Category Archives: Parauapebas

Eleições 2014 – Calendário Eleitoral : 25 DE OUTUBRO

20147

(1 dias antes do segundo turno)

Último dia para a propaganda eleitoral mediante alto-falantes ou amplificadores de som, entre as 8 e as 22 horas (Lei nº 9.504/97, art. 39, §§ 3º e 5º, I).

Último dia, até as 22 horas, para a distribuição de material gráfico e a promoção de caminhada, carreata, passeata ou carro de som que transite pela cidade divulgando jingles ou mensagens de candidatos (Lei nº 9.504/97, art. 39, § 9º).

Data em que a Comissão de Votação Paralela deverá promover, entre as 9 e as 12 horas, em local e horário previamente divulgados, os sorteios das Seções Eleitorais.

Último dia para o Tribunal Superior Eleitoral tornar disponível, na sua página da internet, a tabela de correspondências esperadas entre urna e seção.

Comunicado – Dia do Servidor Municipal

Considerando que na próxima terça-feira (28) será comemorado Dia do Servidor Público Municipal, a Prefeitura de Parauapebas comunica, conforme Decreto Nº 754, de 23 de outubro de 2014, ponto facultativo na próxima segunda-feira (27). A necessidade de antecipação da data se deu para que não haja interrupção no curso normal das atividades dos órgãos e entidades durante a semana. Confira o decreto:

Decreto-Dia do Servidor

Campanha Outubro Rosa é reforçada junto a servidores municipais

Dinâmicas e encenação teatral emocionante, com a presença de personagem que enfrentou na vida real o drama do câncer de mama, marcaram uma programação organizada pela Secretaria Municipal de Administração (Semad), por meio da Coordenadoria de Treinamento e Recursos Humanos (CTRH), ocorrida na manhã desta sexta-feira (24).

DSC02317O objetivo dos organizadores foi sensibilizar o público participante, composto por servidores que trabalham no Centro Administrativo da Prefeitura, sobre a importância da prevenção do câncer de mama, pauta da campanha Outubro Rosa.

“Temos alguns casos de servidoras que estão enfrentando esse problema. É necessário multiplicarmos a campanha Outubro Rosa para reforçar a importância da prevenção”, informou Sônia Pereira, uma das organizadoras do evento, acrescentando que ideia foi abordar a temática de forma tocante e lúdica.

Maria José Maciel, que trabalha no Projeto Esperança, participou da encenação teatral e ao mesmo tempo compartilhou a experiência vivida quando descobriu que tinha a doença e em seguida passou por cirurgia para retirada da mama. “O médico disse que eu estava perdendo uma mama para ganhar a vida. Isso me deu ânimo de continuar e enfrentar tudo o que viria pela frente, inclusive a quimioterapia”, informou Maria José Maciel.

DSC02356

A servidora Cleyderose Nascimento Trindade, da Secretaria Municipal de Habitação (Sehab), se emocionou durante a encenação. “Tudo o que fizeram aqui hoje é muito importante, pois estimula quem já se cuida a continuar e é um alerta para quem ainda não tem essa preocupação preventiva com a saúde. Afinal, todos nós estamos sujeitos”, destacou a servidora.

Alguns homens também participaram da programação e puderam relembrar, durante as informações repassadas no evento, que o câncer de mama não é uma doença exclusivamente feminina, que eles também correm o risco de desenvolver a enfermidade e que também carecem de cuidar da prevenção.

Eleições 2014 – Calendário Eleitoral : 24 DE OUTUBRO

20147

(2 dias antes do segundo turno)

Último dia para a divulgação da propaganda eleitoral gratuita do segundo turno no rádio e na televisão (Lei nº 9.504/97, art. 49,caput).

Último dia para a divulgação paga, na imprensa escrita, de propaganda eleitoral do segundo turno (Lei nº 9.504/97, art. 43,caput).

Último dia para a realização de debate, não podendo estender-se além do horário de meia-noite (Resolução nº 22.452/2006).

Data em que o Presidente da Mesa Receptora que não tiver recebido o material destinado à votação deverá diligenciar para o seu recebimento (Código Eleitoral, art. 133, § 2º).

Prorrogado o prazo final de inscrições para o Festival de Música de Parauapebas

Devido a grande procura para o Festival de Música de Parauapebas (Fempa), a Secretaria Municipal de Cultura (Secult), por meio da comissão organizadora, decidiu prorrogar a data limite para inscrições, visando contemplar o maior número de artistas.

Segundo Rose Valente, uma das organizadoras do evento, a prorrogação busca sanar o anseio de artistas de várias regiões que estão com dificuldades para concluir a inscrição. “O objetivo esse ano é realizar um dos melhores festivais do Pará, só que para isso acontecer precisamos dar essa oportunidade às peças fundamentais do evento, que são os artistas”, frisou Rose Valente.

As inscrições findam às 23h59min do dia 27 de outubro e no dia 31 serão divulgadas as 24 músicas selecionadas que participarão do certame, seguindo o regulamento, onde consta que 50% delas têm que ser de músicos de Parauapebas.

As informações estarão disponíveis no site da Prefeitura Municipal de Parauapebas (www.parauapebas.pa.gov.br),  fanpage e na sede da Secult localizada na Rua E, número 505, Bairro Cidade Nova.

Os músicos das 24 canções selecionadas serão atendidos em ensaio pela banda base nos dias 10, 11 e 12 de novembro. No dia 13 inicia o período de eliminatórias, com apresentações dos músicos de Parauapebas, das quais seis serão selecionados. No dia 14 se apresentam artistas nacionais, quando também serão selecionadas outras seis músicas.

A final ocorre no dia 15 de novembro, quando serão apresentadas as 12 músicas selecionadas, seis locais e seis nacionais, avaliadas por um júri que julgará os seguintes quesitos: música (melodia, harmonia e ritmo), letra (linguística, ideia e conteúdo) e interpretação (dicção e afinação).

Texto: Luiz Bezerra

Resultado da Mega Sena 1646 –Acumulou

image

Eleições 2014 – Calendário Eleitoral : 23 DE OUTUBRO

20147

(3 dias antes do segundo turno)

Início do prazo de validade do salvo-conduto expedido pelo Juízo Eleitoral ou Presidente da Mesa Receptora (Código Eleitoral, art. 235, parágrafo único).

Último dia para propaganda política mediante reuniões públicas ou promoção de comícios (Código Eleitoral, art. 240, parágrafo único e Lei nº 9.504/97, art. 39, §§ 4º e 5º, I).

Último dia para o Juízo Eleitoral remeter ao Presidente da Mesa Receptora o material destinado à votação (Código Eleitoral, art. 133).

Reuniões definem organização para simulado de desastres em Parauapebas

Parauapebas conta hoje com 15 áreas de alto risco, identificadas pelo governo federal, através dos Serviços Geológicos do Brasil. Por conta da possibilidade de ocorrência de grandes desastres, com destaque ao deslizamento e deslocamento de massas, devido a ocupação desordenadas dos morros, a Defesa Civil Municipal solicitou apoio da Estadual e Nacional para realização de um simulado de deslizamento.

IMG_5914 (1)

Estarão envolvidos nesse simulado diversos órgãos públicos e privados, como as secretarias municipais de Obras (Semob), de Assistência Social (Semas), de Saúde (Semsa) e de Meio Ambiente (Semma); polícias Militar e Civil, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Corpo de Bombeiros Militar, Instituto de Medicina Legal (IML), Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT), Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp) e empresa Vale. O evento tem como objetivo preparar esses órgãos para enfrentar as situações decorrentes de um risco iminente de acidentes.

“O simulado faz parte das ações de preparação da Defesa Civil. Há possibilidade de uma situação como essa ocorrer aqui em Parauapebas. Precisamos preparar a comunidade da área e entorno, assim como o poder público, para enfrentar essas possíveis situações”, relata a major Alessandra Pinheiro, da Defesa Civil do Estado do Pará.

A preparação é realizada pela equipe da Defesa Civil do Estado do Pará, a pedido da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), que é vinculada à Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (Semsi).

Os representantes das instituições envolvidas devem participar de três encontros, sendo que o primeiro foi realizado no mês passado, o segundo ocorreu nesta segunda-feira (20) e o terceiro está programado para o dia 24 de novembro.

Durante o primeiro encontro foi apresentada a proposta de realizar uma simulação de desastres, em um dos pontos de área de risco localizado no Bairro Liberdade II, assim como a importância dessa ação preventiva de preparação dos agentes públicos para lidar em situações nesse contexto.

Já no encontro realizado na última segunda-feira (20), cada órgão teve a oportunidade de entender sua participação no processo. Além de representantes de todos esses órgãos, alguns moradores, representando o Núcleo de Defesa Civil na Comunidade (Nudecs), também foram convidados a participar das reuniões de preparação do evento.

Marcado para o dia 29 de novembro, a simulação de desastre vai contar com a mobilização de todos os órgãos envolvidos e com a participação de atores que encenarão situações enfrentadas por possíveis vítimas.

Inscrições abertas para seleção de Tutor Presencial do IFPA em Parauapebas

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), Campus de Parauapebas, está com inscrições abertas para seleção de Tutor Presencial, para atuar nos cursos técnicos subsequentes de Secretaria Escolar, Multimeios Didáticos, no âmbito da Rede e-Tec Brasil/IFPA. A seleção destina-se a profissionais com nível médio e conhecimento em informática básica; com experiência mínima de um ano no magistério (Resolução 18/2010 –FNDE)

Os candidatos devem fazer a inscrição unicamente através da remessa dos documentos abaixo relacionados para o e-mail: etec.parauapebas@ifpa.edu.br, entre os dias 20 a 26 de outubro de 2014, o edital Nº: 004/2014 que estabelece todas as regras do processo seletivo está disponível nos quadros de avisos do IFPA/Parauapebas e no da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Documentos necessários:

  • Curriculum Lattes atualizado;
  • Carteira de Identidade (RG);
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Certificado de conclusão do ensino médio;
  • Diploma ou certificado de conclusão de curso de pós-graduação lato ou stricto sensu;
  • Atestados/declarações de experiências, conforme item 3.2 do edital (Para estes casos, deverá ser apresentada declaração do estabelecimento, órgão ou instituição onde houver a atuação do candidato);
  • Declaração de vínculo com programa de pós-graduação (Caso houver).

Irmão da vice-prefeita de Parauapebas bate em motoqueiro, ameaça policial militar e é preso.

Acusado de dirigir embriagado, praticar lesão corporal e ameaçar contra o motoqueiro David Renan da Silva Costa e o policial militar Décio Caldas Machado Júnior, o indivíduo Antônio de Jesus da Silva (foto), 30 anos, natural de Maracaçumé (MA), irmão da vice-prefeita de Parauapebas, Ângela Pereira (PTB), foi preso pela Polícia Militar na noite do último domingo (19), em Parauapebas.

Na Delegacia de Polícia Civil, Antônio de Jesus por diversas vezes teria usado o nome da irmã para tentar intimidar a ação policial.

Segundo apurou a reportagem junto à polícia, Antônio de Jesus pilotava uma motocicleta modelo Biz e levava na garupa um amigo conhecido apenas por “Pará”.

Ao trafegarem pela Rua F, no Bairro União, e tentar entrar para a Rua 10, sentido Bairro Liberdade, ambos colidiram contra a motocicleta Bros, de cor preta, conduzida por David Renan.

No calor das discussões, David e Antônio questionaram de quem seria a culpa do acidente, e Antônio e “Pará” passaram a agredir David com vários golpes, usando capacetes, na presença de curiosos.

Ao passar no local, a paisana, o soldado PM Décio Caldas desceu de sua motocicleta, mostrou a carteira funcional da polícia e ordenou que a dupla parasse o espancamento. Antônio e “Pará” desconheceram a ordem do militar e Antônio ameaçou o soldado, afirmando que iria mostrar quem era ele. “Sou irmão da vice-prefeita e vou fazer você perder a farda. Vou já tirar essa sua arma”, teria dito Antônio de Jesus.

O policial se afastou, empunhou a arma e acionou reforço militar. Rapidamente viaturas chegaram ao local e prenderam Antônio, enquanto “Pará” conseguiu escapar antes mesmo que a polícia chegasse ao local.

Em depoimento prestado na delegacia, Antônio de Jesus negou tudo que foi exposto em depoimento, tanto pelo policial como por David Renan, e afirmou que em momento algum o policial se apresentou com a carteira da PM e tampouco tentou tirar a arma do soldado. (Vela Preta/Waldyr Silva)