populares, Palmares I, Paulo Fonteles e Centro de Saúde Cidade Nova foram as primeiras a aderir ao programa. A adesão ocorrerá de forma gradativa, tendo em vista a necessidade de capacitação e mudança de rotina das unidades para atendimento a este público.

De acordo com o Coordenador Municipal do programa, enfermeiro Ramilson, a ação é o pontapé inicial para uma série de atividades que serão desenvolvidas. Entre as principais dificuldades apontadas pelos homens, no que diz respeito ao cuidado com a saúde, estão os horários das consultas. Para tentar solucionar esse problema, as unidades de saúde que aderiram ao Programa Saúde do Homem atenderão o público masculino em um horário diferenciado.

“Vamos dar continuidade às ações para facilitar o acesso do homem à rede municipal de saúde, novos dias para atendimento serão marcados e avisados previamente pela gerência e agentes comunitários de saúde. Também já estamos com uma programação em parceria com as empresas para realizar as ações dentro das empresas”, explicou o coordenador.

Texto: Liliane Diniz – Fotos: Anderson Sousa

Confira os locais de votação em Parauapebas

Os eleitores da 075ª Zona Eleitoral, em Parauapebas, votarão em 41 locais estabelecidos pela Justiça Eleitoral. No município, 135.415 eleitores estão aptos a votar em 05 de outubro.

Confira na tabela abaixo onde votar:

12345678

Situação dos moradores da “Área do Linhão” é discutida na Câmara Municipal de Parauapebas

Representantes da Vale, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), judiciário, vereadores e a comissão dos moradores da “Área do Linhão” estiveram reunidos na manhã da sexta-feira, 26, na Câmara Municipal de Parauapebas, para deliberar sobre a situação dos ocupantes da área.

IMG_3478.v01

A região que ficou conhecida como “Área do Linhão” abrange três bairros, Tropical I e II e ainda o Ipiranga. Nesse trecho há cabos de alta tensão, embaixo dos quais foram construídas casas. De acordo com os próprios moradores, cerca de 900 famílias moram nesse perímetro. O soldador Romário Cardoso é um deles. Ele conta que parte das famílias que estão lá, foram assentadas pela própria prefeitura e há outras que ocuparam por conta própria, pois não tinham condições de obter moradia em outro local.

Na quinta-feira, 25, foi realizada uma outra reunião com representantes da Vale e da Secretaria Municipal de Habitação, que resultou na suspensão por seis meses da liminar que havia determinado a reintegração de posse da área, por parte da mineradora.

Durante a reunião dessa sexta, o advogado dos moradores do “Linhão”, Tony Araújo, apresentou três sugestões para resolução do problema: “A primeira seria a Vale retirar os linhões dos loteamentos e a prefeitura regularizaria a área. A segunda, que a prefeitura comprasse lotes vagos existentes nesses loteamentos, fora da área de risco e assentasse as famílias ou, a mineradora e o município poderiam adquirir uma outra área, urbanizar e assentar essas famílias”.

Juiz Líbio Moura falou da necessidade de cadastrar as famíliasJuiz titular da 3ª Vara Criminal de Parauapebas, Líbio Araújo, falou da necessidade de ser realizado um levantamento para cadastrar as famílias que realmente precisam.

O presidente da Câmara, Josineto Feitosa, se comprometeu em encaminhar um ofício para a prefeitura, solicitando a apresentação do cadastro das famílias do “Linhão” dentro de 90 dias. A ideia é agilizar o processo, já que segundo a comissão dos moradores, a Secretaria de Habitação se comprometeu a realizar esse cadastro, mas não estabeleceu prazo.

“Nós não podemos esperar, nosso caso é de urgência porque estamos em uma área de risco. A qualquer hora um fio de alta tensão pode cair sobre as nossas casas e vitimar muitas pessoas”, destacou Romário.

Estiveram presentes também à reunião os vereadores Bruno Soares (PP), Francisco Pavão, João do Feijão, Ivanaldo Braz, Odilon Rocha ambos do Solidariedade e Irmã Luzinete (PV), o presidente da OAB Subseção de Parauapebas e o Secretário Municipal de Segurança Institucional, Hipólito Gomes.

Por Nayara Cristina/ASCOM-CMP

A cinco dias da eleição, pesquisa DOXA aponta alto índice de indecisos em Parauapebas

Pesquisa DOXA aponta vitórias de Marina, Helder Barbalho, Paulo Rocha, Marcelo Catalão e Coutinho em Parauapebas. Índice de indecisos ainda é muito alto.

A Doxa Comunicação realizou pesquisa eleitoral no município de Parauapebas no período compreendido entre os dias 24 e 27 de setembro. A pesquisa, registrada no TRE sob o número 0038/2014, colheu 400 entrevistas e tem margem de erro de 3 pontos percentuais, com margem de segurança de 95%. Em Parauapebas, segundo o TRE, 111.144 eleitores estão aptos a votar.

Para presidente Dilma Rousseff (PT) perde a eleição no município em todas as simulações para o segundo turno. O Blogger estranhou esse resultado por algumas razões. O PT é disparado o partido com maior número de simpatizantes no município; o candidato Helder Barbalho, coligado com o PT, vence seu principal oponente mas não transfere os votos para a presidente Dilma; o mesmo acontece com Paulo Rocha, candidato ao Senado, Marcelo Catalão (federal) e Coutinho (estadual), que lideram as intenções de voto em Parauapebas e que apoiam Dilma Rousseff.

Para o governo do Estado, Helder Barbalho do PMDB venceria, segundo a pesquisa, Simão Jatene (PSDB) no primeiro e no segundo turno em Parauapebas.

Para o Senado o vencedor em Parauapebas será o petista Paulo Rocha.

As consultas para deputado federal apontaram o candidato Marcelo Catalão (DEM) como o mais votado no município, seguido muito de perto pelo ex-prefeito Faisal Salmen (PPS).

Para deputado estadual, Coutinho (PMDB) é disparado o mais votado no município, seguido por Gesmar Rosa (PSD).

A apenas cinco dias da eleição, é de se estranhar o alto índice de eleitores que afirmaram não saber em quem  irão votar nas eleições de domingo próximo. Para governador são 24,1% os indecisos, para o Senado 38,7%; para deputado federal 49,8%; e para deputado estadual 33,4%.

Confira o resultado:

Intenção de voto para governador (Espontânea)

image

Intenção de voto para governador (Estimulada)

image

Intenção de voto para Senador

image

Intenção de voto para deputado estadual (Espontânea)

image

Intenção de voto para deputado Federal (Espontânea)

image

Intenção de Voto para Presidente da República ( Estimulada)

image

Segundo Turno – Presidente – Dilma x Aécio
image

Segundo Turno – Presidente – Dilma x Marina

image

A pesquisa foi encomendada por Amazônia C. Marketing Ltda ME e custou R$10.000,00.

Técnica de amostragem: do parâmetro de eleitores foi estabelecida a estratificação respeitando a proporcionalidade das variáveis que atuam como filtros adequados da amostragem: sexo, idade, renda e nível de instrução do eleitorado. Masculino 51,9%; Feminino 48,1%. Faixa etária 16 a 24 anos 22,3%; 25 a 34 anos 27,3%; 35 a 44 anos 22,3%; 45 a 59 anos 19,6%; acima de 59 anos 8,6%. Sem escolaridade 2,3%; Ensino fundamental 29,6%; ensino médio 53,7%; superior/pós 14,4%. Até 01 Salário Mínimo 27,8%; Acima de 1 até 2 salários mínimos 45,6; Acima de 2 até 3 salários mínimos 5,2% Acima de 3 até 4 salários mínimos 0,9%; Acima de 5 salários mínimos 2,4%. A margem de erro amostral: respeitando o intervalo de confiança estimada foi de 95% e significância de 5% (bicaudal), tendo a margem de erro amostral de 3,0 pontos percentuais para mais ou para menos na amostra.

Em Parauapebas, dupla é presa suspeita de fraudar seguro DPVAT

Suspeitos devem responder por estelionato e associação criminosa. Benefício é pago a vítimas de acidente de trânsito.

Do G1 PA

Em Parauapebas, no sudeste do Pará, duas pessoas foram presas suspeitas de fraudar o seguro DPVAT, pago às vítimas de acidente de trânsito.

O casal foi autuado em flagrante após ser alvo de investigação da polícia por dois meses. Os policiais chegaram até a dupla após receber uma denúncia da própria seguradora do DPVAT. Com os suspeitos foram apreendidos carimbos com o nome de médicos e pelo menos 15 processos que já estavam em fase de conclusão.

De acordo com a polícia, os suspeitos devem responder pelos crimes de estelionato, associação criminosa e falsificação de documento.

Eleições 2014 – Calendário Eleitoral : 30 setembro

2014

( 05 dias antes)

Data a partir da qual e até 48 horas depois do encerramento da eleição nenhum eleitor poderá ser preso ou detido, salvo em flagrante delito, ou em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável, ou, ainda, por desrespeito a salvo-conduto (Código Eleitoral, art. 236, caput).

Último dia para que os representantes dos partidos políticos e coligações, da Ordem dos Advogados do Brasil e do Ministério Público interessados formalizem pedido ao Juízo Eleitoral para a verificação das assinaturas digitais, a ser realizada das 48 horas que antecedem o início da votação até o momento anterior à oficialização do sistema transportador nas Zonas Eleitorais.

Parauapebas e Canaã dos Carajás recebem 2º Festival das Flores

O 2º Festival das Flores, que vem se tornando tradição na região, chegou mais uma vez em Parauapebas. São flores e plantas vindas diretamente do Sul do país com um preço bem abaixo do mercado tradicional. Este ano com novidades, a participação de Canaã dos Carajás.

Festival-Das-Flores26

Em Parauapebas será no período de 27 de setembro a 5 de outubro, na Praça de Eventos. Já em Canaã dos Carajás, o evento acontecerá na Praça da Bíblia, de 2 a 5 de outubro. O festival funciona das 10 às 22 horas. Venha e conheça!

Banner flores

Parauapebas contará com novo sistema de transporte coletivo após 20 anos

OnibusUm dos maiores anseios da população de Parauapebas começou a ser atendido com a entrega de 17 unidades da nova frota de ônibus que vai atuar no transporte coletivo urbano da cidade. Os mais de 20 anos de precariedade serão deixados pra trás com a chegada dos novos veículos que contam com acessibilidade, climatização e todo o conforto merecido pelos usuários desse serviço público.

Os novos ônibus foram apresentados pela Central de Cooperativa de Vans na manhã desta segunda-feira (29), em uma cerimônia que contou com a presença do prefeito Valmir Mariano e demais autoridades. “Nossa Parauapebas vai ser referência no país, primeiro porque toda a frota contará com a acessibilidade e segundo por conta do serviço ser operado por uma cooperativa com mais de 300 cooperados, o que vai gerar benefícios para a economia da cidade” declarou o prefeito durante o seu discurso.

Onibus2De acordo com a direção da Central na próxima segunda-feira (6) os novos ônibus entrarão na rota e até o final de outubro pelo menos 60 ônibus estarão rodando na cidade, assim como as capacitações e treinamentos para condutores já estão começaram. Inclusive, de acordo com o titular da Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (Semsi), Hipólito Gomes, a qualidade na prestação desse serviço para a população é uma das condicionantes para a permanência da cooperativa na operação do transporte coletivo municipal.

Hipólito Gomes destacou também que já foi contratada uma consultoria para realizar estudos das rotas em parceria com equipes do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT) e informou que foi montado um comitê gestor, com integrantes do governo municipal e da Central, para fazer o acompanhamento de todos os processos que vão mudar o transporte público em Parauapebas.

Onibus3O modelo de gestão da cooperativa também vai mudar o que vai implicar diretamente na redução de problemas quanto à condução dos veículos. “Os ganhos dos cooperados passarão a ser global e não mais em cima da produção de cada um, eliminando assim a competitividade que havia entre os condutores”, informou o titular da Semsi.

Após a cerimônia, os 17 ônibus percorreram as principais avenidas da cidade, ação que oportunizou a população prestigiar os novos modelos de veículos para transporte coletivo. “Até que enfim esse problema das vans está sendo resolvido, a gente não aguentava mais. Estou muito feliz e satisfeita”, destacou a autônoma Terezinha Gomes Ferreira, que reside no bairro Cidade Nova, e assistiu a passagem dos ônibus.

Fonte e Fotos: ASCOM PMP

SENAC abre Processo Seletivo para Parauapebas e Marabá

Processo seletivo SenacO Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial Administração Regional no Pará – SENAC/PA, torna público que estão abertas as inscrições para o PROCESSO SELETIVO destinado a selecionar candidatos para o preenchimento de vagas existentes no seu Quadro de Pessoal, para lotação no Municípios de Marabá e Parauapebas, no Estado do Pará, sendo realizado sob a responsabilidade da Comissão de Processo Seletivo, de acordo com a Resolução SENAC 875/2008, conforme as normas e condições estabelecidas no Edital abaixo. Para maiores informações ligue para 0800 7014492. Inscrições abertas – clique aqui

PSS – 02/2014 – Parauapebas e Marabá

Edital de Abertura – PSS02/2014 – clique aqui / Anexo Iclique aqui / Anexo IIclique aqui

Anexo IIIclique aqui  / Formulário de Lactante – clique aqui