Category Archives: Parauapebas

Candidata à deputada estadual, Irmã Luzinete inaugura Comitê Central

LUZINETE 1Lideranças de vários municípios, simpatizantes, filiados e amigos estiveram presentes na noite do último sábado (23) para prestigiar a inauguração do Comitê Central da candidata a deputada estadual pelo Partido Verde (PV) vereadora Irmã Luzinete, localizado a Rua Rio Claro 206, bairro Beira Rio, próximo ao terminal rodoviário.

Entre as autoridades, o evento contou com a presença do candidato ao senado do PV, Professor Simão Bendayan; o prefeito de Marabá, João Salame, sua esposa a jornalista Bia Cardoso, que na ocasião estava representando o irmão Beto Salame que é candidato a deputado federal; o também candidato a deputado federal, Faisal Salmen; pastor Ozias; vereador Maridé; a titular da Delegacia de Atendimento à Mulher (DEAM), delegada Maria Regina e a secretaria municipal da Mulher, Irmã Teca.

O evento começou com o uso da fala de alguns dos presentes e logo Irmã Teca secretária da mulher em Parauapebas, disse que as mulheres devem continuar na luta em beneficio das melhorias da classe, e ela confia na irmã Luzinete pra desenvolver esse trabalho, agora sendo candidata à deputada estadual, mais recursos chegarão ao estado como um todo e facilitar a vida das mulheres do Pará. “Acredito no trabalho da nossa vereadora e nossa futura deputada estadual, vamos à luta e chegaremos lá”, disse a secretária.Faisal Salmen tem bastante experiência do mundo político e afirmou que a candidata é uma das mais preparadas para assumir esse lugar de deputada no Pará, Faisal ainda falou a respeito do trabalho enganoso que a Vale vem fazendo a todos os paraenses. “Nós temos que abrir os olhos para esse vilão, que vai levando as riquezas da nossa cidade e deixando apenas um rastro de pobreza e desemprego”, disse Faisal.

O professor e candidato a vaga do senado no PV Simão Bendayan afirmou toda sua assistência à candidata, Simão mostrou que está seguro em relação a sua vaga no senado, já com várias formações acadêmicas, hoje ele se disse cansado das mesmas pessoas, as velhas raposas da política, querendo voltar e perpetuar no poder. “Não podemos mais deixar isso acontecer, chegou a hora de dar um basta nessa situação, por isso eu coloquei meu nome limpo, pra assumir uma cadeira dessa, vou fazer a diferença em Brasília”, disse. Em outro momento de seu discurso Simão disse que seu voto pessoal será de Luzinete Batista, pois ele vê nela muita disposição, garra, força e coragem pra enfrentar a quantidade de pilantras que se esconde num mandato e enganando o povo, por isso escolheu uma mulher de luta e garra, pediu o voto a todos os presentes e também para Luzinete, foi aplaudidíssimo.

O prefeito de Marabá, João Salame fez questão de prestigiar a inauguração do Comitê Central da candidata, ao usar a palavra, fez um resumo de sua trajetória política até chegar à prefeitura de Marabá. João que defende a bandeira sobre a criação do Estado de Carajás tem a certeza que Irmã Luzinete como deputada estadual não deixará a esperança do povo desta região morrer. “Vim para dá meu apoio, sei o quanto é importante a criação de Carajás para nós desta região, quem ganha com tudo isso é o povo, temos que votar em candidatos desta região para ficar mais fácil cobrar melhorias”, salientou ele em menção também ao candidato Beto Salame. João ainda falou que seu irmão Beto Salame que foi escolhido ser candidato de um grande grupo políticos de Ficha Limpa, por isso ela apoiava a candidatura de Luzinete para estadual e Beto Salame para Federal.

LUZINET 2

A primeira dama de Marabá, a jornalista Bia Cardoso, também fez seu discurso e marcou sua presença feminina ao pedir votos para Luzinete Batista, falou da emoção de ver as mulheres aumentando as e representatividade ao longo dos anos e cada vez mais as mulheres buscando poderes. “Quero deixar aqui meu abraço a todas as mulheres de luta que está presente hoje nesse evento, vamos acreditar que juntas poderemos ser mais fortes, a cada dia estamos chegando mais próximas dos poderes judiciários, legislativos e executivos, sempre bem humoradas e fazendo o que é preciso, até mesmo melhor que muitos homens, acreditem nessa mulher, acreditem que Luzinete pode representar e bem nossa classe”, frisou.

Outro que fez o uso da palavra e trouxe algumas explicações plausíveis foi o pastor Ozias, segundo ele várias igrejas estão firmes nas propostas da candidata Luzinete e denominação Casa da Benção que é a igreja que Luzinete congrega, existem 78 delas em todo Pará, são mais de 150 pastores envolvidos nesse projeto que levará Luzinete a Assembleia Legislativa, ainda segundo o pastor o presidente nacional da Casa da Benção, fez um pedido a todos os pastores do Pará, que apóiem e votem em Luzinete Batista, pois existe um mal muito grande falecendo as famílias brasileiras e os cristãos precisam entrar nessa luta da família, por isso tão importante o apoio a Luzinete Batista.

Ao final do evento que estava completamente lotado, as pessoas puderam ouvir as propostas da candidata a deputada estadual Luzinete Batista do PV, nas suas palavras Luzinete não esqueceu de agradecer todas as pessoas que estava envolvidas no projeto desta candidatura, segundo a candidata em sua grande maioria dos presentes estavam num trabalho voluntário em torno da sua candidatura.

Logo após a candidata agradeceu o prefeito de Marabá João Salame Neto e sua esposa, que dedicaram seu tempo para sair de Marabá e vir até a inauguração do seu Comitê Central, ainda segundo a candidata entre tantos candidatos que tem nessa região, ela foi a escolhida para fazer a parceria com Beto Salame, seu candidato a federal. No seu discurso ela também disse que esse é o momento das mulheres chegar com mais força na Assembleia Legislativa do Estado, e ela estava colocando seu nome a disposição do sul e sudeste do Pará em prol dos benefícios de todos. No momento que antecedeu sua fala um vídeo foi colocado para ser apreciado pelos presentes, onde contava a história da candidata e apresentava seus projetos caso fosse eleita. “Quero dizer a todos os presentes, que na eleição passada a maioria das pessoas não acreditavam em nosso projeto, por isso que fomos a surpresa daquela eleição que me levou a Câmara Municipal de Parauapebas e mais uma vez vamos renovar essa surpresa a todos nossos irmãos a Câmara dos Deputados, porque esse projeto não é só meu, esse projeto é do povo de Deus, e nós vamos conduzir ele direitinho até chegar no destino final, nossa proposta é viável e justa, conto com todos os senhores e senhoras”, afirmou a candidata.

Fonte: Assessoria Imprensa Irmã Luzinete

Comunidade do Bairro dos Minérios recebe projeto Rua de Lazer neste domingo

Com uma vasta programação voltada principalmente às crianças, a Prefeitura de Parauapebas, por intermédio da Secretaria de Esporte e Lazer (Semel), realiza a 4ª edição do projeto Rua de Lazer 2014. O evento acontecerá neste domingo (31), na Rua 15 com a Avenida 2, no Bairro dos Minérios, Parauapebas. A programação acontece nos horários das 8 às 11h30 e das 15 às 17h30.

image

A proposta do projeto é proporcionar aos moradores do bairro entretenimento através de diversas modalidades de esportes, como pula-pula, escorregador, peteca, perna de pau, futebol de travinha, voleibol, jogos de mesa, ginástica aeróbica, aulão para as mulheres e aferimento de pressão arterial.

Além de uma grande estrutura, o projeto também distribui para as crianças algodão doce, pipoca e suco, tudo para deixar os mesmos bem à vontade para aproveitarem a diversão. Isso tudo acompanhado por uma equipe de 40 profissionais da Semel, entre professores, instrutores e colaboradores.

Resultado da Mega-Sena 1630– acumulou

image                         

Eleições 2014 – Calendário Eleitoral : 28 de agosto

Eleies-20145

(38 dias antes)

Data a partir da qual os partidos políticos, os comitês financeiros e os candidatos poderão enviar à Justiça Eleitoral o segundo relatório discriminado dos recursos em dinheiro ou estimáveis em dinheiro que tenham recebido para financiamento da campanha eleitoral e dos gastos que realizarem, para cumprimento do disposto no art. 28, § 4°, da Lei nº 9.504/97.

Parauapebas: MPPA realiza inspeções para verificar condições de funcionamento de Abrigo

Parauapebas: MPPA realiza inspeções para verificar condições de funcionamento de Abrigo

O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), por meio do promotor de Justiça Eduardo José Falesi do Nascimento, em conjunto com equipes de serviços técnicos do Corpo de Bombeiros, Centro de Perícias Científicas Renato Chaves, Vigilância Sanitária Municipal, além de dirigentes e corpo técnico multidisciplinar da Secretaria Municipal de Assistência Social realizou inspeções e vistorias da Unidade de Acolhimento Abrigo Esperança, em cumprimento á requisição ministerial feita nos autos do Procedimento Administrativo Preliminar (PAP) instaurado com vistas à averiguação das condições estruturais e de recursos humanos.

No início da programação, houve uma reunião prévia com todos os técnicos presentes no local sobre os motivos que levaram a Promotoria de Justiça a desencadear a realização das vistorias técnicas e inspeções, especificamente acerca da relevância da questão diante da crescente demanda e necessidade de melhorias, tanto na parte estrutural quanto na área administrativa e corpo funcional.

De acordo com o promotor de Justiça, Eduardo Falesi, “a importância de desencadearmos tal trabalho no âmbito extraprocessual é fazer com que, após todos os estudos técnicos a serem realizados pelas equipes diretamente envolvidas nos seus mais diversos órgãos, possamos, em seguida, sensibilizar o Poder Público municipal da extrema necessidade de conferir condições mais dignas aos acolhidos e, fundamentalmente, aqueles colaboradores que diariamente dedicam grande parte de seu tempo em prol de ajudar a uma criança e/ou adolescente no retorno ao âmbito familiar, local que jamais poderiam ter saído, mas que, eventualmente, por circunstâncias que independem de si, acabam por serem acolhidos pelo serviço público. E como tal, deve ser prestado de forma digna e minimamente satisfatória”.

O objetivo principal da vistoria foi a realocação de crianças e adolescentes abrigados para um espaço mais digno e com maior quantidade de pessoal técnico envolvido nos trabalhos desenvolvidos à frente da unidade de acolhimento. Paralelo a isso, tem-se a indispensabilidade de averiguar as reformas no atual espaço, a fim de que, futuramente, em sendo disponibilizado outro lugar para a unidade de acolhimento, o atual espaço seja destinado a uma Casa de Passagem, cujo anseio é uma unanimidade por todos os envolvidos com a rede de proteção da infância e juventude no âmbito do município de Parauapebas. (PJ-Parauapebas)

Educação: mais 111 jovens e adultos se formam no ensino fundamental em Parauapebas

O Centro de Ensino Personalizado da Educação de Jovens e Adultos (Cepeja) realizou na noite da última sexta-feira (22) a formatura de sua 11ª turma. A cerimônia, que certificou 111 estudantes, ocorreu no Salão de Convenções do Sindicato Metabase Carajás e contou com a participação de familiares, amigos, educadores e autoridades.

Alunos concluintes e seus  padrinhos

Criado com o objetivo de oportunizar a conclusão do ensino fundamental por parte de jovens e adultos impossibilitados de frequentar o ensino regular na idade apropriada, o Cepeja já atendeu mais de seis mil alunos em Parauapebas e tem contribuído significativamente para a diminuição da evasão escolar e da distorção idade-série no município, por meio de um modelo de ensino semipresencial, individual e especializado. O órgão é vinculado à Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Segundo Gilson Costa, diretor do Centro, a instituição forma anualmente mais de 200 alunos, sendo uma turma no primeiro semestre e outra no segundo. “Oferecemos oportunidade de ensino a todos os jovens e adultos que não tiveram acesso à educação na infância e agora buscam dar continuidade aos estudos”, explica o diretor.

“Em tese, esses alunos não conseguiriam ser atendidos pela educação de jovens e adultos presencial, por vários motivos, sendo o principal a indisponibilidade de horários regulares”, reconhece.

Histórias de vida

A autônoma Valdirene Nunes Barbosa, 40 anos, é uma das concluintes do ensino fundamental. Ela esteve longe da sala de aula por longos 22 anos. Retomou os estudos em 2013, quando foi informada que o Cepeja oferecia o ensino de 5ª a 8ª série (6º ao 9º ano) com horários e dias flexibilizados.

DSC_0171“Abandonei os estudos muito cedo e, depois de adulta, o trabalho sempre me impediu de estudar até descobrir o Cepeja”, relata Valdirene ao mencionar sua felicidade por realizar o sonho de concluir o ensino fundamental. “Sou consciente que preciso ir em frente, e tenho certeza que irei. Posso dizer com orgulho que o passo mais importante eu já dei: esse certificado representa uma das maiores vitórias da minha vida” acrescenta a aluna.

A equipe de educadores do Cepeja, além de comprometida e dedicada à causa educacional, também incentiva os funcionários da instituição a estudarem. Foi assim com a auxiliar de serviços gerais Elza Pereira, 46 anos. “Sou funcionária do Centro há dois anos. Foi aqui que encontrei pessoas que me incentivaram a continuar os estudos. Eu trabalhava um período e já ficava na escola durante o outro”, descreve, afirmando ter encontrado pouca dificuldade de aprendizagem em razão do modelo de ensino adotado pela instituição.

Crescer sempre

Entre os que prestigiaram a formatura estavam o secretário-adjunto da Educação, Rui Santos de Amorim; a coordenadora geral da Educação de Jovens e Adultos (EJA), Diva dos Santos; o vereador Josineto Feitosa de Oliveira e a secretária municipal de Educação, Juliana de Souza.

Na condição de paraninfa da turma, Juliana manifestou sua alegria em poder compartilhar o momento com os concluintes e aconselhou os estudantes a prosseguirem na jornada escolar. “Parabéns por terem aceitado o desafio e terem chegado até aqui!”, elogiou. “É bom saber que vocês têm consciência do valor da educação. É ela que transforma a vida, que melhora, que dá ascensão social às pessoas. Espero que vocês possam continuar nessa busca pela profissionalização e por uma vida estável”, recomendou Juliana.

Texto e Fotos: Messania Cardoso/SEMED/ASCOM

Região de Carajás recebe Caravana Mostra Pará nesta quarta e quinta-feira

Com uma população de mais de quatro mil habitantes, os assentamentos Palmares I e II, em Parauapebas, são os primeiros na região a receber a Caravana Mostra Pará, que chegou ao município depois de passar por outras quatro cidades do sudeste do Estado. A primeira sessão será realizada na Escola Municipal Crescendo na Prática, às 10h; e a segunda será às 16h na Escola Municipal Paulo Freire, nesta quarta-feira, 27. À noite as sessões serão realizadas no Centro de Desenvolvimento Cultural (CDC), às 19h.

Parauapebas é a quinta cidade a receber a Caravana Mostra Pará. A ação está sendo desenvolvida pelo Instituto de Artes do Pará, em parceria com a Secretaria de Cultura de Parauapebas, com o objetivo de levar as referências culturais do Pará ao maior público possível. A Caravana vai para além das praças públicas, se inserindo também nas escolas municipais. Para a diretora Clívia Regina, o diferencial da mostra é que não é apenas entretenimento. “É a nossa cultura, nossa relação de identidade, e isso é conteúdo pedagógico”, afirmou durante a visita realizada pela equipe de técnicos do Instituto de Artes do Pará, presentes na Caravana.

De acordo com o gerente do Núcleo de Produção Digital do IAP, Afonso Gallindo, a expectativa é que a mostra possa despertar nos alunos o interesse pela história cultural do Pará. “É importante esse despertar nas crianças, para valorizar a cultura, nossas referências e oralidade”, ressaltou o gerente.

Os assentamentos Palmares ficam a 17 km de Parauapebas. As duas escolas nasceram dentro do assentamento e seguem o modelo de organicidade coletiva. Em ambas serão apresentados os filmes integrantes da Mostra Parazinho, que possui títulos como os episódios do programa “Catalendas” e “O Rapto do Peixe Boi”, de Cássio Tavernard, dentre outros.

À noite desta quarta-feira e na quinta, 28, o CDC, localizado no centro de Parauapebas, recebe a Mostra Pará dentro da Semana Cultural do Município. Entre os filmes a serem exibidos estão “O Grande Balé de Damiana”, de Emanoel Loureiro (Santarém Novo); “Juliana Contra o Jambeiro do Diabo Pelo Coração de João Batista”, de Roger Elarrat (Belém); e “Ademar e a Onça”, da Associação Dalcídio Jurandir (Marajó).

O que é a Caravana Mostra Pará

Organizada pelo Núcleo de Produção Digital (NPD), do Instituto de Artes do Pará (IAP), a Caravana Mostra Pará iniciou seu percurso no dia 19 de agosto. A primeira cidade a recebê-la foi Tucuruí, seguida de Breu Branco, Goianésia do Pará e Marabá. Até agora foram mais de 756 km percorridos, com mais de 1.800 expectadores alcançadas, entre crianças, jovens e adultos. Após Parauapebas, outras sete cidades receberão a Caravana, que encerra sua expedição em 17 de setembro, na cidade de Dom Eliseu.

A seleção de filmes da Caravana Mostra Pará reúne produções do cinema paraense em seis grades de filmes. Com diferentes títulos, o acervo inclui animações, documentários, ficção, entre curtas e médias metragens. Ao todo mais de 50 títulos estão sendo exibidos dentro das Mostras Pará e Parazinho.

Serviço:
Caravana Mostra Pará em Parauapebas
Dias 27 e 28 de agosto de 2014
Dia 27 – 10h – Escola Municipal Crescendo na Prática – Assentamento Palmares II
Dia 27 – 15h – na Escola Municipal Paulo Freira – Assentamento Palmares I
Dias 27 e 28 – 19h – Centro de Desenvolvimento Cultural – CDC de Parauapebas
Entrada franca.

Por Danielle Franco – Instituto de Artes do Pará

Eleições 2014 – Calendário Eleitoral : 26 de agosto

Eleies-20145

(40 dias antes)

Último dia para os diretórios regionais dos partidos políticos indicarem integrantes da Comissão Especial de Transporte e Alimentação para o primeiro e eventual segundo turnos de votação (Lei nº 6.091/74, art. 15).

Acidente mata motorista na PA-275

IMG-20140825-WA0003

Uma carreta carregada com material pesado com destino a Carajás se chocou hoje pela manhã com uma caminhão baú na PA-275, a 5 quilômetros da sede do município de Curionópolis. Um ônibus também se envolveu no acidente. A PA-275 liga os municípios de Parauapebas e Eldorado dos Carajás.

IMG-20140825-WA0005

Segundo as primeiras informações, o acidente se deu após uma tentativa de ultrapassagem irregular do motorista do caminhão baú, que bateu na carreta. Na batida a carreta fez um L e interditou a pista, provocando grande engarrafamento. A Polícia Rodoviária Estadual está no local e auxilia os condutores a passar por um desvio do lado direito da pista.

IMG-20140825-WA0004

O motorista do baú teve ferimentos graves e faleceu quando era encaminhado para o Hospital Municipal de Parauapebas.  O motorista da carreta foi conduzido à Delegacia de Polícia para prestar esclarecimentos.

Resultado da Mega Sena 1629 –Acumulou

image