Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!
Canaã dos Carajás

Wilson Leite é eleito novo presidente da Câmara Municipal de Canaã

Ele concorreu em chapa única e foi aclamado pelos demais membros do Poder Legislativo

Após decisão judicial, a Câmara Municipal de Canaã dos Carajás realizou na noite desta quinta-feira (6), Sessão Extraordinária para a eleição da composição da Mesa Diretora para o biênio 2019/2020. Eleito em chapa única, o vereador de primeiro mandato Wilson Antônio da Silva Leite (PDT) – Wilson da Nossa Casa – terá a missão de presidir a Câmara Municipal da cidade que possui uma das maiores rendas per capita do mundo.

A partir de janeiro de 2019 ele vai sentar na cadeira ocupada hoje por Zilmar Costa Aguiar Júnior (PR) – Júnior Garra. “É uma grande honra poder ser o presidente do Legislativo a partir do ano que vem”, destacou o presidente eleito.

O restante da Mesa diretora ficou da seguinte forma: primeiro-vice-presidente, Israel dos Santos Silva (PHS) – Rael da Marcenaria; segundo-vice-presidente, Walter Diniz Marques (MDB); primeiro-secretário, Amintas Ferreira de Oliveira (PHS) – Baiano do Hospital.

Inicialmente, outros dois vereadores disputariam a presidência da Casa – Elio Ferreira de Oliveira – Elio do Líder – e João Nunes Rodrigues Filho, ambos do MDB. No entanto, em última hora restou apenas uma chapa e, sem concorrência, a votação encerrou por volta das 20hs.

Sem explicar o motivo, Júnior Garra em seu discurso, fez um pedido ao novo presidente. “Não cometa o mesmo erro que eu. Cuide do legislativo, esqueça o Executivo. O senhor foi eleito para cuidar dos vereadores”.

Veja também:  Enquanto Câmara quer CPI para aumentar a receita, Parauapebas quer progresso social

Ao usar a tribuna, Walter Diniz, dirigindo-se às duas únicas vereadoras, entre os 13 membros da Câmara – Maria Pereira de Lima Souza e Vânia Lúcia Alves Mascarenhas da Silva, ambas do PTB -, falou da valorização da mulher no cenário político. “Canaã dos Carajás precisa atentar mais para o destaque feminino na política”, disse.

Decisão da Justiça marcou eleição

A eleição da nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de Canaã deveria ter acontecido no último dia 27 de novembro, porém, naquela data, somente seis dos 13 vereadores compareceram à sessão, o que deixou o presidente da Casa, Júnior Garra, muito irritado, a ponto de se pronunciar da tribuna, advertindo os faltosos.

Conforme o Regimento Interno da Casa, a nova sessão para a eleição da Mesa Deveria ser convocada imediatamente para dia seguinte, 28, mas, Garra marcou para o dia 11 de dezembro, logo, ferindo o que determina o Regimento.

Por isso, os demais vereadores entraram com ação na Justiça contra essa decisão e o Judiciário determinou que a sessão fosse realizada ontem, quinta-feira (6).

Deixe uma resposta